Lista completa de Questões de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são deveres da equipe de enfermagem, EXCETO:
A facilitação do desenvolvimento das atividades profissionais de ensino e pesquisa na instituição em que trabalha.
A interrupção da pesquisa pelo profissional na presença de qualquer perigo à vida e à integridade da pessoa humana.
A decisão sobre a assistência de enfermagem como exclusiva do enfermeiro.
A facilitação na fiscalização do exercício profissional na instituição em que trabalha.
O pedido de consentimento de participação em pesquisa, ao paciente ou seu representante legal.
Paciente de 32 anos, grávida no 8° mês de gestação, nunca havia feito pré-natal, apresenta-se com PA 180X110 mmHg, com edema em membros inferiores, relatando dificuldade para urinar e, quando o faz, a urina tem aspecto de clara de ovo. A enfermeira que atendeu essa paciente solicitou os exames de rotina para o 3° trimestre de gestação, e orientou a paciente a que retornasse diariamente na Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do edema e da pressão arterial. Essa enfermeira cometeu ato culposo no seu exercício profissional, não tomando medidas mais pró-ativas como encaminhamento para o médico da Unidade Básica, infringindo, portanto, seu postulado ético legal. A designação do ato culposo da enfermeira é:
imperícia, imprudência ou negligência.
imprudência, jurisprudência ou negligência.
indiferença, imperícia ou imprudência.
negligência, indiferença ou jurisprudência.
jurisprudência, imperícia ou negligência.
No exercício profissional, o enfermeiro sempre vivencia situações que são permeadas de princípios éticos. Considera-se que os seguintes princípios estão presentes no cuidado ao paciente:
justiça, dependência, respeito às pessoas e veracidade.
veracidade, maternidade, duplo efeito e confiabilidade.
fidelidade, justiça, dependência e santidade da vida
confiabilidade, duplo efeito, justiça e dependência.
autonomia, beneficência, paternalismo e santidade da vida.
A ética que o enfermeiro pode utilizar no campo da enfermagem é descrita na literatura como teleológica (utilitarista), deontológica (formalista) e preventiva. Sobre o assunto, é correto afirmar:
A ética teleológica é a que se interessa pela aderência a princípios morais e religiosos, e o enfermeiro a utiliza para resolver questões científicas de seu trabalho.
A ética preventiva é aquela que utiliza estratégias que auxiliam o enfermeiro a tomar decisões éticas; essas estratégias devem prever a causa, a ação e a solução do dilema ético.
A ética deontológica se interessa pelas conseqüências da ação realizada pelo profissional de enfermagem sem considerar os meios e os fins de sua ação.
A ética utilitarista e a formalista são tipos de ética que ajudam o enfermeiro a resolver questões de dilemas éticos, pois as transforma em objeto de ética prescritiva
A ética pode ajudar o enfermeiro a resolver suas questões diárias de trabalho ao cuidar dos pacientes, considerando os princípios da bioestética.
A infração de medida sanitária preventiva, a omissão de notificação de doença, o exercício ilegal de algumas profissões, o curandeirismo, o charlatanismo e o uso indevido de substâncias entorpecentes são atos lesivos à saúde pública, constituindo portanto objeto de proibições que o enfermeiro deve considerar. É proibido ao enfermeiro segundo o Código de Ética Profissional de Enfermagem:
Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência legal.
Participar de movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência, de trabalho e remuneração.
Suspender as suas atividades individual ou coletivamente quando a instituição pública ou privada não oferecer condições para o exercício profissional, ressalvadas as situações de urgência ou emergência.
Acumpliciar-se com pessoas e instituições que exerçam ilegalmente atividades de enfermagem.
Atender o ser humano na situação de morte e pós-morte.
As condições carcinogênicas potenciais ou vigentes no colo uterino podem ser determinadas pela coleta de material cérvico-vaginal para a realização de exame citológico de Papanicolaou. Quanto a esse procedimento, é correto afirmar:
Esse procedimento tem respaldo na Lei nº 7.498/82 e no Decreto nº 994.406/87, que regulamentam o exercício da enfermagem
São orientações prévias: não estar menstruada, abstinência sexual de 24 horas antes da coleta, e nas 48 horas que antecedem ao exame não utilizar cremes ou duchas vaginais.
