Lista completa de Questões de Enfermagem da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
O conhecimento científico sobre amamentação comprova as propriedades únicas do leite humano e traz esclarecimentos sobre o processo da lactação. O hormônio produzido na glândula pituitária que sinaliza ao corpo da nutriz para produzir leite materno depois que o bebê nasce é ___________________________.
o TSH;
a prolactina;
a progesterona;
o estrogênio;
o glucagon.
Enfermagem - Imunização - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A partir do Programa Nacional das Imunizações, assinale a afirmativa INCORRETA:
Não deve ser adiada a aplicação de qualquer tipo de vacina em pessoas com doenças agudas febris.
Para cada agente imunizante há uma via de administração recomendada que, se não obedecida, pode resultar em menor proteção imunológica ou maior frequência de eventos adversos.
As vacinas vivas (vacina contra sarampo, contra rubéola, contra caxumba, contra febre amarela, BCG) são contraindicadas em gestantes.
A desnutrição não constitui contraindicação à vacinação.
A Campanha de Vacinação é uma estratégia cujo objetivo é o controle de uma doença de forma intensiva ou a ampliação da cobertura vacinal para complementar trabalho de rotina.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 50 e 100 milhões de pessoas se infectam com dengue anualmente no mundo. Sobre a dengue, assinale a alternativa correta:
A vacinação em massa é um modo de evitar ou reduzir a duração de uma epidemia da dengue.
Apenas coleções de água suja e parada podem servir de criadouro para o Aedes aegypti.
O mosquito Aedes aegypti é muito parecido com um pernilongo comum e tem o costume de atacar as pessoas durante o dia.
A pessoa com dengue deve evitar o uso de medicações que contenham paracetamol.
São sintomas da dengue clássica: febre baixa, forte dor abdominal, sede intensa, manchas e erupções na pele e tosse.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Devido às atuais condições de vida e trabalho e o aumento na expectativa de vida, tem havido uma significativa elevação no número de casos de doenças crônico-degenerativas, dentre elas a hipertensão arterial. Sobre a hipertensão arterial, é INCORRETO afirmar:
Faz parte do atendimento ao paciente hipertenso a orientação quanto à importância da mudança de hábitos de vida para que haja controle dos fatores de risco modificáveis como estresse, hiperglicemia, sedentarismo e obesidade.
A hipertensão arterial é um dos principais fatores associados ao desenvolvimento de doenças como a insuficiência coronariana, a insuficiência cardíaca, a insuficiência renal e o acidente vascular cerebral.
A pressão arterial depende da força de contração do coração, da quantidade de sangue circulante e da resistência dos vasos.
Na hipertensão primária ou sistêmica há uma causa conhecida, como, por exemplo, problemas renais, tumores de suprarrenal e algumas doenças endócrinas.
Fatores de risco constitucionais (idade, sexo, fatores genéticos como raça, história familiar e obesidade) e fatores ambientais (ingestão de sal, álcool, drogas, gorduras, tabagismo, estresse e sedentarismo), contribuem para o desenvolvimento da hipertensão.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A respeito do diabetes mellitus, é correto afirmar:
Polidipsia, polifagia e poliúria são manifestações clínicas comuns que aparecem subitamente no diabetes tipo 1.
São complicações do diabetes a retinopatia e a formação de varizes esofágicas.
A obesidade e o sedentarismo são fatores de risco para o diabetes tipo 1
A cetoacidose diabética é uma complicação grave do diabetes causado pela hipoglicemia e que pode levar ao coma diabético.
A dieta hipossódica e hipercalórica é a mais indicada para o paciente diabético.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A partir do Código de Ética, são deveres e responsabilidades do profissional de enfermagem, EXCETO:
Disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais.
Proteger a pessoa, família e coletividade contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da Equipe de Saúde.
Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto em iminente risco de morte.
Respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano, em todo seu ciclo vital, inclusive nas situações de morte e pós-morte.
Entre as mulheres com atividade sexual, o exame citopatológico preventivo (Papanicolau) para detecção de alterações citológicas cervicais e para detecção de infecções pelo Papilomavírus Humano (HPV) pode reduzir em 70% o índice de mortalidade pelo câncer de colo do útero. A infecção por Papilomavírus Humano (HPV) no colo do útero poderá causar o câncer se não for tratado e diagnosticado adequadamente. Sobre o exame citológico preventivo e o vírus HPV, assinale a alternativa INCORRETA:
Mulheres grávidas podem se submeter ao exame do Papanicolau sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
Fumar, beber em excesso ou usar drogas afeta o sistema imunológico e facilita a contaminação pelo vírus HPV.
O parceiro da mulher portadora do vírus HPV não precisa ser tratado.
O HPV pode levar até 12 anos para causar o câncer.
Usar preservativo em todas as relações sexuais é uma maneira de diminuir o risco de contágio pelo vírus HPV.
Enfermagem - Imunização - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que contém a vacina do calendário básico de imunizações que tem aplicação intradérmica:
Tríplice viral;
Tetravalente;
BCG;
Sabin;
Tríplice bacteriana.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta a conduta que um profissional de enfermagem que age baseado no Código de Ética Profissional deve ter:
Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
Desenvolver atividades profissionais sem equipamentos de proteção individual.
Não se importar com o pudor e a privacidade da pessoa atendida no caso de óbito.
Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade dos riscos.
Realizar as anotações de modo displicente, sem se preocupar com a verdade da assistência prestada, devido ao estresse da situação.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Sobre a hepatite B, é correto afirmar:
A infecção em neonatos apresenta uma taxa de cronificação muito inferior àquela que encontramos na infecção do adulto, com cerca de 90% dos neonatos evoluindo para a cura.
O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas da doença, varia de 1 a 5 anos.
Os sintomas estão sempre presentes, predominando fadiga, mal-estar geral, sintomas digestivos e icterícia grau III.
A prevenção da doença inclui o não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente e seringas.
A janela imunológica para hepatite B é de 7 a 21 dias, quando o HBsAg se torna detectável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...