Questões sobre Geral

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Durante a realização de um teste em túnel de vento, observou-se que a velocidade de escoamento na parte superior e na parte inferior da asa de um modelo de aeronave eram v1 e v2, respectivamente, com v1 > v2. Desprezando a energia potencial gravitacional, já que a altura da asa é pequena e considerando-se que a área da asa seja A e a densidade do ar γ, a força de sustentação F na asa, calculada a partir da equação de Bernoulli, pode ser dada pela equação

  • A.

    F = y (v1 2 – v2 2)A.

  • B.

    F = ½ y (v1 2 – v2 2)A.

  • C.

    F = ½y (v1 – v2)A.

  • D.

    F = y (v1 – v2)A.

Julgue os itens seguintes, acerca das características de funcionamentos das turbinas hidráulicas.

A seleção do tipo de turbina para uma aplicação pode ser feita pela rotação específica, que é o número de rotações por minuto que uma turbina desenvolve funcionando sob vazão e potência unitária para a carga hidráulica disponível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os serviços de controle de tráfego aéreo que podem ser prestados às aeronaves que passam a voar na área de jurisdição de um órgão operacional de tráfego aéreo são:

  • A.

    Alerta, Salvamento e Resgate.

  • B.

    Controle Aéreo, Alerta e Salvamento.

  • C.

    Informação de Voo, Alerta e Emergência.

  • D.

    Controle, Informação de Voo e de Gerenciamento Aéreo.

  • E.

    Controle de Área, Controle de Aproximação e Controle de Aeródromo.

Analise:

I. O espaço aéreo sob jurisdição do Estado Brasileiro

está delimitado pela fronteira seca e pelo mar territorial.

II. A porção do espaço aéreo situada nas imediações

de um aeródromo é denominada Área de Controle

Terminal.

III. Aerovia é a denominação técnica de área de controle,

ou parte dela, com dimensões definidas a serem

percorridas pelas aeronaves durante a execução

de um voo.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

  • A.

    V; F; V.

  • B.

    F; F; V.

  • C.

    F; V; F.

  • D.

    F; V; V.

  • E.

    V; F; F.

Uma das características dos recursos de vigilância empregados nos serviços de controle de tráfego aéreo está correta em:

  • A.

    O Radar Secundário independe de equipamentos de bordo das aeronaves.

  • B.

    Os dados obtidos pelo Radar Primário são o azimute, a distância e o tempo.

  • C.

    Os dados de posicionamento obtidos por um Radar Secundário são coordenadas geográficas.

  • D.

    O princípio de funcionamento do Radar Secundário é o da reflexão das ondas eletromagnéticas.

  • E.

    O Radar Primário fornece dados de posicionamento da aeronave através de processo não-cooperativo.

O sensor de vigilância que oferece aos Pilotos e aos Controladores de Tráfego Aéreo a mesma consciência situacional do mesmo cenário de espaço aéreo é o

  • A.

    GPS.

  • B.

    GNSS.

  • C.

    ADS-B.

  • D.

    ADS-C.

  • E.

    CPDLC.

Analise:

I. A Elevação do Aeródromo é definida como o ponto

mais elevado da área de pouso.

II. O sinal designador de cabeceira da pista é especificado

por meio de um número de dois dígitos utilizando-

se como referência o rumo magnético da pista.

III. O Ponto de Referência do Aeródromo (ARP) é utilizado

na definição das altitudes dos procedimentos

de aproximação e pouso.

IV. A pista de pouso ou decolagem de um aeródromo

deve ser projetada considerando-se a predominância

do vento no sentido perpendicular ao seu eixo

longitudinal.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II,

III e IV são, respectivamente:

  • A.

    V; V; F; F.

  • B.

    V; F; V; F.

  • C.

    F; V; F; V.

  • D.

    F; V; V; F.

  • E.

    V; F; F; V.

Em função do crescimento da demanda aérea no aeroporto de Brasília, a administração aeroportuária executou várias obras de ampliação de sua infraestrutura, dentre elas destaca-se a construção da nova pista (Pista 1) construída no mesmo sentido longitudinal da pista já existente no aeródromo (Pista 2). Considerando que o rumo magnético da Pista 2 é de 107°, as designações corretas das cabeceiras constantes nas cartas de aeródromo são:

  • A.

    10 e 29.

  • B.

    11 e 28.

  • C.

    11L e 28R.

  • D.

    11L/29R e 11R/29L.

  • E.

    11R/29R e 11L/29L.

Analise:

I. Pode-se afirmar que toda aeronave deve possuir

propulsão própria.

II. A finalidade de um winglet é diminuir o arrasto denominado

“parasita” ou “de ponta de asa”.

III. A técnica de “pouso de três pontos” só pode ser

executada por aeronaves com trem de pouso convencional.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

  • A.

    V; F; V.

  • B.

    F; F; V.

  • C.

    V; V; F.

  • D.

    F; V; F.

  • E.

    V; V; V.

No ambiente de uma Torre de Controle de Aeródromo existem várias posições de controle responsáveis pelo gerenciamento das operações relacionadas com os pousos e decolagens das aeronaves. A denominação técnica da posição operacional responsável pela expedição das autorizações de plano de voo para as aeronaves é

  • A.

    Controle de Solo.

  • B.

    Controle de Pátio.

  • C.

    Autorização de Solo.

  • D.

    Controle de Aeronaves.

  • E.

    Autorização de Tráfego.

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