Questões de Engenharia Aeronáutica da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Os serviços de controle de tráfego aéreo que podem ser prestados às aeronaves que passam a voar na área de jurisdição de um órgão operacional de tráfego aéreo são:

  • A.

    Alerta, Salvamento e Resgate.

  • B.

    Controle Aéreo, Alerta e Salvamento.

  • C.

    Informação de Voo, Alerta e Emergência.

  • D.

    Controle, Informação de Voo e de Gerenciamento Aéreo.

  • E.

    Controle de Área, Controle de Aproximação e Controle de Aeródromo.

Analise:

I. O espaço aéreo sob jurisdição do Estado Brasileiro

está delimitado pela fronteira seca e pelo mar territorial.

II. A porção do espaço aéreo situada nas imediações

de um aeródromo é denominada Área de Controle

Terminal.

III. Aerovia é a denominação técnica de área de controle,

ou parte dela, com dimensões definidas a serem

percorridas pelas aeronaves durante a execução

de um voo.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

  • A.

    V; F; V.

  • B.

    F; F; V.

  • C.

    F; V; F.

  • D.

    F; V; V.

  • E.

    V; F; F.

Uma das características dos recursos de vigilância empregados nos serviços de controle de tráfego aéreo está correta em:

  • A.

    O Radar Secundário independe de equipamentos de bordo das aeronaves.

  • B.

    Os dados obtidos pelo Radar Primário são o azimute, a distância e o tempo.

  • C.

    Os dados de posicionamento obtidos por um Radar Secundário são coordenadas geográficas.

  • D.

    O princípio de funcionamento do Radar Secundário é o da reflexão das ondas eletromagnéticas.

  • E.

    O Radar Primário fornece dados de posicionamento da aeronave através de processo não-cooperativo.

O sensor de vigilância que oferece aos Pilotos e aos Controladores de Tráfego Aéreo a mesma consciência situacional do mesmo cenário de espaço aéreo é o

  • A.

    GPS.

  • B.

    GNSS.

  • C.

    ADS-B.

  • D.

    ADS-C.

  • E.

    CPDLC.

Analise:

I. A Elevação do Aeródromo é definida como o ponto

mais elevado da área de pouso.

II. O sinal designador de cabeceira da pista é especificado

por meio de um número de dois dígitos utilizando-

se como referência o rumo magnético da pista.

III. O Ponto de Referência do Aeródromo (ARP) é utilizado

na definição das altitudes dos procedimentos

de aproximação e pouso.

IV. A pista de pouso ou decolagem de um aeródromo

deve ser projetada considerando-se a predominância

do vento no sentido perpendicular ao seu eixo

longitudinal.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II,

III e IV são, respectivamente:

  • A.

    V; V; F; F.

  • B.

    V; F; V; F.

  • C.

    F; V; F; V.

  • D.

    F; V; V; F.

  • E.

    V; F; F; V.

Em função do crescimento da demanda aérea no aeroporto de Brasília, a administração aeroportuária executou várias obras de ampliação de sua infraestrutura, dentre elas destaca-se a construção da nova pista (Pista 1) construída no mesmo sentido longitudinal da pista já existente no aeródromo (Pista 2). Considerando que o rumo magnético da Pista 2 é de 107°, as designações corretas das cabeceiras constantes nas cartas de aeródromo são:

  • A.

    10 e 29.

  • B.

    11 e 28.

  • C.

    11L e 28R.

  • D.

    11L/29R e 11R/29L.

  • E.

    11R/29R e 11L/29L.

Analise:

I. Pode-se afirmar que toda aeronave deve possuir

propulsão própria.

II. A finalidade de um winglet é diminuir o arrasto denominado

“parasita” ou “de ponta de asa”.

III. A técnica de “pouso de três pontos” só pode ser

executada por aeronaves com trem de pouso convencional.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

  • A.

    V; F; V.

  • B.

    F; F; V.

  • C.

    V; V; F.

  • D.

    F; V; F.

  • E.

    V; V; V.

No ambiente de uma Torre de Controle de Aeródromo existem várias posições de controle responsáveis pelo gerenciamento das operações relacionadas com os pousos e decolagens das aeronaves. A denominação técnica da posição operacional responsável pela expedição das autorizações de plano de voo para as aeronaves é

  • A.

    Controle de Solo.

  • B.

    Controle de Pátio.

  • C.

    Autorização de Solo.

  • D.

    Controle de Aeronaves.

  • E.

    Autorização de Tráfego.

O ATM representa o dinâmico e integrado gerenciamento do tráfego aéreo e do espaço aéreo com o objetivo de garantir a segurança e eficiência nas operações, mediante provimento de serviços de forma colaborativa entre todos os participantes. Dentre os componentes do processo dessa gestão destaca-se a administração do sistema aeroportuário, cuja atuação está diretamente relacionada com

  • A.

    a capacidade praticada no aeroporto pelo órgão de Controle de Tráfego.

  • B.

    a diminuição do volume de operações em caso de aumento da demanda aérea.

  • C.

    a condição de todos os aeroportos brasileiros serem monitorados ou coordenados.

  • D.

    o fato de que a alteração do status operacional da infraestrutura aeroportuária disponível pode alterar a capacidade do aeroporto.

  • E.

    a necessidade da existência de pátios e controle de rampa dinâmico nos aeroportos de maior fluxo de tráfego.

As entidades que participam da estrutura oficial dos Sistemas de Aviação Civil, com atuação no âmbito nacional e internacional, respectivamente, são:

  • A.

    SAC e IATA.

  • B.

    ANAC e FAA.

  • C.

    ANAC e OACI.

  • D.

    INFRAERO e FAA.

  • E.

    DECEA e ICAO.

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