Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de quarenta e nove anos de idade, hipertensa, foi internada, havia quatro dias, em uma unidade de terapia intensiva, após ter sofrido uma hemorragia subaracnoidea. O quadro clínico da paciente evoluía bem, até que ela ficou agudamente confusa, sonolenta, não apresentando déficits neurológicos focais. Os sinais vitais da paciente eram estáveis, mas foram constatados taquicardia leve (110 bpm), mucosas secas, débito urinário, nas últimas duas horas, de 50 mL, e pressão venosa central de 5 cmH20. Os resultados dos exames laboratoriais indicaram níveis séricos de sódio abaixo do normal.
A respeito desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Entre as medidas que devem ser tomadas para o tratamento dessa paciente incluem-se monitorização do quadro neurológico, verificação dos sinais vitais, realização de balanço hídrico, monitoramento frequente dos eletrólitos e infusão de solução fisiológica, caso prescrito.Uma mulher de quarenta e nove anos de idade, hipertensa, foi internada, havia quatro dias, em uma unidade de terapia intensiva, após ter sofrido uma hemorragia subaracnoidea. O quadro clínico da paciente evoluía bem, até que ela ficou agudamente confusa, sonolenta, não apresentando déficits neurológicos focais. Os sinais vitais da paciente eram estáveis, mas foram constatados taquicardia leve (110 bpm), mucosas secas, débito urinário, nas últimas duas horas, de 50 mL, e pressão venosa central de 5 cmH20. Os resultados dos exames laboratoriais indicaram níveis séricos de sódio abaixo do normal.
A respeito desse caso clínico, julgue os próximos itens.
A sondagem vesical de alívio é o procedimento mais indicado para controlar o débito urinário dessa paciente.Uma mulher de quarenta e nove anos de idade, hipertensa, foi internada, havia quatro dias, em uma unidade de terapia intensiva, após ter sofrido uma hemorragia subaracnoidea. O quadro clínico da paciente evoluía bem, até que ela ficou agudamente confusa, sonolenta, não apresentando déficits neurológicos focais. Os sinais vitais da paciente eram estáveis, mas foram constatados taquicardia leve (110 bpm), mucosas secas, débito urinário, nas últimas duas horas, de 50 mL, e pressão venosa central de 5 cmH20. Os resultados dos exames laboratoriais indicaram níveis séricos de sódio abaixo do normal.
A respeito desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Nesse caso clínico, a taquicardia e a redução do débito urinário levaram à diminuição do sódio sérico, já que o mecanismo envolvido relaciona-se à síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético.No que se refere à assistência pré-natal de gestantes que apresentam rotura prematura das membranas ovulares, julgue os itens que se seguem. O exame do toque vaginal deve ser realizado sempre que houver suspeita de rotura prematura das membranas ovulares.
No que se refere à assistência pré-natal de gestantes que apresentam rotura prematura das membranas ovulares, julgue os itens que se seguem. O exame de ultrassonografia é o mais indicado para se confirmar a rotura prematura das membranas ovulares, uma vez que possibilita a identificação das membranas rotas e do colo aberto.
No que se refere à assistência pré-natal de gestantes que apresentam rotura prematura das membranas ovulares, julgue os itens que se seguem. Embora sejam comuns resultados falsos negativos, a prova de cristalização pode ser útil para a confirmação de rotura das membranas. A presença de cristaloides provenientes do líquido amniótico é detectada quando se observa, em microscópio, a cristalização na forma de samambaia do conteúdo endocervical.
No que se refere à assistência pré-natal de gestantes que apresentam rotura prematura das membranas ovulares, julgue os itens que se seguem. A conduta a ser adotada em caso de rotura prematura das membranas ovulares está relacionada à idade gestacional da mulher. Pacientes com gestações pré-termo ou de risco, por exemplo, devem ser rapidamente encaminhadas a serviço especializado.
Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Em face dos sinais clínicos apresentados pela criança, a primeira conduta deve ser a realização de exames complementares e laboratoriais e, somente após o recebimento dos resultados, deve ser indicado o correto tratamento.Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os dados da história clínica e do exame físico são suficientes para preencher os critérios de confirmação de caso de tétano neonatal.Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A pontuação relativa ao BSA leva em consideração sinais de desconforto respiratório. A pontuação do BSA dessa criança indica dificuldade respiratória grave.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...