Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Equipe de Saúde da Família, da Saúde Bucal e ACS, tem atribuições básicas e específicas de cada membro, que podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local. Nos itens abaixo, estão descritos as atribuições globais comuns a todos os profissionais. Marque a opção INCORRETA.
Responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado, mesmo quando esta necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde.
Promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social.
Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida: a microárea.
O conceito de acolhimento concretiza-se no cotidiano das práticas de saúde por meio de escuta qualificada e da capacidade de pactuação entre a demanda do usuário e a possibilidade de resposta do serviço e deve traduzirse em qualificação da produção de saúde complementando- se com a responsabilização daquilo que não se pode responder de imediato, mas que é possível direcionar, de maneira ética e resolutiva, com segurança de acesso ao usuário. Nesse sentido, todos os profissionais de saúde fazem acolhimento. Entretanto, as portas de entrada dos aparelhos de saúde podem demandar a necessidade de um grupo especializado em promover o primeiro contato do usuário com o serviço e fazer a classificação de risco ao atender o cliente: acolhimento com classificação de risco
Com relação ao acolhimento com classificação de risco, marque a opção CORRETA.
Desta maneira exerce-se uma análise (Avaliação) e uma ordenação (Classificação) da necessidade, aproximando- se do conceito tradicional de triagem.
Estas duas tecnologias, Acolhimento e Avaliação/ Classificação de Risco têm objetivos diferentes, mas complementares.
Neste entendimento, o acolhimento com avaliação e classificação de risco configura-se como uma das intervenções potencialmente decisivas na reorganização e realização da promoção da saúde de forma localizada, desconsiderando a referência e contrareferência.
No acolhimento com classificação de risco, não devem ser estabelecidos fluxos ou protocolos de atendimento, evitando assim burocracias desnecessárias
Leia o texto, atentamente:
Estudos evidenciam que a existência de condutas não padronizadas na instituição, referentes à limpeza e desinfecção de materiais, em que o próprio funcionário institui sua rotina de trabalho sem fundamentação dessa prática, de sua segurança e adequação é um dos fatores que pode contribuir com a presença de eventos adversos, principalmente infecções (presença de biofilmes e endotoxinas) e intoxicações em virtude da presença de resíduos químicos dos produtos utilizados na limpeza, desinfecção e esterilização de equipamentos e materiais.
Com relação à utilização de produtos para desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos, identifique entre as afirmativas abaixo a opção que se apresenta INCORRETA.
Em se tratando dos processos de desinfecção (processo de eliminação de todos os microrganismos na forma vegetativa, independente de sua classificação quanto à patogenicidade) é descrito na literatura a indicação do Álcool etílico (AL), 70% por sua atividade germicida, seu menor custo e menor toxicidade.
O mecanismo de ação do álcool é a desnaturação de proteínas. É recomendável para desinfecção de nível médio de artigos com tempo de exposição de dez minutos, sendo aconselhadas três aplicações intercaladas pela secagem natural.
O Hipoclorito de Sódio (HS) é recomendado para desinfecção e descontaminação de superfícies, possui difícil validação pela possibilidade de perda de sua estabilidade, odor característico, toxicidade, facilmente inativado na presença de matéria orgânica e corrosivo para metais.
O Glutaraldeído (G) é recomendado para artigos semicríticos e instrumentos sensíveis ao calor sendo utilizado para desinfecção na concentração de 2% e por período de exposição de 20 a 30 minutos, porém apesar de ser contra-indicado sua utilização em borracha, metais, lentes e outros materiais,pelo dano que pode causar aos mesmos, sua utilização é estimulada pois não oferece risco ocupacional para o funcionário.
Com relação aos parâmetros para acompanhamento da implementação da Política Nacional de Humanização, através do Acolhimento com Classificação de Risco, pode- se afirmar, EXCETO:
Respeito à individualidade do sujeito/usuário.
Incentivo às práticas promocionais de saúde.
Des-hierarquização de riscos para acolhimento do usuário.
Definição de protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias.
O período pós-operatório estende-se do momento em que o paciente deixa a mesa de cirurgia até quando realiza a última consulta de acompanhamento com o cirurgião. Esse período pode ser tão breve quanto uma semana ou tão longo quanto vários meses. Durante este período, o cuidado de enfermagem é direcionado para o restabelecimento do equilíbrio das necessidades humanas básicas afetadas do paciente.
Baseando-se no contexto acima, analise as afirmativas abaixo:
I. Estão entre os objetivos do tratamento de enfermagem, para o paciente na sala de recuperação anestésica, ações de controle até que o paciente tenha se recuperado dos efeitos da anestesia, estar consciente e orientado, ter sinais vitais estáveis e não demonstrar evidência de hemorragia.
II. Nas horas iniciais à admissão na unidade clínica, o profissional de enfermagem deve estar atento, entre vários aspectos, à ventilação adequada.
III. Geralmente, em razão de medicamentos analgésicos, as respirações são rápidas.
IV. A temperatura deve ser mensurada a cada 4 horas nas primeiras 24 horas.
Marque a alternativa CORRETA:
as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
apenas a afirmativa IV é falsa.
apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
apenas a afirmativa III é falsa.
Todo profissional de enfermagem deve buscar em seu código de ética base para seu exercício profissional. No capítulo V, do código de ética dos profissionais de enfermagem, que trata das infrações e penalidades, encontramos em seu artigo 118 orientação sobre as penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973.
Marque a opção CORRETA, para a penalidade, cuja competência específica é do Conselho Federal de Enfermagem.
Advertência verbal e Multa.
Cassação do direito ao Exercício Profissional.
Censura.
Suspensão do Exercício Profissional.
A tuberculose - chamada antigamente de peste cinzenta, e conhecida também em português como tísica pulmonar ou doença do peito - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 40.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium. A vacina contra a tuberculose é o BCG (bacilo de Calmette & Guérin) liofilizado, obtido por atenuação do Mycobacterium bovis, apresentada em ampolas com múltiplas doses.
Com relação a esta vacina, pode-se afirmar, EXCETO:
É indicada principalmente para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea) em crianças com menos de cinco anos de idade, mais freqüentes em menores de um ano.
Tem como evento adverso mais comum a febre e erupção cutânea.
Tem como esquema básico, uma dose o mais precoce possível.
Rigorosamente intradérmica, de preferência no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltóide.
Vários fatores inerentes ao organismo, que recebe a vacina, podem interferir no processo de imunização, isto é, na capacidade desse organismo responder adequadamente ao imunobiológico administrado.
Marque entre as opções abaixo, o fator que NÃO interfere no processo de imunização.
IMC.
Idade.
Uso de imunodepressor.
Doença de base ou intercorrente.
O cuidado de enfermagem prestado ao cliente no período pós - operatório é de extrema importância para recuperação do mesmo. Um dos momentos críticos desta ação ocorre na sala de recuperação anestésica. São considerados marcos principais no pós-operatório imediato, EXCETO:
Volume e regularidade do pulso e coloração da pele.
Nível de consciência e capacidade de responder a comandos.
Débito urinário.
Oxigenação do cliente e profundidade natureza das respirações.
As complicações cardiovasculares básicas observadas na sala de recuperação anestésica incluem, EXCETO:
Choque.
Hemorragia.
Aspiração.
Hipertensão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...