Lista completa de Questões de Enfermagem da Instituto Graça Aranha para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As atividades desenvolvidas pelo Auxiliar de Serviços Médicos são o atendimento ao público, agendamento de consultas e o recebimento, registro e arquivamento de documentos. A senhora Carmem Pelúsio trabalha como auxiliar de serviços médicos no Hospital Municipal, setor de agendamento de consultas. Das alternativas abaixo assinale a que não está de acordo com um comportamento ético.
Não comprometer seus superiores tomando medidas drásticas sem consultá-los;
Ao atender um usuário ser cordial e prestativo, mas poderá discretamente dá preferência aos amigos ou parentes.
Saber ouvir, criar empatia, ter cuidado com as palavras utilizadas.
Não falar mal da instituição em que trabalha, do chefe, dos colegas de trabalho ou de clientes.
Evitar os comentários maliciosos ou maldosos sobre alguém ou alguma coisa no ambiente de trabalho.
Quando se trata de planejar a organização de um arquivo ou fichário, os elementos constantes de um documento a considerar são:
as informações, os nomes e numeração em ordem decrescente.
numeração em ordem crescente, ordem alfabética e informações gerias sobre o conteúdo do documento
ordem alfabética, ordem geográfica, ordem numérica (simples ou cronológica),ordem de assunto.
nome (do remetente do destinatário ou da pessoa a quem se refere o documento), local, número, data e assunto.
índice alfabético, numeração romana e divisão das pastas por assuntos.
Ao prestar assistência de Enfermagem a um politraumatizado inconsciente na Unidade de Emergência, o Código de ética permite a execução das ações de enfermagem sem consentimento do cliente ou seu representante legal. É uma exceção aceita para os casos de emergência ,pois esta fundamentada no:
Consentimento tácito ou implícito.
Principio ético da prevaricação.
Consentimento esclarecido e renovado.
Principio da beneficência.
Postulado bioético de demanda.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem Art.121, as infrações cometidas pelos profissionais da área podem ser consideradas:
Levíssimas, quando ofendem a integridade moral de qualquer pessoa, como maustratos verbais.
Leves, quando ofendem a integridade física de qualquer pessoa, causando debilidade passageira.
Sérias, quando provocam deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido ou função.
Graves, quando provocam perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa.
Gravíssimas, apenas quando provocam morte.
Considerando as características dos produtos químicos usados no processo de esterilização, pode-se afirmar que estes produtos químicos:
1. Não devem ser irritantes para o tecido humano.
2. Devem possuir poder de destruir os microorganismos patogênicos.
3. Devem ser estáveis.
4. Não podem ser corrosivos.
5. Devem promover um alto nível de desinfecção.
Assinale a alternativa CORRETA:
1, 2 e 3.
2, 3, 4 e 5.
1 e 4.
1, 3 e 5.
Sobre as anotações de enfermagem no prontuário do paciente, é CORRETO afirmar que:
Nas anotações sobre evolução biológica devem constar informações sobre a alimentação, o sono, o estado de humor, a irritabilidade, a disposição do paciente.
As anotações devem fornecer informações para o profissional enfermeiro, visando apenas manter a escala hierárquica.
As anotações devem ser claras, legíveis, completas, não conter rasuras, nem entrelinhas, nem espaços em branco e registrado somente após o cuidado prestado.
Os registros devem ser breves, uma vez que as longas descrições não são lidas por todos e não permitem destacar o mais importante.
A ausência de informações ou anotações incompletas impedirá completamente a equipe médica e de enfermagem de entender o que se passou com o paciente nas últimas 24 horas.
Alguns fatores associados ao paciente, são capazes de interferir no valor da Pressão Arterial, EXCETO:
Bexiga cheia durante o procedimento.
Ingestão de café antes do procedimento.
Braço na altura do coração durante o procedimento.
Atividade física antes do procedimento.
Falar durante o procedimento.
Sobre a técnica de limpeza no ambiente de trabalho do profissional Auxiliar de Serviços Médicos é INCORRETO afirmar:
Ao utilizar desinfetante hospitalar realizar fricção mecânica no mínimo três vezes (primeira fricção, deixar secar, repetir mais duas vezes, no mínimo).
Não misturar produtos, utilizando-os cada um para sua correta finalidade. Ex.: Detergente neutro e solução desinfetante, etc.
Sempre que realizar a lavagem do corredor utilizar o sinalizador para isolar o lado a ser limpo.
Após a limpeza todo material utilizado pelo funcionário deverá ser guardado imediatamente em local apropriado e bem protegido.
Manter os panos de mobiliário separados dos panos de piso, sempre que um estiver em uso, deverá ter outro pano de molho, assim mantém-se os panos limpos, alvejados e desinfetados.
Sobre o produto mais indicado para realizar a limpeza de instrumental cirúrgico (antes de ser esterilizado) assinale a alternativa INCORRETA.
O importante é realizar a limpeza de maneira correta utilizando-se EPI adequado e, após, seguir com o procedimento de esterilização ou desinfecção.
A ação de desinfetantes (p.ex.:água sanitária e glutaraldeído) em presença de matéria orgânica é absolutamente segura e sua utilização prévia à esterilização, como descontaminante, é aconselhada.
O procedimento de limpeza consiste de remoção manual da sujidade por meio de ação física aplicada à superfície do material, utilizando detergente, escova e/ou esponja e água.
Um ótimo produto para melhorar a qualidade da limpeza e preservar o instrumental cirúrgico é o detergente enzimático, produzido por várias empresas, em diversas marcas. Ele atua em proteínas e gorduras que se depositam e aderem aos materiais, facilitando a limpeza.
O auxiliar de serviços médicos deve ajudar a manter a máxima qualidade e integridade instrumentos utilizados pelo profissional médico. Todos os detalhes devem ser minuciosamente levados em conta para que o instrumental dure de acordo com a garantia do fornecedor, desde seu acondicionamento até sua limpeza e esterilização. Sobre o processo de limpeza, esterilização e desinfetar o instrumental assinale a alternativa INCORRETA.
O processo de limpeza de instrumental pode ser manual ou automático, e envolve algumas etapas, como: limpeza prévia, descontaminação, lavagem, enxágüe, lubrificação e secagem.
Quando a limpeza for realizada de forma manual, o instrumental deve ser mergulhado, aberto ou desmontado, quando pertinente, em um recipiente apropriado contendo água e detergente, preferencialmente enzimático, à temperatura ambiente. A seguir, deve ser rigorosamente lavado em água corrente, preferencialmente morna.
Para a descontaminação dos instrumentais deve-se utilizar soluções químicas desinfetantes que são ativas em contato com matéria orgânica.
Os detergentes enzimáticos, quando em boa concentração, ajudam a remover uma boa parte de material orgânico do instrumental, sem causar-lhes qualquer dano.
O processo de limpeza escolhido deverá, para garantir uma limpeza profunda, empregar palhas ou esponjas de aço e outros produtos abrasivos, para a remoção de sujidades remanescentes de qualquer etapa do processo de limpeza.
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