Lista completa de Questões de Enfermagem da Instituto Graça Aranha para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O enfermeiro auditor ao realizar uma avaliação de uma unidade hospitalar, encontrou no prontuário de alguns pacientes, não conformidades entre o registro de informações relacionadas aos procedimentos realizados durante a internação e, os protocolos técnicos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, que resultaram em prejuízo financeiro. As não conformidades encontradas pelo enfermeiro são classificadas como:
Distorções
Irregularidades
Impropriedades.
Improbidades.
Discrepâncias.
Uma Instituição de saúde ao ser Auditada, apresentou não conformidades relacionadas às distorções que implicavam prejuízo relativo ao usuário, por deficiência do serviço, sem risco a sua vida, não caracterizada por dolo e nem ato lesivo ao SUS. Foi,assim notificada pela primeira vez e a penalidade a ser aplicada será:
Suspensão temporária do encaminhamento de usuário de até 60 dias ou a rescisão do ajuste, convênio ou contrato.
Rescisão do ajuste, convênio ou contrato respectivo, com multa do valor anual contratado.
Declaração de inidoneidade aplicada pelo gestor Estadual do SUS após julgamento do processo.
Advertência escrita, multa e impugnação das despesas discriminando o motivo da glosa.
Aplicação de dois a vinte dias de multa.
Julgue as afirmativas em (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Entre os efeitos adversos mais comuns após a administração da vacina BCG-ID incluemse a formação de abscesso ou ulceração no local de aplicação e a linfad enite regional.
( ) A vacina contra hepatite B deve ser aplicada, na dose de 1 ml, em crianças com idade até 11 anos. Acima dessa idade, a dose deve ser de 0,5 ml, e a aplicação, por via intramuscular na região glútea.
( ) A vacina DPT deve ser aplicada quando a criança tiver dois meses de vida e repetida aos quatro e seis meses. Quando a criança completar quinze meses, deve-se administrar uma dose de reforço. As contra indicações específicas são idade superior a sete anos, doença neurológica em atividade e reações alérgicas após a aplicação da última dose, entre outras.
( ) A imunidade passiva é desenvolvida pelo organismo em resposta a um estímulo externo, enquanto a imunidade ativa é constituída pelas defesas inatas.
Assinale a alternativa a sequência CORRETA:
V, F, F, F.
F, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, V.
Um enfermeiro auditor deve consultar a quantidade de leitos de UTI contratada pelo SUS com o objetivo de comparar com outros relatórios, a fim de obter a média de permanência do hospital e a taxa de ocupação pública.
Ele deve consultar o relatório:
Demonstrativo de AIH pagas no processamento.
De procedimentos especiais.
Comparativo entre procedimento solicitado / realizado.
De frequência de procedimentos.
De dados cadastrais do hospital.
Para o enfermeiro auditor, é importante conhecer as ferramentas usadas na análise de contas hospitalares. Dentre estas ferramentas, destacam-se as que determinam índices mínimos para os procedimentos médicos, definindo seus honorários, mediante coeficientes para cada procedimento e está publicada na:
Revista Simpro.
Revista Brasíndice.
Resolução 1.638/2002 do CFM.
Tabela da AMB.
Resolução 1.614/2002 do CFM.
Na verificação in loco da auditoria operativa hospitalar, a conduta da visita dos auditores é:
Checar a existência de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
Analisar até 10% dos prontuários dos pacientes internados.
Formular críticas sobre a assistência prestada junto ao paciente e seus familiares.
Visitar no mínimo 30% dos pacientes internados.
Realizar o exame físico de no mínimo 10% dos pacientes internados.
Na elaboração da conta hospitalar, a anotação correta das diárias possui papel importante para o processo de cobrança. Na composição da diária de um berçário normal de recém-nascido deve constar o item:
O monitor cardíaco.
O nebulizador.
O desfibrilador.
A bomba de infusão.
O controle de sinais vitais.
Na auditoria operativa hospitalar em unidades do serviço público, a verificação in loco deve contemplar, entre outros itens, a verificação da existência do registro da evolução na ficha de Consulta de Enfermagem.
Baseado na Resolução COFEN 159/1993, que dispõe da Consulta de Enfermagem esta obrigatoriedade é devida:
À composição da consulta, que compreende o histórico, o exame físico, a implementação da assistência e a evolução de enfermagem.
À utilização pelo enfermeiro, durante a consulta, de componentes do método científico para identificar situações de saúde-doença, prescrever e implementar medidas de enfermagem.
Ao caráter disciplinador e fiscalização do COFEN e dos conselhos regionais sobre o exercício das atividades nos serviços de enfermagem do país.
Aos fundamentos da consulta de enfermagem, que incluem os princípios de universalidade, equidade, resolutividade e integralidade das ações de saúde promovidas pelo enfermeiro.
À institucionalização da consulta como um processo da prática de enfermagem, na perspectiva de concretizar um modelo assistencial adequado às necessidades de saúde da população.
Segundo a Lei nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências, cabe ao técnico de enfermagem:
O Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem.
Participar da programação da assistência de Enfermagem.
Prescrever a assistência de Enfermagem.
Realizar consulta de Enfermagem.
Emitir parecer sobre matéria de Enfermagem.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar:
As penalidades previstas no Código e impostas ao profissional devem ser sempre publicadas nos meios de divulgação do Conselho e nos jornais de circulação local.
As penalidades previstas no Código advertência verbal, multa, censura e suspensão são de alçada dos Conselhos Regionais de Enfermagem, cabendo ao Conselho Federal de Enfermagem a cassação do direito ao exercício profissional.
A suspensão consiste na proibição do exercício profissional de enfermagem por um período indeterminado e deverá ser divulgada em jornais de circulação estadual.
Considera-se omissão o não cumprimento das normas dos Conselhos Regionais e Federal de Enfermagem.
A advertência verbal consiste numa admoestação ao infrator, de forma reservada, com duas testemunhas, não devendo ser registrada no prontuário do profissional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...