Questões de Engenharia Aeronáutica

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Segundo a teoria de falhas para tensões combinadas, aplicadas a componentes de uma máquina constituída de material isótropo, pode-se afirmar que:

  • A.

    se os componentes da máquina falharem por ruptura dúctil, a teoria de falha mais adequada é a de Rankine.

  • B.

    se estados hidrostáticos de tensão forem acrescentados a um determinado ponto desses componentes, eles não afetam as condições de segurança da máquina se a teoria de falha aplicada é a de Tresca.

  • C.

    se os componentes da máquina falharem por ruptura frágil, a teoria de falha mais adequada é a de Tresca.

  • D.

    se estados hidrostáticos de tensão forem acrescentados a um determinado ponto desses componentes, eles não afetam as condições de segurança da máquina se a teoria de falha aplicada é a de Mohr-Coulomb.

  • E.

    se estados hidrostáticos de tensão forem acrescentados a um determinado ponto desses componentes, eles afetam as condições de segurança da máquina se a teoria de falha aplicada é a de von Mises.

  • A.

    a projeção I é classificada como uma projeção paralela e oblíqua.

  • B.

    a projeção III é a vista lateral direita, caracterizada pela visão do observador posicionado à direita do objeto.

  • C.

    as projeções II, III e IV são classificadas como projeções axonométricas.

  • D.

    as linhas tracejadas nas projeções II e III referem-se à mesma aresta apresentada na projeção I.

  • E.

    as projeções I, II, III e IV são projeções cilíndricas e ortogonais.

Os símbolos utilizados na tolerânica geométrica, segundo a normalização brasileira, que representam, respectivamente, coaxialidade, cilindricidade e forma, são:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

A aplicação de tensão residual compressiva por meio de alargamento de furos durante o processo de fixação de prendedores (“cravação”) em elementos estruturais metálicos que evita, significativamente, a iniciação de trincas decorrentes do fenômeno de fadiga, em torno desses furos, é denominado

  • A.

    trabalho à frio.

  • B.

    tratamento térmico.

  • C.

    laminação à frio.

  • D.

    tratamento à laser.

  • E.

    jateamento por partículas.

No tocante às filosofias de projeto à fadiga aplicadas nos desenvolvimentos de componentes ou sistemas estruturais aeronáuticos, pode-se afirmar que:

  • A.

    na filosofia de projeto, denominada seguro contra falhas (fail-safe), um componente ou sistema estrutural é projetado com o objetivo de não desenvolver trincas durante um período determinado.

  • B.

    o método S-N é aplicado para fadiga de baixo ciclo e as deformações plásticas não são consideradas (análise linear-elástica).

  • C.

    na filosofia de projeto, denominada vida segura (safe life), um componente ou sistema estrutural é projetado para ser capaz de resistir ao carregamento esperado em serviço, mesmo que ocorra falha em um dos seus componentes.

  • D.

    no projeto tolerante ao dano, a Mecânica da Fratura Elástica Linear é aplicada no sentido de se obter um plano de inspeção e manutenção de cada componente ou sistema estrutural.

  • E.

    o método ε –N é aplicado para fadiga de alto ciclo com a consideração de deformações plásticas que ocorrem em regiões localizadas.

Em relação aos processos de fabricação de componentes estruturais aeronáuticos em materiais compósitos, pode-se afirmar que

  • A.

    a pultrusão é um processo de fabricação que prefere o emprego de resinas de cura lenta.

  • B.

    nos processos de fabricação de compósitos estruturais com matriz polimérica termoplástica, haverá um processo de cura caracterizado por grande alteração química dessa matriz.

  • C.

    a bobinagem é recomendada para a fabricação de grandes peças estruturais axissimétricas.

  • D.

    nos processos de fabricação de compósitos estruturais com matriz polimérica termofixas, haverá um processo de consolidação caracterizado por alteração química dessa matriz.

  • E.

    o processo de bolsa de vácuo/autoclave fornece um compósito com alto conteúdo de vazios.

  • A.

    a torção geométrica de uma asa é definida como o ângulo formado pelas cordas dos aerofólios da raiz (CR) e da ponta (CP) da asa.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A.

    completa – estável.

  • B.

    excessiva – instável.

  • C.

    incompleta – estável.

  • D.

    incompleta – instável.

  • E.

    excessiva – estável.

  • A.

    5,63 rad/s.

  • B.

    10,00 rad/s.

  • C.

    17,78 rad/s.

  • D.

    37,50 rad/s.

  • E.

    66,67 rad/s.

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