Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os artrópodes apresentam diferenciais quanto ao tipo de reprodução. Marque a opção que contém a associação correta.
Viviparidade – Homóptera, Díptera e Neuróptera.
Ovoviviparidade – Sarcophagidae, Orthoptera e Dermáptera.
Oviparidade – Lepidóptero, Coleóptero e Neuróptera.
Partenogênese – Díptera, Homóptera e Dermáptera.
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Implantando-se uma cultura de soja em solo de cerrado, espera-se que, devido à fixação, apenas 20% do fósforo aplicado seja aproveitado no primeiro ano de plantio. São medidas indicadas para reduzir ao máximo esta fixação, EXCETO:
Manter o pH entre 6,0 e 7,0.
Adicionar formas mais baratas de fósforo solúvel, visando saturar a capacidade fixadora do solo e aumentar sua movimentação.
Adicionar fontes de matéria orgânica.
Aplicar o adubo visando a redução do contato com componentes responsáveis pela fixação e aumento do volume de solo que recebe o fertilizante.
São árvores de grande-porte, ou seja, altura superior a 8 metros:
quaresmeira e pata-de-vaca.
magnólia amarela e ligustro.
chapéu de Napoleão e quaresmeira.
jambolão e flamboyant.
Com relação às interações inseto, planta e meio ambiente, marque a opção verdadeira.
Alopatria - É quando ocorre coincidência geográfica entre indivíduos, populações ou espécies distintas.
Alomônio – É uma substância, ou mistura química de substâncias, usadas em comunicação (infoquímicos) no meio de indivíduos que pertence a espécies diferentes. Evoca uma resposta que é adaptativa favorável para o emissor, mas não para o receptor.
Altruísmo - É o comportamento autodestrutivo, ou potencialmente autodestrutivo, que é executado para o benefício de si próprio.
Parasitóide - É o inseto parasito cujos ovos são colocados em um hospedeiro morto, no qual a larva se desenvolve, consumindo-o.
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em uma área agrícola, próxima a um grande centro urbano, há possibilidade de um determinado resíduo industrial, isento de contaminações com metais pesados e contaminações biológicas. Algumas características químicas deste produto (com base no peso seco) são apresentadas na tabela abaixo.
Considerando uma aplicação de 17 toneladas/há do resíduo in natura, com 66 % de umidade, pode-se afirmar que serão adicionadas, em kg/há, respectivamente:
K2O - 135,25; N - 303,45; P2O5 - 106,93;
K2O -304,26; N - 820,56; P2O5 - 201,45;
K2O - 15,65; N - 41,26; P2O5 - 10,75;
K2O - 30,56; N - 82,78; P2O5 - 20,78;
Agrosilvicultura recorre à integração de árvores e arbustos como elementos essenciais de agrícola e outros sistemas de uso de terra, com a idéia de melhorar a fertilidade e produtividade da terra. Sobre agrosilvicultura pode-se dizer, exceto:
que é um sistema racional e eficiente do uso da terra.
que propicia, entre outras vantagens, a recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas.
nessa prática, somente é praticada a cultura agrícola, só que mais racional.
são sistemas de produção consorciada, envolvendo um componente arbóreo e um outro.
Nos procedimentos clássicos para a detecção e identificação de patógenos fúngicos, em geral, são observados os sintomas de doença apresentados pelas plantas (p.ex.: manchas foliares, podridões, murchas e galhas, entre outros) e a presença de sinais nas áreas lesionadas (p.ex.: estruturas vegetativas e reprodutivas). Quando a comparação entre a planta doente e a descrição dos sintomas e dos sinais encontrados na literatura não são suficientes para o diagnóstico da doença, torna-se necessária a aplicação dos Postulados de Koch, que obedecem à seqüência:
associação constante entre o patógeno e o hospedeiro; isolamento do patógeno em cultura pura; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; reisolamento do patógeno.
isolamento do patógeno em cultura pura; associação constante entre o patógeno e o hospedeiro; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; reisolamento do patógeno.
isolamento do patógeno em cultura pura; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; associação constante entre o patógeno e o hospedeiro; reisolamento do patógeno.
associação constante entre o patógeno e o hospedeiro; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; isolamento do patógeno em cultura pura; reisolamento do patógeno.
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A tabela abaixo apresenta a capacidade de campo e ponto de murchamento hipotético para dois solos. Com base na tabela apresentada e considerando uma área de 1 ha e uma profundidade de raízes da cultura até 50 cm, as quantidades de água disponível (m3) para uma mesma cultura nos solos A e B, respectivamente serão:
900 e 450
1740 e 900
850 e 450
1750 e 450
Abaixo são apresentadas algumas técnicas de manejo e conservação da cobertura do solo. Assinale a alternativa incorreta:
adubação verde.
rotação de culturas.
reflorestamento.
adubação com terra roxa.
Doenças de plantas são diagnosticadas, em sua maioria, pelos sintomas que provocam e pelos sinais do patógeno presentes no hospedeiro. De acordo com a morfologia os sintomas podem ser classificados como plesionecróticos, holonecróticos, hipoplásticos e hiperplásticos. Os sintomas hiperplásticos caracterizam-se normalmente por hipertrofia (aumento do volume das células) e/ou hiperplasia (multiplicação exagerada das células), sendo os mais freqüentes:
galha, estiolamento, bolhosidade, crestamento, enfezamento.
verrugose, bolhosidade, epinastia, bronzeamento, fasciação
galha, superbrotamento, calo cicatricial, bolhosidade, verrugose.
crestamento, verrugose, encarquilhamento, epinastia, roseta
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...