O esfregaço ideal é aquele em que aparecem células do epitélio escamoso e estratificado.
O material mínimo necessário é lâmina com borda fosca, espátula de Ayre, fixador, caixa ou frasco para acondicionar a lâmina, pinça de Cheron e bolinhas de algodão.
O esfregaço durante a gestação deve ser feito com cotonete apenas na região da ectocérvice.
O câncer de mama em mulheres teve um aumento considerável e ocupará o primeiro lugar nas estimativas de incidência e mortalidade para os próximos anos em nosso país. Essa tendência é semelhante à de países desenvolvidos, onde a urbanização levou ao aumento da prevalência de fatores de risco. Com base no assunto, analise os itens abaixo.
I. Sexo feminino, menarca antes dos 11 anos, menopausa após os 55 anos, nuliparidade e primeira gestação a termo após os 30 anos.
II. Ciclos menstruais menores que 21 dias, mãe ou irmã com história de câncer de mama.
III. Dieta rica em gordura animal e pobre em fibras, obesidade principalmente após a menopausa.
IV. Dieta pobre em fibras e pobre em gorduras, cor branca, fumo, sexo feminino, menarca após os 15 anos.
V. Stress, história de câncer na família, obesidade, menopausa precoce, etilismo, padrão socioeconômico baixo.
Contêm apenas fatores associados ao câncer de mama:
Os itens I, II e III.
Os itens I, II, e IV.
Os itens III, IV e V.
Os itens I, III e V.
Os itens I, III e V.
O trabalho de parto algumas vezes pode evoluir rapidamente, não havendo tempo hábil para se conduzir a parturiente até uma unidade hospitalar. Em uma situação de emergência, o enfermeiro deve assistir a parturiente com calma e segurança. Em relação ao parto de emergência, é correto afirmar:
O enfermeiro deve informar-se se a parturiente é primípara, pois nesse caso o parto rápido é mais comum.
O enfermeiro deve segurar a cabeça da criança, evitando seu nascimento em local inapropriado.
O enfermeiro deve dar prioridade à higiene do períneo.
O enfermeiro deve fazer pressão no fundo uterino para acelerar o parto.
O enfermeiro deve exercer uma suave pressão no períneo e liberar a cabeça entre as contrações para evitar lacerações de períneo e dano cerebral na criança
A atenção integral no ciclo gravídico-puerperal prevê no mínimo uma consulta pós-parto, pois, segundo o Ministério da Saúde (2001), a maioria dos serviços não faz orientação adequada à puérpera no momento da alta hospitalar. Em relação ao puerpério, assinale a alternativa correta.
Entre as orientações fundamentais na revisão puerperal está a contracepção. Sobre o Método Lactação e Amenorréia (LAM), o enfermeiro deve informar à puérpera que sua efetividade é de 75% se mantida amamentação exclusiva à livre demanda até 6 meses do parto sem que haja menstruação nesse período.
Na revisão puerperal tardia deve ser realizada a complementação do esquema vacinal, especialmente contra o tétano, hepatite B e rubéola, de todas as puérperas que não o tenham completado durante a gestação.
A revisão puerperal precoce deve ser realizada até o 7º dia após o parto.
O anticoncepcional hormonal mais indicado para o período puerperal é o anticoncepcional oral combinado.
O enfermeiro deve orientar a restrição de alimentos gordurosos e amamentação combinada com sucos e vitaminas.
A hemorragia puerperal é uma complicação de alta incidência de mortalidade materna nas primeiras horas após o parto. A alternativa que apresenta sinais dessa complicação é:
hipertensão arterial
útero macio e acima do umbigo.
lóquios em quantidade diminuída.
lóquios sanguinolentos vermelho-escuros.
diminuição das freqüências cardíaca e respiratória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...