Lista completa de Questões sobre Saúde do Idoso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O instrumento utilizado para avaliar as Atividades de Vida Diária, para medir a habilidade da pessoa idosa, nas atividades cotidianas, de forma independente, é
A educação em saúde ao paciente com hipertensão arterial sistêmica consiste na prevenção de complicações e melhor adesão para o tratamento das alterações já instaladas no paciente. Em relação às estratégias de educação em saúde relacionadas ao caso apresentado no texto, assinale a alternativa correta.
Educação em saúde que visa à reabilitação do paciente com complicações de hipertensão arterial sistêmica (por exemplo: acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio) pode ser denominada como prevenção primária.
A prevenção secundária para João consiste em orientações em relação à terapia medicamentosa, dieta pobre em cloreto de sódio, repouso no domicílio, sem que ele possa realizar atividade física e atividades de trabalho.
A prevenção primária pode ser utilizada nos pacientes que ainda não possuem diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, enfocando-se nos aspectos da qualidade de vida e evitando-se a instalação do agravo de saúde, como ocorre no estado de saúde atual de João.
A prevenção terciária consiste em eliminar os fatores de risco para instalação da hipertensão arterial sistêmica; portanto, João deve receber ações de prevenção terciária, já que não possui o agravo instalado.
A prevenção secundária consiste em evitar complicações do agravo já instalado. Portanto, João necessita de ações que visem ao controle da hipertensão arterial (eliminação dos agentes que podem piorar o agravo: tabaco, álcool; busca de melhorias na adesão ao tratamento).
De acordo com a Lei 10.741 (Estatuto do Idoso), de 1/10/2003, os casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos contra a pessoa idosa devem ser comunicados pelos profissionais de saúde:
ao Ministério público;
ao Conselho municipal de saúde;
ao Conselho tutelar;
à Direção do serviço de saúde;
às organizações não governamentais de proteção à pessoa idosa.
Entre as atribuições do enfermeiro da Atenção Básica na promoção da saúde da pessoa idosa, EXCLUI-SE:
realizar atenção integral às pessoas idosas;
realizar assistência domiciliar, quando necessário;
realizar consulta com avaliação multidimensional rápida, avaliação do quadro clínico e emissão de diagnóstico;
orientar o idoso, os familiares e/ou cuidador sobre a correta utilização dos medicamentos;
supervisionar e coordenar o trabalho dos ACS e da equipe de enfermagem.
São características próprias da demência no idoso:
O idoso faz parte de um dos grupos de atenção com prioridade nas políticas públicas. Uma das diretrizes propostas que devam ser seguidas pela enfermagem é
As demências crônicas irreversíveis que acometem a pessoa idosa são:
No que concerne a promoção e manutenção da saúde do idoso, julgue os itens a seguir. Quando se trata de atenção primária à saúde, o ambiente onde o paciente vive, a história clínica e a relação com familiares e profissionais de saúde interferem na abordagem a ser instituída junto ao idoso.
No que concerne a promoção e manutenção da saúde do idoso, julgue os itens a seguir. Quando ocorre a presbiacusia, dificuldade auditiva abrupta, na maioria dos casos identificada pelo próprio idoso, deve ser imediatamente solicitada uma audiometria.
No que concerne a promoção e manutenção da saúde do idoso, julgue os itens a seguir. O uso de corticosteroides, cimetidina, opiáceos e antiinflamatórios não esteroides associa-se a sintomas de ansiedade nas pessoas idosas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...