Questões de Engenharia Agronômica

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos mercados agropecuários, a formação de preços segue, basicamente, as mesmas leis de mercado dos demais bens e serviços produzidos nos outros setores da economia. Certas características dessa atividade produtiva, entretanto, apresentam grande importância para um conhecimento mais abalizado de sua formação de preços. Em relação a tal conhecimento, considere as afirmativas abaixo.

I - Para conseguir melhores preços para seus produtos, alguns produtores rurais investem na embalagem, nos serviços e em outros elementos agregadores de valor.

II - Produtos apresentados na forma bruta precisam, muitas vezes, ser processados antes da venda aos consumidores finais.

III - Produtos geralmente perecíveis fazem diminuir o tempo disponível para sua comercialização, sobretudo se mantidos em baixas temperaturas.

IV - Em caso de produção sazonal, os produtos precisam ser armazenados em alguns meses durante o ano, garantindo assim um abastecimento adequado para o mercado, tanto na safra como na entressafra.

São corretas as afirmativas

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Na propagação de plantas por sementes, a dormência pode apresentar algumas vantagens devido à inatividade das sementes.

Sendo assim, a dormência primária:

  • A.

    está ligada às condições externas: solo, temperatura, umidade e luz. O solo, por estar em permanente atividade, devido às transformações químicas e biológicas, influi na germinação.

  • B.

    está ligada à paralisação das gemas após a sua formação. Essa dormência é controlada pela distribuição de auxina. Pode-se, por meio da poda do meristema apical, provocar o crescimento dessas gemas, eliminando o inibidor de crescimento.

  • C.

    também denominada fisiológica, pode ocorrer devido aos envoltórios que protegem as sementes ou o embrião. Pode ser causada por inibidores, substâncias que impedem a germinação, encontradas na polpa dos frutos, no tegumento das sementes ou mesmo no endosperma.

  • D.

    é regulada pela formação de substâncias inibidoras do crescimento. A dormência é quebrada quando as sementes são submetidas a baixa temperatura. Nesse processo, a gema é que entra em dormência. O grau de dormência varia não só entre espécies como entre ramos de uma mesma árvore.

  • E.

    pode ser induzida por imersão da semente em água aquecida a 65 ou 85oC, durante 5 a 10 minutos, ou em soda cáustica a 4% durante 30 a 60 minutos. O formol, hidróxido de potássio, ácido clorídrico, éter, acetona e ácido etílico também podem ser precursores da dormência primária.

No cultivo do morango, as podridões de frutos causam grandes perdas nessa cultura, sendo essa doença favorecida por danos mecânicos na colheita e também devido ao aquecimento das coberturas de plásticos nos canteiros. Assinale a alternativa que corresponde à doença do fruto do morangueiro.

  • A.

    Micosfarela - Mycosphaerella fragaria;

  • B.

    Mofo cinzento - Botrytis cinérea;

  • C.

    Mancha angular - Xanthomonas fragarie;

  • D.

    Furiose - Fusarium spp;

  • E.

    Giberela – Giberella sp.

Numa situação em que uma folha de uma planta de arroz, anteriormente mantida no escuro, for iluminada, a luz percebida pelas células-guardas desencadeará uma série de respostas, resultando na abertura do poro estomático e tornando possíveis a entrada do CO2 do ambiente e a realização da fotossíntese.

PORQUE

Quando o nível de CO2 no interior da folha for alto, os estômatos se fecham parcialmente, preservando assim o nível de água na folha que vai realizar a fotossíntese.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira

  • E.

    as duas afirmações são falsas

Do ponto de vista paisagístico/ornamental, as plantas classificadas como “forrações”:

  • A.

    possuem a função de fazer o acabamento nos jardins e revestir o solo, evitando a ocorrência de áreas nuas; quebrar a monotonia dos gramados; manter a umidade do solo; e evitar a incidência de plantas invasoras (plantas daninhas).

  • B.

    possuem a função de cercas vivas, com a finalidade de delimitar uma linha de vista, ou para orientar a circulação. De modo geral, são plantas que aceitam poda, prática que harmoniza a sua condução, permitindo obter um formato ajustado ao jardim onde estão inseridos ou ainda a formação de figuras, denominadas topiarias. Em função do porte, podem ser utilizadas em diversas áreas e com diferentes finalidades no jardim.

  • C.

    possuem a função de proteger contra ventos fortes, proteger contra ruídos, dar privacidade a determinado local, fornecer sombra e contribuir para aspectos estéticos da paisagem. Com portes variados e diferentes formas de copas. Apresentam porte pequeno (até 5,0 m), médio (5,0 a 8,0 m) e grande (acima de 8,0 m). Quanto à forma da copa, podem ser colunar, cônica, globosa, pendente, umbeliforme.

  • D.

    pertencem à família Arecaceae (Palmae) e são espécies de grande uso nos jardins. Apresentam a desvantagem de crescimento lento, além da ocorrência de desprendimento das folhas quando envelhecem. Existem quatro modelos de arquitetura: a monocárpicas não ramificadas, policárpicas não ramificadas, ramificadas e de caules solitários com ramificação dicotômica.

