Lista completa de Questões sobre Saúde do Idoso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É fundamental a organização dos serviços em ações básicas de atenção à saúde do idoso na produção do cuidado em defesa da vida. Analise as afirmativas abaixo sobre a saúde do idoso:
I. As pessoas idosas apresentam maior probabilidade de perder parentes e amigos, de ser mais vulneráveis à solidão, isolamento social e de ter um grupo social diminuído.
II. Solidão, analfabetismo e falta de educação, maus tratos e exposição a situações de conflito aumentam muito os riscos de deficiências e morte precoce do idoso.
III. Deve-se dar uma atenção especial aos idosos que moram em áreas rurais, onde os tipos de doenças podem ser diferentes em função das condições do ambiente e da falta de serviço de ajuda disponível.
IV. Reações adversas e quedas associadas ao uso de medicamentos como tranquilizantes são razões de sofrimento pessoal e internações hospitalares.
V. A participação em atividades físicas regulares e moderadas pode retardar declínios funcionais, além de diminuir o aparecimento de doenças crônicas em idosos saudáveis ou doentes crônicos.
Estão corretas as afirmativas:
Apenas I, II e IV
Apenas II, IV e V
Apenas I, III e V
Apenas I, II, III e V
I, II, III, IV e V
A respeito da assistência de enfermagem em gerontologia, assinale a opção correta.
Fragilidade, vulnerabilidade e incapacidade são conceitos considerados sinônimos quando se realiza a avaliação do processo de envelhecimento da pessoa idosa.
A adesão do idoso portador de doença crônica ao projeto terapêutico singular depende da gravidade de seu quadro clínico.
Uma atribuição do enfermeiro da estratégia de saúde da família, no cuidado ao idoso, é prescrever a medicação solicitada pela família ou pelos cuidadores.
A medida de independência funcional é um instrumento que avalia e quantifica o desempenho do idoso na realização de tarefas referentes às funções motoras e cognitivas.
A escala de PFEFFER é utilizada para avaliar o equilíbrio e a marcha do idoso.
A alteração orgânica, inclusive na idosa, caracterizada por dor durante a relação sexual, decorrente de atrofia vaginal, doenças ginecológicas e transtornos afetivos é chamada de
parafilia.
dispareunia.
endometriose.
vaginismo.
vaginismo.
Dentre as orientações especiais do Ministério da Saúde (2009) para auxiliar a autonomia da pessoa idosa, com relação à alimentação, constam
a montagem da mesa de refeição com o máximo de estímulos visuais, a fim de facilitar o direcionamento da percepção visual da pessoa idosa para o alimento.
a inovação diária na composição da mesa de refeição, com alternância das regras de etiqueta, para que a pessoa idosa continue a se sentir estimulada e integrada ao ambiente familiar.
a padronagem das toalhas de mesa devem apresentar várias cores, estampas e bordados, para estimular a pessoa idosa na identificação dos utensílios.
o uso de apenas uma colher de cabo grosso, como uma das opções, quando a atividade motora limita o emprego dos outros talheres.
a utilização de caneca sem tampa e sem canudo, para facilitar o manuseio de tais utensílios pela pessoa idosa com atividade motora limitada.
O Enfermeiro, ao realizar uma consulta de enfermagem a uma idosa de 73 anos, orienta-a sobre os exercícios de Kegel, dizendo que esse exercício pode ser realizado em qualquer lugar, sentada, em pé ou deitada. O profissional está preocupado com uma doença prevalente em mulheres nesta faixa etária. O Enfermeiro orientou sobre o exercício de Kegel, porque a idosa possui:
osteoporose.
incontinência urinária.
demência
depressão.
Alzheimer.
Na assistência ao paciente com diabetes, o enfermeiro como membro da equipe da ESF, deve:
Realizar consulta de pacientes com risco aumentado para diabetes tipo 2, a fim de definir necessidade de rastreamento com glicemia de jejum.
Desenvolver estratégias que possam favorecer a adesão de pacientes diabéticos ao tratamento.
Encaminhar à unidade de referência os pacientes portadores de diabetes com dificuldade de controle metabólico, após frustradas as tentativas de obtenção de controle pela equipe local.
Orientar sobre mudanças no estilo de vida e prescrever tratamento medicamentoso.
Tomar a decisão terapêutica, definindo o início do tratamento medicamentoso.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Sobre a saúde do idoso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O isolamento é um fator de risco para a saúde.
( ) Apoio social, emocional e instrumental podem ter efeitos positivos para a saúde.
( ) É preciso dar ao idoso qualquer atividade social produtiva para ajudá-lo a não se sentir inútil.
( ) Não se deve permitir que ele se sinta solitário, criando formas de contato com outras pessoas.
( ) É recomendável que o idoso ande sozinho.
A sequência está correta em
V, V, V, F, F
V, V, F, F, F
V, V, V, V, V
V, V, V, V, F
V, F, V, F, V
Em diversas situações, a demência e o delírio são observadas em idosos:
I. O delírio pode ser decorrente de intoxicação medicamentosa, desidratação, infecção e traumatismo craniano.
II. A demência caracteriza-se por alterações cognitivas, funcionais e comportamentais.
III. A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum, seguida da demência vascular ou por multi-infarto.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
No decorrer do envelhecimento o idoso pode apresentar alterações benignas na pele, do tipo
discromias tipo lentigos, xerose, rugas, neurodermatite.
xerose, rugas, foliculite, melanoma.
discromias tipo lentigos, melanoma, verrugas seborreicas.
neurodermatite, herpes zoster, presbiacusia, telangiectasias.
xerose, presbiopia, acne, discromias tipo lentigos.
A depressão afeta a saúde mental do indivíduo idoso, com frequência. Na avaliação desse transtorno na pessoa idosa, é necessário
observar manifestações como agitação, sensações de demérito, memória diminuída, concentração e atenção preservadas, risco ínfimo de ideação suicida.
diferenciar depressão e demência, porque na depressão o comprometimento cognitivo se manifesta com agitação, inquietação e declínio da função cerebral.
associar as alterações de dieta e de desequilíbrio hidroeletrolítico como fatores desencadeantes da depressão.
orientar familiares que terapia medicamentosa com antidepressivos associada à psicoterapia apresenta pouca efetividade no arsenal terapêutico.
considerar que o uso de álcool, embora seja prática habitual entre os idosos, não é fator associado à depressão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...