Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais é uma constante, por isso se faz necessário adotar práticas na agricultura que atenuem os impactos ambientais causados pela atividade. Nesse sentido, analise os itens abaixo, assinalando a alternativa correta:
O sistema de plantio direto contribuiu significativamente para esse fato, porém o plantio na palha demandou maior potência aos tratores, consequentemente, gastando mais combustível, contribuindo assim para o efeito estufa;
A rotação de culturas não é eficiente no controle de patógenos, pois infectam os restos culturais do hospedeiro, fazendo com que o agricultor tenha que aumentar o número de tratamentos fitossanitários, e fazendo o preparo convencional do solo;
O cultivo mínimo, quando comparado ao plantio direto apresenta-se mais eficiente;
A adoção do plantio direto contribui significativamente para o controle da erosão;
As práticas conservacionistas modernas de caráter edáfico, fundamentam-se em relações equilibradas de nutrientes, sendo as queimadas uma prática recomendada para esse fim.
Para a medição de escoamento da água, podem-se usar diferentes equipamentos.
Entre esses equipamentos, encontra-se a calha Parshall, que tem como funçãomedir a velocidade de escoamento da água.
medir a velocidade média de escoamento do canal e, consequentemente, sua vazão.
determinar a velocidade de escoamento em diferentes alturas e, com isso, estimar a vazão de escoamento.
determinar a área de escoamento do canal e, com isso, estipular a sua vazão.
ajudar o Lisimetro a fazer a medição.
Sobre construções e instalações agrícolas, é correto afirmar:
1. Na construção e instalação de aviários de corte, entre o primeiro e o segundo aviário, deve-se respeitar a distância mínima equivalente a dez vezes a altura do primeiro.
2. Recomenda-se pé direito de 3,5 metros para instalações de suínos em fase de terminação.
3. Para criação de suínos em fase de terminação deve-se dispor de 1m2 para cada animal, caso estes sejam abatidos com peso final de 100 kg.
4. O lanternim é um recurso construído no telhado das instalações zootécnicas utilizado para auxiliar na exaustão de gases.
5. O sistema espinha de peixe é utilizado para distribuição de gaiolas para galinhas de postura.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Para suprir a falta de alimento em determinadas épocas do ano, faz-se necessária a formação de silagens para alimentar um rebanho de gado. Então, com relação à silagem, é correto afirmar que:
Não se recomenda fazer silagem de milho, devido à formação de micotoxinas nos grãos;
A decomposição superficial causa grandes perdas da silagem e depende da área exposta;
A matéria seca não influi na qualidade da silagem;
Ao se fazer a silagem evitar compactá-la, pois assim não ocorrerá a formação de micotoxinas nos grãos;
Para silagem de planta inteira de milho, recomenda-se fazê-la antes do florescimento, para evitar a formação de micotoxinas nos grãos.
A respiração celular é um processo que consiste basicamente na obtenção de energia química a partir de substâncias orgânicas, podendo ser aeróbica (AR) ou anaeróbica (ANR).
Uma semelhança e uma diferença que ocorrem entre esses dois tipos de respiração encontram-se em:Em 3 de outubro de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Miguel Rossetto lançaram o Programa de Agroindustrialização da Produção da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Esse programa resultou de longos debates da equipe responsável pela elaboração da proposta, que contou com o apoio do conjunto da equipe do MDA, com movimentos sociais, ONGs, governos estaduais, universidades, instituições de pesquisa, entre outros.
Esse programa teve como objetivo:
Implementar um conjunto de ações que visam isentar de encargos os produtos industrializados, oriundos da agricultura familiar rural, desde que obtidos por cooperativas e/ou associações de camponeses.
Implementar um conjunto de ações que visam vincular a agroindustrialização familiar rural ao projeto guarda chuva do Governo Federal, verticalizando a cadeia do agronegócio e tornando o agricultor familiar um empreendedor.
Implementar um conjunto de ações que visam oferecer aos agricultores familiares a possibilidade de agregar valor e gerar renda por meio da agroindustrialização e da comercialização da produção.