  • E.

    correspondem a toda espécie vegetal de caule semilenhoso ou mesmo herbáceo, que necessita de um suporte para se desenvolver. Permite ser conduzida para formação de cercas-vivas, separação de ambientes, revestimento de muros ou paredes, formação de pérgolas, arcos e treliças. Elas podem ser volúveis, sarmentosas, cipós e escandentes.

Os produtos agrícolas, após seu beneficiamento, são armazenados em silos verticais metálicos ou em armazéns graneleiros, com capacidades de estocagem variadas. Uma estrutura muito usada em armazéns e/ou depósitos é o lanternim, cuja finalidade principal é:

  • A.

    Diminuir o acúmulo de água nas paredes do depósito, facilitando o escoamento dela;

  • B.

    Facilitar a iluminação do depósito para vistorias;

  • C.

    Proporcionar a saída de ar quente pela parte superior dos telhados, permitindo a renovação do ar;

  • D.

    Diminuir o acúmulo de umidade na parte inferior do depósito, pois esse dispositivo favorece a entrada de ar pelas laterais da parede do depósito;

  • E.

    Captação das águas das chuvas.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) permite, ao pequeno agricultor, obter condições diferenciadas de crédito para fazer frente aos desafios que a economia brasileira impõe a quem trabalha com o setor agrícola. Desse modo, o Pronaf

  • A.

    financia projetos individuais e coletivos, além de gerar condições de crédito que levam ao aumento da inadimplência em relação aos outros sistemas de crédito.

  • B.

    financia projetos individuais e coletivos, além de apresentar taxas de juros equivalentes às taxas de mercado.

  • C.

    financia projetos individuais e coletivos, além de permitir o crédito para agricultores que estejam livres de dívidas.

  • D.

    apresenta taxas de juros equivalentes às taxas de mercado, além de gerar condições de crédito que levam ao aumento da inadimplência em relação aos outros sistemas de crédito.

  • E.

    permite o crédito para agricultores que estejam livres de dívidas, além de apresentar taxas de juros equivalentes às taxas de mercado.

A agricultura biodinâmica relatada por Rudolf Steiner entende que as pragas e doenças agrícolas:

  • A.

    São consideradas literalmente pragas. O homem possui a obrigação de intervir e permitir o bom crescimento do que se considera útil.

  • B.

    são problemas cósmicos, que por um erro da natureza estão deslocados. Por esse motivo, nada se pode fazer a respeito para não afetar o equilíbrio natural.

  • C.

    são parte da natureza, porém, mesmo a Terra absorvendo a energia cósmica da Lua, Mercúrio e Vênus, sente-se impotente para propiciar o crescimento seletivo de vegetais úteis ao homem, permitindo desta forma a intervenção química em prol da manutenção e equilíbrio vegetal.

  • D.

    são parte da natureza, sendo necessário refletir sobre o próprio conceito de pragas e doenças. Segundo Steiner, e perante o foro da natureza, a erva daninha tem exatamente tanto direito a crescer quanto o que se considera útil.

  • E.

    não podem ser consideradas doenças agrícolas, pois quando o corpo astral está mais intensamente relacionado com o corpo físico, o corpo astral é impulsionado para fora do corpo físico, permitindo o surgimento da maioria das doenças vegetais.

As plantas daninhas acarretam perdas na produtividade, devido, principalmente, à competição por luz, nutrientes e água, além de dificultarem a colheita. Atuam também como hospedeiras de pragas e doenças e exercem pressão de natureza alelopática. O grau de interferência causado pelas plantas daninhas na cultura depende da época e duração do período de convivência (Pitelli, 1985). De acordo com o texto acima, analise os itens abaixo:

I. O PAI (Período anterior à interferência) refere-se ao período antes da semeadura, em que a cultura pode conviver com a comunidade de plantas daninhas, antes que a interferência se instale de maneira definitiva e reduza definitivamente a produtividade da cultura.

II. O PCPI (Período crítico da prevenção à interferência) é o período em que a cultura pode conviver com as plantas daninhas, e, nesse período, elas não interferem na produtividade da cultura.

III. Toda prática cultural que incremente o crescimento inicial da cultura pode contribuir para um decréscimo no PTPI (Período total de prevenção a interferência).

 IV. O sistema de plantio direto contribui significativamente para o controle de plantas daninhas, diminuindo o grau de interferência.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Estão corretos apenas os item I e IV;

  • B.

    Estão corretos apenas os itens I, III, e IV;

  • C.

    Estão corretos os itens I, II, III e IV;

  • D.

    Estão corretos apenas os itens III e IV;

  • E.

    Estão corretos apenas os itens II e IV.

Em agronegócio, além de ter um orçamento muito reduzido, o pequeno varejista conta apenas com sua habilidade administrativa para manter sua organização. Nessa atividade, o proprietário atua em funções operacionais, além de despender esforços na negociação e nas atividades de vendas. Diante dessa tendência, vêm sendo utilizadas cada vez mais as centrais de negociação.

Esse modelo de associativismo traz ao pequeno varejista alguns benefícios, entre os quais estão:

  • A.

    assessoria jurídica e marketing conjunto

  • B.

    assessoria jurídica e aumento do custo de produção

  • C.

    marketing conjunto e restrição ao microcrédito

  • D.

    diversificação na forma de negociação da venda dos produtos e restrição ao microcrédito

  • E.

    diversificação na forma de negociação da venda dos produtos e aumento do custo de produção.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...