Lista completa de Questões sobre Material de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à central de material e esterilização (CME) e aos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens seguintes.
As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas, no mínimo, uma vez ao ano.
Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue os itens que se seguem.
Limpeza é a remoção de sujidade exclusivamente inorgânica, com redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, mediante o uso de água, desinfetantes, produtos e acessórios de limpeza.
Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue os itens que se seguem.
A desinfecção de alto nível é o processo físico ou químico que destrói microbactérias e fungos presentes em artigos semicríticos. No entanto, esse tipo de desinfecção não destrói um número elevado de esporos bacterianos.
Assinale a opção correta, acerca do processamento de produtos para a saúde.
Dependendo da doença apresentada pelo paciente quando do último uso de produto, a desinfecção de alto nível é indicada devido ao risco intermediário de transmissão de infecção.
Artigos não-críticos são artigos ou produtos destinados ao contato com a pele íntegra e mesmo aqueles que nem contatam diretamente o paciente, exigindo, como processamento mínimo, a limpeza/desinfecção de baixo nível.
Não existe a indicação de que o processamento de produtos para a saúde devam ser realizados na central de material esterilizado (CME) de forma centralizada.
É obrigatória a esterilização de produtos para a saúde classificados como críticos, entre eles os nebulizadores e os endoscópios.
A esterilização de artigos semicríticos não é obrigatória, embora possa ser desejável em diversas circunstâncias, como, por exemplo, cubas e canetas de eletrocautério.
No controle da infecção hospitalar, a limpeza, a desinfecção de artigos e antissépticos são fundamentais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O termo desinfecção é um processo de eliminação ou destruição dos microrganismos na forma vegetativa; a destruição de bactérias na forma esporulada pode ocorrer, mas não se tem o controle ou a garantia do resultado.
Substâncias antissépticas são providas de ação letal ou inibitória da reprodução microbiana; são destinadas a aplicações em pele, mucosas e superfícies, além de serem hipoalérgicas.
A atividade microbicida da clorexidina é principalmente contra bactérias gram-positivas e gram-negativas e a alguns vírus como o do herpes e do HIV, mas não mantêm atividade na presença de sangue.
A limpeza constitui o núcleo de todas as ações referentes aos cuidados de higiene com os produtos hospitalares, devendo sempre preceder os procedimentos de esterilização, mas não de desinfecção.
A descontaminação tem por finalidade diminuir o número de microrganismos presentes em artigos sujos, sendo indicado o uso de agentes químicos desinfectantes.
Acerca dos processos de esterilização de produtos para a saúde, assinale a opção correta.
A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida com capacidade de desenvolvimento durante os estágios de conservação e de utilização do produto.
Alguns métodos de esterilização garantem a sua eficácia, independentemente da limpeza prévia do material.
O vapor saturado sob pressão é o processo de esterilização que maior segurança oferece no meio hospitalar, destruindo todas as formas de vida em temperaturas entre 90 ºC e 110 ºC.
O teste de Bowie&Dick é utilizado para medir a eficácia do sistema de vácuo da autoclave, preconizando o uso diário desse teste, nos primeiro e último ciclos.
A esterilização por vapor saturado sob pressão é recomendado para a esterilização de pós, além de apresentar restrição para materiais termossensíveis.
Quanto ao processamento de materiais e o funcionamento de uma Central de Material e Esterilização, é INCORRETO afirmar que
após a recepção dos materiais contaminados, é no próprio expurgo que deve ocorrer a lavagem dos mesmos.
na área de preparo os funcionários deverão inspecionar, montar, acondicionar e identificar o material para ser esterilizado.
o material, depois de esterilizado, deve ser encaminhado para a área de arsenal para ser acondicionado e distribuído.
as técnicas de processamento de material devem ser padronizadas, assegurando melhor qualidade, redução de riscos e otimização do tempo.
introduzir ar no interior das embalagens de papel grau cirúrgico, antes da selagem, ajuda a manter o pacote íntegro durante a esterilização.
De acordo com o calendário básico de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização, é correto afirmar que
a vacina Tríplice Viral imuniza o organismo contra sarampo, catapora e rubeola e a primeira dose é feita aos 12 meses.
a vacina Pneumocócica 10 (conjugada) evita pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo.
a primeira dose da Vacina Oral Rotavírus Humano deve ser feita aos 6 meses de idade e a segunda dose, 30 dias depois.
a vacina Tetravalente imuniza contra difteria, caxumba, tétano e doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B.
a vacina contra tuberculose deve ser administrada em três doses, a primeira ao nascer e as demais a cada 12 meses.
Enfermagem - Material de Enfermagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
De acordo com a classificação dos resíduos de serviços de saúde, o Grupo B pertence aos resíduos:
Químicos
Perfurocortantes.
Potencialmente infectantes.
Radioativos.
Comuns
Enfermagem - Material de Enfermagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
No grupo de materiais considerados potencialmente infectantes, existe uma subdivisão que vai do número 1 ao 5.
O número 5 corresponde a que tipo de resíduo?
Bolsas transfusionais vazias ou com volume residual pós-transfusão.
Kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores, quando descartados.
Resíduo de tecido adiposo proveniente de lipoaspiração ou outro procedimento de cirurgia plástica que gere esse tipo de resíduo.
Culturas e estoques de micro-organismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados.
Órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação com príons.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...