Implementar um conjunto de ações que visam fomentar a agroindustrialização agroecológica na propriedade rural, incentivando a produção de alimentos e derivados com teor reduzido de agroquímicos.
Implementar um conjunto de ações que concedam crédito a agricultores pluriativos, camponeses e agricultores em tempo parcial, que de alguma forma atuam no ramo do agronegócio.
O manejo da irrigação em culturas nada mais é do que estabelecer o momento correto de aplicar água e a sua respectiva lâmina (quando e quanto aplicar). Vários critérios podem ser adotados para o manejo da irrigação. Para isso, faz-se necessário o conhecimento de alguns conceitos.
De acordo com o texto acima analise os itens abaixo:
I. Capacidade de campo (CC) é a quantidade de água retida pelo solo após a drenagem ter ocorrido ou cessado em um solo previamente saturado por chuva ou irrigação;
II. Ponto de murcha permanente (PMP) é o conteúdo de água no solo retido a um componente matricial do potencial de água tão elevado, em valor absoluto, tal que a maioria das plantas não consegue extrair água do solo e entra em murcha, porém, após a irrigação a murcha torna-se reversível;
III. Turno de Rega ou de Irrigação (TI) - é o intervalo de tempo (geralmente em dias) entre duas irrigações sucessivas, sendo esse o tempo necessário para que a cultura consuma, através da evapotranspiração, a água facilmente disponível no solo na profundidade efetiva do sistema radicular;
IV. Evapotranspiração da cultura (ETc) - é a evapotranspiração real de qualquer cultura, calculada somente no estádio reprodutivo, em que a demanda por água é maior, podendo estar sofrendo ou não limitação hídrica ou outro fator que impeça a sua taxa potencial;
Assinale a alternativa correta.
Estão corretos apenas os item I e III;
Estão corretos apenas os itens I, III, e IV;
Estão corretos os itens I, II, III e IV;
Estão corretos apenas os itens III e IV;
Estão corretos apenas os itens II e IV.
Para a realização de um correto zoneamento ecológico, o técnico precisa conhecer a dinâmica climática do local a ser estudado.
Em relação à temperatura do ar, constata-se queela se refere à temperatura em um ponto da superfície terrestre e a um ponto próximo à superfície dos oceanos, sendo determinada por instrumentos instalados em plataformas flutuantes ou em navios.
ela deve ser medida de acordo com a hora local (hora legal), uma vez que o sol é o principal responsável pelo seu comportamento temporal.
à superfície, ela pode ser estimada por sensores instalados em satélites meteorológicos, mesmo que existam nuvens no céu.
tem o mar como seu regulador, suavizando as flutuações e reduzindo, portanto, a sua amplitude anual, especialmente nas localidades próximas à costa.
sua amplitude anual à superfície sofre influência da longitude, pois, quanto maior a longitude de um local, maior sua amplitude anual.
Na avaliação de custos da produção rural, deve-se:
1. Considerar a depreciação das instalações como parte dos custos do processo produtivo.
2. Considerar os gastos com ração como custo variável.
3. Considerar a mão de obra familiar como parte dos custos de produção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
A representação de um terreno, mediante o emprego das curvas de nível, deve ser um reflexo fiel do próprio terreno. Com relação a curvas de nível, pode-se afirmar que:
Todos os pontos situados sobre uma curva podem ter altitudes diferentes, de acordo com o tipo do relevo;
Duas curvas de nível não podem-se tocar ou se cruzar, caso isso ocorra, será resultado de um efeito visual, uma vez que, na verdade, uma curva passa por baixo da outra, e deve ser representada com uma linha tracejada ou pontilhada;
As curvas de nível indicam uma distância horizontal acima, ou abaixo, de um plano de referência de nível;
Uma curva de nível pode bifurcar-se;
Terrenos planos apresentam curvas de nível mais próximas; em terrenos acidentados as curvas de nível encontram-se mais afastadas uma das outras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...