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No que concerne à aplicabilidade e ao gerenciamento do Plano Diretor em um sítio aeroportuário, é correto afirmar:
O Plano Diretor estabelece diretrizes para a expansão do setor aéreo.
O Plano Diretor Aeroportuário tem validade de 5 anos, a partir de sua aprovação pela ANAC.
O Plano Diretor Aeroportuário somente será obrigatório para aeroportos com mais de um milhão de operações aéreas/ano.
É condição básica para a aprovação do Plano Diretor que a infraestrutura viária de acesso ao complexo aeroportuário deva estar concluída para serem iniciadas as obras planejadas.
O Plano Diretor estabelece o planejamento para a expansão da infraestrutura aeroportuária em consonância com a regulamentação de segurança operacional expedida pela Agência Nacional de Aviação Civil.
De acordo com os objetivos estabelecidos pela ICAO, no sentido de padronizar a notificação da resistência de pavimentos de aeródromos com a aplicação do método ACN-PCN, é correto concluir:
PCN é um número que expressa a capacidade de resistência de um pavimento para operações sem restrição.
O método é aplicado para qualquer tipo de pavimento, independentemente da carga da aeronave que vai utilizar o aeródromo.
O método é utilizado somente para planejamento da implantação do aeroporto, não possuindo aplicação prática apesar de constar nas Publicações Aeronáuticas.
Sendo o ACN de uma aeronave variável, de acordo com a fase do voo, cada avaliação para implantação deve utilizar um valor médio de peso máximo de operação da aeronave.
Considerando que uma aeronave possui ACN 50 e que pretende operar num aeroporto cujo PCN seja PCN 80 / R / B / W / T, pode-se afirmar que a operação não será possível em função da restrição descrita e imposta à pressão dos pneus.
Os fatores que devem ser considerados nos estudos para a definição do sentido de orientação do sistema de pistas de um aeródromo são:
mix de aeronaves, posição do sol e declinação magnética.
ventos predominantes, aeronave de projeto e tipo de terreno.
posição do sol, declinação magnética e ventos predominantes.
densidade de tráfego aéreo na vizinhança, ventos predominantes e ruídos aeronáuticos.
tipo de terreno, densidade de tráfego aéreo na vizinhança do aeródromo e ventos predominantes.
Analise: I
II
. O número de pistas de táxi não é considerado na definição do cálculo da capacidade aeroportuária.III
. Não existe diferenciação da metodologia para planejamento de um aeroporto voltado ao transporte de cargas e para umaeroporto voltado ao transporte de passageiros.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II e III são, respectivamente:V; F; F.
F; F; V.
V; V; F.
F; V; F.
V; F; V.
Analise: I
II
. O projeto de um aeroporto deve basear-se na sua viabilidade econômica, levando-se em consideração a projeção dademanda deste.
III
. O tamanho do pátio deve levar em consideração a maior aeronave que poderá utilizar o aeroporto.Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II e III são, respectivamente:V; F; F.
F; F; V.
V; V; F.
F; V; F.
V; F; V.
As normas emanadas pela Organização de Aviação Civil Internacional e pela Agência Nacional de Aviação Civil, que regulamentam as atividades relacionadas com a navegação aérea, são publicadas, respectivamente, por meio de
Anexos e Portarias.
Suplementos e Portarias.
Documentos e Pareceres.
Documentos e Orientações.
Resoluções da Assembléia e Pareceres.
A primeira medida a ser implementada visando buscar uma atenuação do impacto do ruído aeronáutico está corretamente mencionada em:
Proibição da operação em determinada cabeceira.
Adequação dos procedimentos de tráfego aéreo.
Aumento do comprimento das pistas do aeroporto.
Redução do horário de funcionamento do aeroporto.
Restrição de operação para aeronaves de grande porte.
No que tange ao planejamento de aeroportos, julgue os próximos itens.
As condições meteorológicas locais são um fator condicionante na escolha do local para a instalação de um aeroporto.
No que tange ao planejamento de aeroportos, julgue os próximos itens.
A dimensão de um aeroporto depende dos seguintes fatores: dimensões das aeronaves, volume previsto para o tráfego, condições meteorológicas, altitude do local e ruído.
No que tange ao planejamento de aeroportos, julgue os próximos itens.
As condições meteorológicas consideradas no dimensionamento de aeroportos consistem basicamente da variável vento, que influi não apenas no comprimento da pista, mas também no número de pistas projetadas para o aeroporto.
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