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Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Segundo a teoria de falhas para tensões combinadas, aplicadas a componentes de uma máquina constituída de material isótropo, pode-se afirmar que:
se os componentes da máquina falharem por ruptura dúctil, a teoria de falha mais adequada é a de Rankine.
se estados hidrostáticos de tensão forem acrescentados a um determinado ponto desses componentes, eles não afetam as condições de segurança da máquina se a teoria de falha aplicada é a de Tresca.
se os componentes da máquina falharem por ruptura frágil, a teoria de falha mais adequada é a de Tresca.
se estados hidrostáticos de tensão forem acrescentados a um determinado ponto desses componentes, eles não afetam as condições de segurança da máquina se a teoria de falha aplicada é a de Mohr-Coulomb.
se estados hidrostáticos de tensão forem acrescentados a um determinado ponto desses componentes, eles afetam as condições de segurança da máquina se a teoria de falha aplicada é a de von Mises.
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a projeção I é classificada como uma projeção paralela e oblíqua.
a projeção III é a vista lateral direita, caracterizada pela visão do observador posicionado à direita do objeto.
as projeções II, III e IV são classificadas como projeções axonométricas.
as linhas tracejadas nas projeções II e III referem-se à mesma aresta apresentada na projeção I.
as projeções I, II, III e IV são projeções cilíndricas e ortogonais.
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Os símbolos utilizados na tolerânica geométrica, segundo a normalização brasileira, que representam, respectivamente, coaxialidade, cilindricidade e forma, são:
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A aplicação de tensão residual compressiva por meio de alargamento de furos durante o processo de fixação de prendedores (cravação) em elementos estruturais metálicos que evita, significativamente, a iniciação de trincas decorrentes do fenômeno de fadiga, em torno desses furos, é denominado
trabalho à frio.
tratamento térmico.
laminação à frio.
tratamento à laser.
jateamento por partículas.
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No tocante às filosofias de projeto à fadiga aplicadas nos desenvolvimentos de componentes ou sistemas estruturais aeronáuticos, pode-se afirmar que:
na filosofia de projeto, denominada seguro contra falhas (fail-safe), um componente ou sistema estrutural é projetado com o objetivo de não desenvolver trincas durante um período determinado.
o método S-N é aplicado para fadiga de baixo ciclo e as deformações plásticas não são consideradas (análise linear-elástica).
na filosofia de projeto, denominada vida segura (safe life), um componente ou sistema estrutural é projetado para ser capaz de resistir ao carregamento esperado em serviço, mesmo que ocorra falha em um dos seus componentes.
no projeto tolerante ao dano, a Mecânica da Fratura Elástica Linear é aplicada no sentido de se obter um plano de inspeção e manutenção de cada componente ou sistema estrutural.
o método ε N é aplicado para fadiga de alto ciclo com a consideração de deformações plásticas que ocorrem em regiões localizadas.
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Em relação aos processos de fabricação de componentes estruturais aeronáuticos em materiais compósitos, pode-se afirmar que
a pultrusão é um processo de fabricação que prefere o emprego de resinas de cura lenta.
nos processos de fabricação de compósitos estruturais com matriz polimérica termoplástica, haverá um processo de cura caracterizado por grande alteração química dessa matriz.
a bobinagem é recomendada para a fabricação de grandes peças estruturais axissimétricas.
nos processos de fabricação de compósitos estruturais com matriz polimérica termofixas, haverá um processo de consolidação caracterizado por alteração química dessa matriz.
o processo de bolsa de vácuo/autoclave fornece um compósito com alto conteúdo de vazios.
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a torção geométrica de uma asa é definida como o ângulo formado pelas cordas dos aerofólios da raiz (CR) e da ponta (CP) da asa.
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completa estável.
excessiva instável.
incompleta estável.
incompleta instável.
excessiva estável.
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