Lista completa de Questões sobre Saúde do Idoso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os três pilares do modelo desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre envelhecimento ativo abordam estratégias para prevenção de quedas em idosos. Um desses pilares se refere à conscientização sobre a importância da prevenção de quedas, que inclui
a promoção do hiato entre os serviços de saúde e de assistência social no cumprimento das Diretrizes de Envelhecimento Ativo da OMS.
a limitação na compreensão dos idosos de que é muito tarde para mudar o próprio comportamento e adotar um novo estilo de vida.
a abolição do uso de protocolos, pelos profissionais da saúde, na identificação de pessoas de maior risco.
o incentivo aos curandeiros que tenham conhecimentos sobre medicinas alternativas e complementares para integrar seus conhecimentos às práticas baseadas em evidências.
a abordagem superficial dos riscos de quedas, pois as preocupações com a segurança são barreiras à mudança comportamental de muitos idosos.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Ministério da Saúde, nas orientações à família do idoso sobre medidas práticas para a minimização de quedas na residência e suas consequências, recomenda-se
a retirada de tapetes no início e no fim de escadas e a utilização de dispositivos de auxílio à marcha.
a reorganização do ambiente interno da residência, mesmo sem o consentimento da pessoa idosa.
a sugestão de colocação de um diferenciador de degraus e de corrimãos unilaterais nas escadas.
o incentivo ao uso de banheiras pelos idosos, quando da instabilidade postural.
a restrição de acesso a determinados ambientes da casa, se idoso em uso de medicamentos anticoagulantes.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A aplicação do teste de Tinneti para Avaliação do Equilíbrio e da Marcha, no idoso, visa à prevenção de quedas. Durante a aplicação, o posicionamento da pessoa e uma das manobras realizadas, respectivamente, é mantê-la
sentada em cadeira rígida, sem braços, e realizar a manobra de equilibrar-se sentada.
em pé, caminhando em passos rápidos, e realizar a manobra do teste dos três campos.
sentada em cadeira rígida, sem braços, e realizar a manobra da distância dos tornozelos.
em pé, caminhando rapidamente, e realizar a manobra de equilibrar-se em pé.
em pé, caminhando pela sala, e realizar a manobra dos olhos fechados.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao entrevistar o idoso durante a consulta de enfermagem, o enfermeiro tem condições de identificar, nessa pessoa, os fatores de risco para osteoporose e fraturas ósseas, como
menopausa tardia, após os 40 anos e menarca precoce.
alto consumo de alimentos com xantinas e de medicamentos como heparina.
elevada exposição ao sol e hábitos como tabagismo e alcoolismo.
baixa ingestão de proteína animal e imobilização prolongada.
hipogonadismo primário e dismenorreia.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O sistema nervoso central (SNC) é um dos sistemas biológicos mais acometidos pelo processo de envelhecimento e as alterações resultantes ocasionam manifestações no paciente que influenciam no cotidiano do cuidador e da família, requerendo
ações educativas de promoção à saúde na prevenção de demências reversíveis, decorrentes de carências nutricionais, principalmente de deficiência das vitaminas A, C e E.
orientações à comunidade sobre prevenção de doenças cerebrovasculares, pois demências vasculares são preveníveis, quando decorrentes de distúrbios metabólicos, hipertensão, neoplasias e infecção priônica.
esclarecimentos à equipe de enfermagem, quanto à gravidade na demência mista, caracterizada pelo risco de auto e heteroagressão, na ocorrência simultânea de doença de Alzheimer, demência vascular e demência reversível.
atenção e cuidados na saúde mental, frente à labilidade emocional e manifestação da depressão, embora esta última seja de baixa prevalência na população idosa, sem correlação com doença cerebrovascular.
orientação sobre os riscos que podem resultar em demência relacionados à intoxicação por uso prolongado de alguns medicamentos que atuam no SNC, algumas drogas e álcool, exposição a determinadas substâncias presentes no ambiente, como metais pesados e solventes orgânicos.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Visando à redução dos riscos e danos associados às violências contra pessoas idosas, a notificação às autoridades competentes pode ser motivada por
violência física: agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar o idoso do convívio social.
violência psicológica: exploração imprópria, ilegal ou não, consentida dos bens financeiros e patrimoniais do idoso.
violência financeira e econômica: uso da força física para ferir, provocar dor, incapacidade ou morte ou para compelir o idoso a fazer o que não deseja.
negligência: recusa ou omissão de cuidados devidos ao idoso, por parte de responsáveis familiares ou institucionais.
abandono: conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesmo de cuidados necessários.
O calendário básico de vacinação da criança (BRASIL, Ministério da Saúde) recomenda, na prevenção da transmissão vertical em recémnascidos (RN) de mães portadoras da Hepatite B, administrar a vacina e a imunoglobulina humana antihepatite B (HBIG) nas primeiras 12 horas ou no máximo até sete dias após o nascimento. Nesses casos, é correto afirma que:
A amamentação deve ser suspensa, porque traz riscos adicionais ao RN que tenha recebido a primeira dose da vacina e a imunoglobulina.
A amamentação deve ser mantida normalmente porque não traz riscos adicionais ao RN que tenha recebido a primeira dose da vacina e a imunoglobulina.
A amamentação deve ser suspensa porque a transmissão vertical em recém-nascidos (RN) de mães portadoras da Hepatite B não é prevenível pela administração da vacina e imunoglobulina.
A amamentação deve ser mantida normalmente porque não traz riscos adicionais ao RN que tenha recebido a primeira dose da vacina e a imunoglobulina, mesmo que a mãe seja também portadora do vírus HIV.
Não existe referência em relação à manutenção e ou à suspensão da amamentação nesses casos.
O diagnóstico de hipertensão é confirmado com pelo menos duas leituras subsequentes de pressão elevada. Nas pessoas idosas, o diagnóstico de hipertensão primária é realizado com os seguintes parâmetros de pressão:
sistólica excede a 140 mmHg, e o valor diastólico está próximo do normal.
diastólica inferior a 90 mmHg, e a sistólica não excede a 140 mmHg.
diastólica superior ou igual a 90 mmHg, independente da pressão sistólica.
sistólica está normal, independente da pressão diastólica
diastólica não excede a 90 mmHg, e o valor sistólico continua normal.
Além da hipertensão arterial e do Diabetes Melittus , são também frequentes na população idosa outras manifestações de doenças chamadas de Síndromes Geriátricas com forte impacto negativo na capacidade funcional. As principais Síndromes Geriátricas são, EXCETO:
Síndrome da ImunodeficiênciaAdquirida.
Polifarmácia.
Incontinência urinária.
Demência
Quedas.
A longevidade é sem dúvida, um triunfo. Muitas pessoas idosas são acometidas por doenças e agravos crônicos que requer um acompanhamento que se manifestam de maneira mais expressiva na idade avançada. Que vacinas o idoso acima de 60 anos deve receber:
contra influenza e anti-pneumocócica
dupla adulto e contra sarampo
contra influenza ee dupla adulto
contra tétano e dupla adulto
contra influenza e a febre amarela
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...