Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A saúde do trabalhador é definida como "um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho". Esse conjunto de atividades, entre outras, abrange, EXCETO:
a assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.
a informação à respectiva entidade sindical do trabalhador e às empresas sobre as doenças clínicas que acometem os trabalhadores.
a participação em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
Sobre a Saúde do Trabalhador, assinale a afirmativa INCORRETA:
As informações disponíveis sobre acidentes de trabalho indicam o predomínio do acidente de trajeto, seguido pelas doenças profissionais e doenças do trabalho e, em terceiro lugar, pelos acidentes típicos.
No conjunto das causas externas, os acidentes de transporte relacionados ao trabalho, acidentes típicos ou de trajeto, destacam-se pela magnitude das mortes e incapacidade parcial ou total, permanente ou temporária, envolvendo trabalhadores urbanos e rurais.
Apesar da rede pública de serviços de saúde sempre ter atendido trabalhadores, um modelo alternativo de atenção à saúde do trabalhador começou a ser instituído, em meados da década de 1980, sob a denominação de Programa de Saúde do Trabalhador, como parte do movimento da Saúde do Trabalhador.
De modo esquemático, pode-se dizer que o perfil de morbimortalidade dos trabalhadores caracteriza-se pela coexistência de agravos que têm relação direta com condições de trabalho específicas, como os acidentes de trabalho típicos e as doenças profissionais; as doenças relacionadas ao trabalho, que têm sua freqüência, surgimento e/ou gravidade modificadas pelo trabalho e doenças comuns ao conjunto da população, que não guardam relação etiológica com o trabalho.
O manual de bolso do Ministério da Saúde sobre doenças diarréicas de origem infecciosa e parasitária considera que a amebíase apresenta as seguintes características epidemiológicas, EXCETO:
Não é uma doença de notificação compulsória.
As infecções são transmitidas por cistos pela via fecal-oral.
A sua transmissão é mantida pela eliminação de cistos no ambiente.
Menos de 5% da população mundial está infectada pelos dois tipos existentes do parasito.
O TCE (trauma crânio-encefálico) é uma afecção traumática responsável por um elevado índice de morbi-mortalidade no trauma, e cursa tendo como principal complicação desencadeadora da morte encefálica:
Hipoglicemia.
Desidratação.
Hemorragia meníngea.
Hipertensão intracraniana.
As principais ações de enfermagem no cuidado imediato, no pronto socorro, ao paciente vítima de TCE devem contemplar, EXCETO:
Mensuração da PIC.
Manutenção da imobilização cervical.
Prevenção de lesão cerebral secundária.
Manutenção de via aérea pérvia e boa ventilação.
Dentre os cuidados aos pacientes vítimas de TCE está a reposição volêmica criteriosa e preferência por soluções hipertônicas, especialmente o NaCl 7,5% (salgadão). Porém, no hospital só há o SF 500 ml (NaCl 0,9%) e ampolas de 10 ml do NaCl 10%. É possível preparar o salgadão para pacientes vítimas de TCE? Se sim, como?
Não é possível preparar.
Sim. Adicionando 3 ampolas de NaCl 10% ao SF 0,9%.
Sim. Adicionando 33 ampolas de NaCl 10% ao SF 0,9%.
Sim. Adicionando 3 colheres de sopa de NaCl em pó (sal de cozinha) ao SF 0,9%.
São atribuições do Auxiliar de Enfermagem na assistência à mulher no pré-natal, parto e puerpério, EXCETO:
Proceder a aplicação das 3 doses da vacina antitetânica que protegerá o bebê contra o tétano durante todo o percurso da sua vida.
Realizar reuniões educativas com a participação das gestantes, permitindo relatos de experiências, modos de vida, bem como fortalecendo as informações sobre as vantagens do aleitamento materno, estimulando o parto normal e outros.
Facilitar a permanência do acompanhante da mulher durante as consultas de pré-natal, no parto e inclusive durante a internação por aborto.
Realizar visita no domicílio da puérperas, principalmente aquelas consideradas de maior índice de vulnerabilidade.
Maria da Luz procura o Banco de Leite Humano do município de Betim/MG com queixa de dificuldade para amamentar o seu bebê e encontra o profissional de enfermagem prontamente para acolhê-la. São medidas que visam à promoção, ao correto manejo e à proteção do aleitamento materno, EXCETO:
A correta higienização das mamas com sabão antes de cada mamada.
O uso do sutiã de alças largas, a fim de permitir a sustentação das mamas.
A orientação da técnica correta da ordenha manual do leite materno excedente.
A avaliação da mamada, a fim de verificar a técnica adequada da pega e da sucção.
No Brasil, as doenças do aparelho cardiovascular são as principais responsáveis pela morte materna. É considerada atribuição do Auxiliar de Enfermagem na assistência à gestante em situação de ECLÂMPSIA, EXCETO:
Puncionar veia calibrosa.
Realizar sondagem vesical.
Administrar sulfato de magnésio, 4 g endovenoso, dose de ataque, enquanto é aguardada a chegada dos demais profissionais da equipe que participarão da condução do caso.
Confirmar a necessidade de vaga em centro de referência especializado, de preferência em unidade de tratamento terciário intensivo e participar do transporte da gestante.
Nonato da Consolação, 21 anos, caminhoneiro de profissão, recebeu uma prescrição médica para tratamento de sífilis primária, sendo prescrito Penicilina G Benzatina - 2,4 milhões UI, intramuscular em dose única.
A administração CORRETA da medicação prescrita é:Penicilina G Benzatina, 2,4 milhões UI, diluída em 10 (dez) ml de água destilada, aplicada intramuscular no glúteo.
Penicilina G Benzatina, 2,4 milhões UI, diluída em 5 (cinco) ml de água destilada, aplicada intramuscular no glúteo.
Penicilina G Benzatina, 1,2 milhões UI, diluída em 5 (cinco) ml de água destilada, aplicada intramuscular em cada glúteo.
Penicilina G Benzatina, 1,2 milhões UI, diluída em 10 (cinco) ml de água destilada, aplicada intramuscular no glúteo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...