Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente estabelecidos pela Lei Federal nº 6.938, de 1981, sendo que a Resolução Conama nº 237, de 1997, dispõe sobre a revisão e complementação dos procedimentos e critérios utilizados para esse licenciamento ambiental.
De acordo com a legislação ambiental mencionada, o(a)custo de análise para a obtenção da licença ambiental deverá ser estabelecido por dispositivo legal, visando ao ressarcimento, pelo empreendedor, das despesas realizadas pelo órgão ambiental competente.
prazo máximo de análise e parecer da licença prévia é de 12 (doze) meses, em projetos em que não foi solicitada no Termo de Referência a elaboração de um EIA/RIMA.
licenciamento ambiental de atividades que ultrapassem os limites territoriais do País será realizado junto ao Ministério das Relações Exteriores.
licenciamento ambiental de base militar será realizado junto ao órgão de controle ambiental do Estado onde ela se situa.
Licença de Operação é concedida com a entrega do Projeto Básico do empreendimento.
Na comercialização de produtos agropecuários, nem sempre o produtor rural comercializa seu produto diretamente ao consumidor, necessitando do intermediário, que estabelece um preço de compra e um preço de venda do produto. Desta forma, a diferença entre o preço de venda e o preço de compra do produto agrícola, que demonstra quanto cada intermediário do sistema de comercialização acrescentou antes de repassá-lo ao próximo intermediário e/ou ao consumidor, denomina-se:
Lucro.
Custo fixo.
Custo marginal.
Custo de comercialização.
Mark-up de comercialização.
A toxicidade da maioria dos defensivos é expressa em termos do valor da dose média letal (DL50), por via oral, representada por miligramas do produto tóxico por quilo de peso vivo, necessários para matar 50% de ratos e outros animais testes.
Assinale a alternativa falsa:
Classe Toxicológica I apresenta DL50 menor que 50mg/Kg de peso vivo, representado pela cor vermelha;
Classe Toxicológica I apresenta DL50 maior que 100mg/Kg de peso vivo, representado pela cor vermelha;
Classe Toxicológica I apresenta DL50 maior que 500mg/Kg de peso vivo, representado pela cor vermelha;
Classe Toxicológica II apresenta DL50 entre 500 e 5000 menor que 50mg/Kg de peso vivo, representado pela cor amarela;
Classe Toxicológica II apresenta DL50 entre 500 e 5000 menor que 50mg/Kg de peso vivo, representado pela cor azul.
A Resolução Conama nº 10, de 14 de dezembro de 1988, dispõe sobre a regulamentação das Áreas de Proteção Ambiental - APA. De acordo com essa resolução, as APA são unidades de conservação destinadas a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, visando à melhoria da qualidade de vida da população local e também objetivando a proteção dos ecossistemas regionais.
De acordo com o disposto nessa Resolução, as APAsão consideradas de maneira particular e não serão objeto de um Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).
não poderão ter atividades agrícolas ou pecuárias, ficando proibidas tais práticas.
não poderão ser objeto de projeto de urbanização, mesmo que sejam loteamentos rurais.
que tenham administração privada e incluam Zonas de Preservação da Vida Silvestre podem ter atividades que importem na alteração antrópica moderada da biota.
que tenham qualquer atividade industrial potencialmente capaz de causar poluição, além da licença ambiental, deverão também ter uma licença especial emitida pela entidade administradora da APA.
A análise química de rotina de um determinado solo apresentou os seguintes valores:
1,5 toneladas/ha;
2,0 toneladas/ha;
2,5 toneladas/ha;
3,0 toneladas/ha;
3,5 toneladas/ha;
O Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil (ZEE), previsto na Lei no 6.938 de 1981 como um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, foi regulamentado pelo Decreto nº 4.297, de 10 de julho de 2002, e suas alterações, que estabeleceram também os seus critérios mínimos.
Sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil (ZEE), tem-se o seguinte:o processo de elaboração e implementação do ZEE é objeto de críticas da sociedade e de reavaliação, pois não contempla a ampla participação democrática, nem a valorização do conhecimento científico multidisciplinar.
o processo de elaboração e implementação do ZEE objetiva compatibilizar o crescimento econômico e a proteção dos recursos naturais, embora não busque a sustentabilidade ecológica, econômica e social.
o ZEE divide o território nacional em zonas, sempre considerando os limites das bacias hidrográficas como fronteiras dessas zonas, para fins de conservação e uso racional dos recursos naturais.
o Poder Público Federal elabora e executa o ZEE nacional e os regionais, quando tiver por objeto biomas brasileiros ou territórios abrangidos por planos e projetos prioritários do Governo Federal.
a responsabilidade de reunir e de sistematizar as informações geradas pelo ZEE, bem como de disponibilizá- las publicamente, é exclusiva dos Estados e Municípios.
O terraceamento em uma lavoura é uma prática de combate à erosão, fundamentada na construção de terraços, com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas. Com relação aos terraços, é correto afirmar:
Devem ser construídos no sentido longitudinal do declive, com ou sem gradiente;
Terraço em nível possui uma de suas extremidades abertas, para facilitar o escoamento da água;
Terraço com gradiente é recomendado para solos de baixa permeabilidade ou moderada permeabilidade;
Terraço com gradiente apresenta como desvantagem maior risco de rompimento;
Terraço de base média é indicado para área com declividade de 15 a 20%.
O Brasil dispõe de uma política nacional do meio ambiente desde 1981, quando foi promulgada a Lei no 6.938. Essa Lei e suas alterações, além de estabelecerem a Política Nacional do Meio Ambiente, constituíram o Sistema Nacional do Meio Ambiente - Sisnama, com toda a sua estruturação.
Nessa estruturação, o órgão que tem a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais é o(a)MMA Ministério do Meio Ambiente
Conama Conselho Nacional do Meio Ambiente
ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Ibama Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República
O GPS (Global Positioning System) é um sofisticado sistema eletrônico de navegação, baseado em uma rede de satélites, que permite localização instantânea em qualquer ponto da terra, e usa o sistema de coordenadas como referencial. Pode ser aplicado em diversas áreas, como: transportes, mapeamento, lazer, esporte, entre outros usos. Com relação ao texto acima é correto afirmar que:
I. Latitude geográfica é o ângulo medido ao longo do meridiano do lugar, com origem no equador e extremidade no zênite do lugar;
II. Longitude geográfica é o ângulo medido ao longo do equador da Terra, tendo origem em um meridiano de referência (o meridiano de Greenwich), e extremidade no meridiano do lugar;
III. Não é possivel determinar altitude com o GPS;
IV. A latitude geográfica varia entre -90° e +90°, e o sinal positivo indica latitudes do hemisfério sul e o sinal negativo hemisfério norte.
Assinale a alternativa correta.
Estão corretos apenas os item I, II e IV;
Apenas o item IV está correto;
Estão corretos os itens I e II;
Estão corretos apenas os itens I, II e III;
Estão corretos apenas os itens II e IV.
A área da cobertura, considerando exclusivamente a geometria do telhado, em m2, é
35,70
314,00
1.785,00
4.140,00
4.925,00
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...