Lista completa de Questões de Enfermagem da Instituto Graça Aranha para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Srª Maria José, 54 anos, após herniorrafia inguinal, ficou cerca de 12 horas sem diurese e após esse período começou a apresentar polaciúria, além de bexiga palpável e sensação de desconforto em abdome inferior. Considerando esse quadro clínico, a enfermeira da unidade cirúrgica prescreve:
I. Favorecer a micção, permitindo a paciente urinar sentada.
II. Estimular a micção por meio do barulho, visão da água corrente e irrigação do períneo com água morna.
III. Realizar sondagem vesical de alívio.
IV. Manter uso contínuo de fralda.
No caso da Srª Maria José, marque a alternativa CORRETA:
I é contraindicada no 1º pós-operatório.
II não se aplica a esse quadro clínico.
III deve ser precedida das prescrições contidas nos itens I e II.
III deve ser realizada apenas por prescrição médica
IV deve ser precedida da prescrição contida no item I
O enfermeiro ao realizar um curativo oclusivo na mão de um paciente com queimaduras extensas e de 3º grau, envolveu separadamente cada um dos dedos. O principal OBJETIVO dessa técnica é:
Impedir a cicatrização conjunta dos dedos.
Evitar movimentos de abdução dos dedos.
Diminuir os riscos de infecção cruzada ou geral.
Facilitar a técnica do curativo.
Facilitar o desbridamento adequado das lesões.
Uma mulher de 32 anos, encontra-se internada na unidade de clinica médica. Queixando-se de dor na panturrilha direita há +/- três dias.Relatou que há mais de cinco dias iniciou com artralgia em joelho direito,associada a calor local,que piorava com a movimentação articular e há 3 dias associaram-se a dor na panturrilha calor e edema locais.A paciente tem história de 2 episódios de trombose venosa profunda(TVP) no membro inferior direito(MID).Usava anti coagulante oral como tratamento,mas deixou de fazer uso por conta própria.Referiu artrite reumatóide diagnosticada há dois anos,tabagista crônica e hipertensão arterial.Tem 3 filhos e faz uso de anticoncepcional oral há 10 anos.
Ao exame físico: BEG, eupnéica, orientada, consciente e com obesidade. P.A.160/100mmHg. Apresenta edema em MID, joelho direito com aumento de volume e temperatura local e sinal de Homans presente à direita. Segue medicada com heparina EV, em bomba de infusão.
Diante desse caso hipotético ASSINALE a alternativa CORRETA.
Desnecessário monitorar sangramento espontâneo em qualquer parte do corpo,pois não há complicações quanto ao uso da medicação.
O tratamento com anticoagulantes orais não deve ser associado ao tratamento venoso e a terapêutica trombolítica com heparina mostra-se mais eficaz na situação apresentada.
Trata-se de um paciente de risco potencial para desenvolver distúrbios venosos dos membros inferiores,devido aos fatores de risco,como obesidade,tabagista,uso de ACO e episódios de TVP.
O sinal de Homans é específico para TVP e representa a dificuldade em estender a perna por completo,quando o paciente esta deitado com a coxa flexionada.
As meias elásticas são indicadas nesse caso,especialmente as que comprimem a região proximal da coxa,para exercer uma pressão uniforme sobre a panturrilha.
O Sr. George, 40 anos, solteiro sem parentes próximos, pedreiro, sofreu um acidente de trabalho que o levou a um quadro hemorrágico. Internado em uma unidade de cuidados intermediários, com diagnóstico de choque hipovolêmico. Esta prescrito noradrenalina em infusão continua. Diante do caso, devem ser consideradas as intervenções:
I Monitorizar o padrão monitorizar o padrão respiratório e o débito urinário e notificar o acidente de trabalho;
II. Controlar a infusão da droga, avaliar o acesso venoso e contatar o serviço social;
III. Avaliar o nível de consciência e o padrão respiratório e solicitar reavaliação médica;
IV. Monitorizar a frequência cardíaca e a pressão arterial e desenvolver a escuta terapêutica.
Estão corretas somente as intervenções:
I e II.
