Lista completa de Questões de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que contém somente contra-indicações gerais à vacinação.
Má-formação congênita, desnutrição e diarréia leve.
Desnutrição, neoplasia maligna e aleitamento materno
Aleitamento materno, escabiose e desnutrição
Neoplasia maligna, corticoterapia imunossupressora e reação anafilática após recebimento de uma dose de vacina
Diarréia leve, desnutrição e escabiose.
A rede de frio é o processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e deve ter as condições adequadas de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada. Com base nos dados referidos, assinale a alternativa correta.
Na primeira prateleira da geladeira da sala de vacinas de unidades básicas devem ser colocadas as vacinas que podem ser submetidas a temperatura negativa (contra poliomielite, sarampo, febre amarela, rubéola e tríplice viral), dispostas em bandejas perfuradas para permitir a circulação de ar.
Na primeira prateleira da geladeira da sala de vacinas de unidades básicas devem ser colocadas as vacinas que não podem ser submetidas a temperatura negativa (contra difteria, tétano e coqueluche, contra hepatite B, Haemophilus influenza tipo b e B.C.G.), dispostas em bandejas perfuradas para permitir a circulação de ar.
Na segunda prateleira da geladeira da sala de vacinas de unidades básicas devem ser colocadas as vacinas que não podem ser submetidas a temperatura negativa (contra difteria, tétano e coqueluche, contra hepatite B, Haemophilus influenza tipo b e B.C.G.), dispostas nas embalagens originais do laboratório produtor
Na segunda prateleira da geladeira da sala de vacinas de unidades básicas devem ser colocadas as vacinas que podem ser submetidas a temperatura negativa (contra poliomielite, sarampo, febre amarela, rubéola e tríplice viral), dispostas em bandejas fechadas que não permitam a circulação de ar.
Não existe ordem de colocação das vacinas nas prateleiras da geladeira da sala de vacinas, pois todas podem ser submetidas a temperaturas negativas por pequenos períodos de tempo
Considerando a Lei nº 9.431, de 06/01/1997, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de programa de controle de infecções hospitalares pelos hospitais do país, é correto afirmar:
Essa lei estabelece as normas sobre acreditação hospitalar
Entende-se por infecção hospitalar qualquer infecção de um paciente no hospital, devendo o hospital notificar ocorrências ao Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do organismo de gestão do SUS
Entende-se por infecção hospitalar, também denominada institucional ou nosocomial, qualquer infecção adquirida após a internação de um paciente em hospital e que se manifeste durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a hospitalização
Entende-se por infecção hospitalar qualquer infecção adquirida antes da hospitalização e que se manifesta após a alta, devendo o hospital notificar ocorrências ao Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do organismo de gestão do SUS
Entende-se por infecção hospitalar qualquer infecção de um paciente no hospital, excluídas as infecções após a alta, devendo o hospital notificar ocorrências ao Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do organismo de gestão do SUS.
A movimentação da caixa torácica permite verificação da freqüência respiratória. Ela é observada quanto à sua amplitude ou profundidade de expansão e ritmo, podendo alterar-se tornando a respiração superficial ou profunda. Dessa forma, é correto caracterizar a respiração rápida e superficial que está presente nas doenças pulmonares restritivas, dor torácica, distúrbios do diafragma e nos quadros de hipertermia como:
respiração de Cheyne-Stokes.
taquipnéia.
hiperpnéia.
respiração de Biot.
respiração de Kussmaul.
A presença de um só patógeno não é responsável pela instalação de uma infecção. Algumas condições são indispensáveis. Para tanto, faz-se necessário a formação da cadeia de infecções. A cadeia de infecção é formada por:
reservatório, porta de saída e porta de entrada.
agente infeccioso, porta de entrada, hospedeiro, porta de saída, meios de transmissão e reservatório
hospedeiro, porta de entrada, porta de saída, agente infeccioso e meios de transmissão.
agente infeccioso, porta de saída, reservatório, meios de transmissão e hospedeiro.
agente infeccioso, reservatório, porta de saída, meios de transmissão, porta de entrada e hospedeiro
O corpo humano é um reservatório de organismos potencialmente patogênicos. Sabe-se que os organismos podem ser trazidos direta ou indiretamente para a ferida. Durante a realização de um curativo que contenha mais de uma ferida
Deve-se iniciar por qualquer tipo de ferida, fechada ou aberta.
Deve-se iniciar pela ferida aberta não infectada, seguida pela ferida com incisão limpa e fechada
Deve-se evitar realizar o curativo na ferida com incisão limpa e fechada para não contaminá-la.
Deve-se iniciar pela ferida com incisão limpa e fechada, seguindo-se para a ferida aberta não infectada.
Deve-se realizar apenas o curativo da ferida aberta não infectada.
A administração de medicamentos por via parenteral é feita através de injeções, utilizando-se seringas, agulhas e cateteres. As vias mais comuns são a intramuscular, a subcutânea, a endovenosa e a intradérmica. A quantidade de líquido a ser injetado por via intramuscular varia de acordo com os locais. As regiões para aplicação intramuscular são:
Dorsoglútea, deltoidiana, ventroglútea e face ântero-lateral da coxa
Deltoidiana, fossa antecubital, face posterior da perna e dorsoglútea
Face ântero-lateral da coxa e ventroglútea, deltoidiana, face posterior da perna e antecubital do braço.
Ventroglútea, deltoidiana, face póstero-lateral do antebraço e coxa.
Deltoidiana, dorsoglútea, fossa antecubital e póstero-lateral da coxa
A prescrição médica diz para ministrar 250 mg de amoxacilina. Você dispõe de frascos de 500 mg em 5 ml. É correto afirmar que se deverá ministrar:
25 ml.
0, 25 ml.
10 ml.
0,5 ml.
2,5 ml.
Uma série de medidas pode fazer parte da avaliação antropométrica, dependendo do tipo de público ao qual esta é destinada. Dentre elas, o peso é a medida mais comum realizada na avaliação nutricional, sendo de fácil obtenção e baixo custo, além de diagnosticar mudanças recentes no estado nutricional. Com base no assunto, é correto afirmar:
Não há a necessidade de tirar a roupa e o calçado no caso de um usuário adulto para obter seu peso.
Para a coleta dessa medida deve-se aferir a balança e tará-la na marca zero.
Deve-se pesar com roupa e calçado e descontar do peso obtido 2 kg.
O usuário adulto deve ser posicionado em qualquer posição na balança, de maneira que possa distribuir igualmente seu peso entre os dois pés.
Para a coleta da medida, deve-se aferir abalança e tará-la de modo a já se descontar o peso de roupa e calçado.
Assinale a alternativa cujos termos correspondem respectivamente à dificuldade para respirar deitado em posição horizontal, à dificuldade respiratória e à respiração normal, nessa seqüência.
Dispnéia, ortopnéia, eupnéia.
Dispnéia, eupnéia, ortopnéia.
Dispnéia, bradipnéia, ortopnéia
Ortopnéia, dispnéia, eupnéia.
Apnéia, dispnéia, ortopnéia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...