Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos referenciais teóricos de enfermagem, julgue os itens a seguir. O modelo do sol nascente de Leininger demonstra a teoria da diversidade e universalidade do cuidado cultural, segundo a qual os seres humanos são inseparáveis dos seus antecedentes culturais.
Julgue os itens seguintes, relativos a distúrbios vesicais neurogênicos. Em decorrência de lesão nos núcleos da base ou no trato extrapiramidal, as contrações do detrusor ocorrem repentinamente e são de difícil controle, o que faz com que a bexiga não se esvazie completamente, tal como ocorre em portadores da doença de Parkinson.
Julgue os itens seguintes, relativos a distúrbios vesicais neurogênicos. A incapacidade de armazenar urina relacionada à disfunção vesical flácida é causada por lesões neurológicas situadas acima do nível da medula espinhal sacral.
Julgue os itens seguintes, relativos a distúrbios vesicais neurogênicos. No tratamento farmacológico de alguns pacientes com disfunções vesicais neurogênicas, pode-se utilizar medicamentos colinérgicos, uma vez que estimulam os receptores parassimpáticos e aumentam o tônus vesical.
Julgue os itens seguintes, relativos a distúrbios vesicais neurogênicos. Em pacientes com lesões da medula sacral ou das raízes espinhais que afetam os neurônios motores alfa adrenérgicos ou o nervo pudendo, ocorre perda do tônus do esfíncter externo e a bexiga torna-se arrefléxica.
A avaliação de suporte básico de vida (SBV) é uma abordagem sistemática que todo profissional de saúde treinado deve saber realizar. Em 2015, comemorou-se a 49.ª publicação da American Heart Association, desde as primeiras diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. A abordagem de SBV enfatiza a realização de RCP e desfibrilação precoces, e não inclui as técnicas de vias aéreas avançadas; assim, sua aplicação aumenta substancialmente a chance de sobrevivência do paciente.
A avaliação de suporte básico de vida (SBV) é uma abordagem sistemática que todo profissional de saúde treinado deve saber realizar. Em 2015, comemorou-se a 49.ª publicação da American Heart Association, desde as primeiras diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Na ausência de pulso em um adulto, é correto administrar, com um desfibrilador externo automático (DEA), dois choques seguidos, independente do ritmo detectado no paciente, e, depois, voltar a realizar compressões, verificando-se a pulsação do paciente a cada quatro minutos.
A avaliação de suporte básico de vida (SBV) é uma abordagem sistemática que todo profissional de saúde treinado deve saber realizar. Em 2015, comemorou-se a 49.ª publicação da American Heart Association, desde as primeiras diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Durante a RCP realizada em um adulto médio, deve-se fazer compressões torácicas de profundidade acima de 6 cm.
A avaliação de suporte básico de vida (SBV) é uma abordagem sistemática que todo profissional de saúde treinado deve saber realizar. Em 2015, comemorou-se a 49.ª publicação da American Heart Association, desde as primeiras diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Para a realização de uma RCP de qualidade em um adulto, devem ser feitas compressões torácicas a uma taxa de frequência adequada, maior que cento e quarenta por minuto.
Uma mulher de quarenta e nove anos de idade, hipertensa, foi internada, havia quatro dias, em uma unidade de terapia intensiva, após ter sofrido uma hemorragia subaracnoidea. O quadro clínico da paciente evoluía bem, até que ela ficou agudamente confusa, sonolenta, não apresentando déficits neurológicos focais. Os sinais vitais da paciente eram estáveis, mas foram constatados taquicardia leve (110 bpm), mucosas secas, débito urinário, nas últimas duas horas, de 50 mL, e pressão venosa central de 5 cmH20. Os resultados dos exames laboratoriais indicaram níveis séricos de sódio abaixo do normal.
A respeito desse caso clínico, julgue os próximos itens.
A causa mais provável das alterações neurológicas apresentadas pela paciente pode ser a hiponatremia, decorrente da síndrome cerebral perdedora de sal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...