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Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Laura, uma senhora de 75 anos de idade, foi admitida em uma clínica médica para tratamento de desidratação severa. A filha informou que a paciente há três semanas reclama falta de apetite, recusando-se a comer nos últimos dias. Associado a isso, na última semana, permaneceu deitada na cama, levantando-se apenas para ir ao banheiro. A avaliação inicial do enfermeiro revelou uma paciente idosa, fraca, letárgica, mas orientada. Com 59 kg de peso, Laura apresenta pele seca, turgor diminuído, úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, referentes ao processo de enfermagem.
A partir dos dados obtidos na avaliação inicial instituída pelo enfermeiro, é correto afirmar que este optou pela investigação da base de dados, que é aquela na qual os dados são reunidos para determinar a situação de uma condição específica, como as condições da pele da paciente.
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Laura, uma senhora de 75 anos de idade, foi admitida em uma clínica médica para tratamento de desidratação severa. A filha informou que a paciente há três semanas reclama falta de apetite, recusando-se a comer nos últimos dias. Associado a isso, na última semana, permaneceu deitada na cama, levantando-se apenas para ir ao banheiro. A avaliação inicial do enfermeiro revelou uma paciente idosa, fraca, letárgica, mas orientada. Com 59 kg de peso, Laura apresenta pele seca, turgor diminuído, úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, referentes ao processo de enfermagem.
Na situação apresentada, o diagnóstico integridade da pele prejudicada é real, considerando os diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association). Isso é evidenciado pelos fatores relacionados a imobilização física, turgor diminuído e úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.
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Laura, uma senhora de 75 anos de idade, foi admitida em uma clínica médica para tratamento de desidratação severa. A filha informou que a paciente há três semanas reclama falta de apetite, recusando-se a comer nos últimos dias. Associado a isso, na última semana, permaneceu deitada na cama, levantando-se apenas para ir ao banheiro. A avaliação inicial do enfermeiro revelou uma paciente idosa, fraca, letárgica, mas orientada. Com 59 kg de peso, Laura apresenta pele seca, turgor diminuído, úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, referentes ao processo de enfermagem.
O diagnóstico de enfermagem de nutrição desequilibrada, menor que as necessidades corporais, é um diagnóstico real confirmado pelos dados de peso e anorexia, conforme a taxonomia II da NANDA.
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Laura, uma senhora de 75 anos de idade, foi admitida em uma clínica médica para tratamento de desidratação severa. A filha informou que a paciente há três semanas reclama falta de apetite, recusando-se a comer nos últimos dias. Associado a isso, na última semana, permaneceu deitada na cama, levantando-se apenas para ir ao banheiro. A avaliação inicial do enfermeiro revelou uma paciente idosa, fraca, letárgica, mas orientada. Com 59 kg de peso, Laura apresenta pele seca, turgor diminuído, úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, referentes ao processo de enfermagem.
Realizar mudança de decúbito a cada 2 horas é um resultado esperado, relacionado ao diagnóstico de imobilidade, corretamente formulado durante a etapa de planejamento do cuidado focado na paciente.
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O ensino está presente na vida profissional do enfermeiro de forma integral, seja na relação com os membros da equipe, seja no relacionamento com o paciente. O enfermeiro tem como objetivo final ajudar o paciente ou seus familiares a aprenderem a manter a saúde, restaurá-la ou adaptar-se às suas novas condições. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Ensino pode ser definido como um processo de ajudar o aprendiz a mudar o comportamento. Tal mudança deve ser sempre observável ou mensurável para que se possa identificar com clareza a aprendizagem ocorrida.
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O ensino está presente na vida profissional do enfermeiro de forma integral, seja na relação com os membros da equipe, seja no relacionamento com o paciente. O enfermeiro tem como objetivo final ajudar o paciente ou seus familiares a aprenderem a manter a saúde, restaurá-la ou adaptar-se às suas novas condições. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A aprendizagem envolve mudança e esta constitui um resultado de prática ou de experiência, que pode ser exemplificada quando, ao se tocar em um objeto quente, retira-se a mão imediatamente.
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O ensino está presente na vida profissional do enfermeiro de forma integral, seja na relação com os membros da equipe, seja no relacionamento com o paciente. O enfermeiro tem como objetivo final ajudar o paciente ou seus familiares a aprenderem a manter a saúde, restaurá-la ou adaptar-se às suas novas condições. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O ensino para grandes grupos é uma das melhores opções para as práticas de autocuidado, especialmente quando se trata de ensinar técnicas complexas como mostrar ao paciente o cuidado com uma colostomia.
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O ensino está presente na vida profissional do enfermeiro de forma integral, seja na relação com os membros da equipe, seja no relacionamento com o paciente. O enfermeiro tem como objetivo final ajudar o paciente ou seus familiares a aprenderem a manter a saúde, restaurá-la ou adaptar-se às suas novas condições. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Entre os benefícios do ensino para os pacientes, incluem-se a independência, a diminuição da ansiedade e a manutenção de um melhor estado de saúde.
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O ensino está presente na vida profissional do enfermeiro de forma integral, seja na relação com os membros da equipe, seja no relacionamento com o paciente. O enfermeiro tem como objetivo final ajudar o paciente ou seus familiares a aprenderem a manter a saúde, restaurá-la ou adaptar-se às suas novas condições. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
As metas de aprendizagem devem estar relacionadas às necessidades diagnosticadas de aprendizagem do paciente.
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Por determinação do Conselho Federal de Enfermagem e a partir da Lei do Exercício Profissional, obteve-se o respaldo legal para a realização da consulta de enfermagem. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
O objetivo principal da consulta de enfermagem é implementar intervenções de enfermagem que levem à promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do indivíduo, da família e da comunidade.
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