II e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
Carlos, 3 anos, foi admitido na unidade de observação, acompanhado pela mãe, refere febre não mensurada há dois dias e recusa de alimentação por mais de 8 horas. Apresenta-se prostrado, FR de 45 mpm, com tiragens intercostais, estertores no pulmão direito e Tax= 37,8 ºC. Há 2 horas, recebeu na UBS próximo de sua casa Paracetamol gotas e a primeira dose de Amoxicilina suspensão. No atendimento imediato, a enfermeira deve:
Posicionar a criança em decúbito elevado a 45 graus, administrar oxigênio por cateter nasal e instalar acesso venoso para iniciar a hidratação.
Manter a criança em decúbito elevado a 45º, passar sonda nasogástrica para administração.
Providenciar inalação com broncodilatador, puncionar veia central da criança para antibioticoterapia e colocá-la em tenda de oxigênio.
Posicionar a criança em decúbito elevado a 30 º, instalar nebulização contínua e puncionar veia periférica para administrar antitérmico.
Administrar a segunda dose do antibiótico e outra dose do antitérmico e manter a criança em repouso no leito, em tenda úmida.
Em relação à técnica de coleta e armazenamento de amostras para o exame de escarro, o técnico de enfermagem pode:
Orientar o paciente a escovar os dentes antes da coleta domiciliar.
Orientar o paciente a coletar o material, preferencialmente, no período noturno, antes de dormir.
Guardar a amostra no freezer da unidade de saúde até o envio ao laboratório.
Deixar a amostra em temperatura ambiente caso o envio ao laboratório seja em até 24 horas.
Encaminhar o paciente ao banheiro do serviço de saúde para a coleta da primeira amostra.
Quando o dia e o mês da última menstruação forem desconhecidos, a IG será determinada por aproximação e um dos critérios é a medida da AU. Ao se fazer a mensuração entre a sínfise pubiana e a cicatriz umbilical, essa medida corresponderá a:
8 semanas.
12 semanas.
16 semanas.
20 semanas.
Mais de 20 semanas
Carmem é enfermeira obstetra e trabalha em uma maternidade de médio porte no Estado do Maranhão. Foi designada pela direção da instituição para coordenar as atividades de implantação dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno relativos à Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Com base nessa iniciativa, são considerados passos para o sucesso de aleitamento materno:
I. Garantir informações sobre saúde reprodutiva e direito da mulher.
II. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o parto.
III. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se forem separadas de seus filhos.
IV. Incentivar o parto normal e humanizado.
V. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.
A alternativa que contêm todas as afirmações corretas é:
I, II e III.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e IV.
II, III e IV.
Gestante admitida com quadro suspeito de placenta prévia (PP). Marque a alternativa que indica os sinais característicos dessa patologia.
Útero hipertônico e hemorragia.
Hemorragia e dor abdominal intensa.
Hipertonia uterina e dor abdominal.
Hemorragia e ausência de dor.
Batimentos cardíacos fetais ausentes e hemorragia.
A gestação é um fenômeno fisiológico sua evolução se dá na maioria dos casos sem intercorrências. No entanto, há uma pequena parcela de gestantes que, por terem características específicas, ou por sofrerem algum agravo, apresenta maiores probabilidades de evolução desfavorável, tanto para o feto como para a mãe. Essa parcela constitui o grupo chamado de gestantes de alto risco. Tendo como base as gestantes que apresentam incompatibilidade materno-fetal para o fator Rh. Marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Cerca de 10% das gestantes têm incompatibilidade materno-fetal para o fator Rh.
( ) Na prevenção da sensibilização pelo fator Rh, deve-se administrar imunoglobulina humana anti-D dentro das primeiras 12 horas em mães Rh negativo não sensibilizadas com partos de recémnascidos Rh positivo e Coombs direto negativo.
( ) O diagnóstico é feito pela pesquisa quantitativa de anticorpos irregulares em toda gestante Rh negativo, com parceiro Rh positivo ou desconhecido.
( ) Consideram-se positivos os títulos anti-D, iguais ou menores que 1⁄8.
( ) A aloimunização Rh, além de mais freqüente, é a de maior gravidade para o feto, levando, em alguns casos, à hidropisia e ao óbito.
A sequencia correta, de cima para baixo, é:
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, V.
V, F, F, F, V.
F, V, V, F, V.
F, F, V, F, V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...