Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Considerando que as sementes de uma cultivar têm peso de 40 g por 100 sementes, com poder germinativo de 70%, e uma população de 40 mil plantas por hectare, a quantidade de sementes necessária para a semeadura de 1 hectare será de :
450 g kg
500 g
20,625 kg
22,857
A maior parte das árvores frutíferas que conhecemos não é formada de espécies nativas do Brasil. Nas opções abaixo, as espécies frutíferas nativas do Brasil são:
cajá, maçã e goiaba.
umbu, sapucaia e pitomba.
pequi, pitanga e atemóia.
gabiroba, fruta do conde e pêra.
Os altos custos ambientais e econômicos derivados do uso de agroquímicos para o controle de doenças de plantas, têm levado cada vez mais pesquisadores a dedicarem-se ao estudo de métodos alternativos que apresentem menor risco à saúde humana e menor impacto ambiental. Dentre estes, destacam-se os microrganismos antagonistas cujos mecanismos de ação podem ser classificados em:
competição, parasitismo, hipovirulência, simbiose, predação e indução de resistência.
hipovirulência, compensação, parasitismo, simbiose e indução de suscetibilidade.
anidrobiose, competição, parasitismo, predação, indução de resistência e avirulência.
antibiose, competição, hipovirulência, indução de resistência, predação e parasitismo.
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A hidroponia é um sistema de cultivo dentro de estruturas de proteção e sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos por uma solução nutritiva. Com relação à hidroponia, são apresentadas as afirmativas abaixo.
I. Somente as hortaliças se desenvolvem no sistema hidrônico.
II. Os únicos nutrientes presentes na solução nutritiva são o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre.
III. A forma iônica dos nutrientes absorvidos pelas plantas é a mesma que a da solução do solo.
IV. A solução hidropônica pode ser oxigenada através de circulação/agitação ou pela adição de oxigênio.
São corretas apenas as afirmativas:
I e II
III e IV
I e III
II e III
A Araucária (Araucaria Angustifolia) é uma espécie nativa do Brasil e tem vários usos além do madeireiro. Assinale abaixo o uso que não é próprio da Araucária:
medicinal.
artesanato.
sombreiro.
recuperação de área degradada.
Dentre os microrganismos indicados para o controle biológico de doenças, encontram-se fungos do gênero Trichoderma spp., Gliocladium, Chaetomium e as bactérias do gênero Bacilus subtilis e Pseudomonas fluorescens. O conhecimento dos mecanismos de ação destes agentes é essencial no estabelecimento de estratégias racionais de controle que visam à integração de métodos químicos e biológicos no combate a doenças de plantas. Além dos mecanismos básicos de antagonismo, os fungos e bactérias usados no controle biológico de doenças deverão ser:
geneticamente estáveis, competitivos, pouco tóxicos, avirulentos, compatíveis com outros tratamentos, de fácil cultivo e aplicação.
geneticamente estáveis, atóxicos aos humanos, efetivos a baixas concentrações, resistentes a fungicidas, compatíveis com outros tratamentos, de fácil cultivo e aplicação.
geneticamente estáveis, de baixo custo e risco ambiental, atóxicos aos humanos, suscetíveis a fungicidas, avirulentos, de fácil cultivo e aplicação.
atóxicos aos humanos, geneticamente instáveis, efetivos a qualquer concentração, competitivos, compatíveis com outros tratamentos, de fácil cultivo e aplicação;
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
De forma simplificada as equações abaixo representam a oxidação enzimática provocada por certas bactérias na transformação de nutrientes no solo.
i) NH3 - NO2 -2
j) NO2 -2 - NO3 -1
O processo de transformação do nitrogênio e as bactérias envolvidas nas fases "i" e "j", respectivamente, são:
nitrificação, Nitrossomonas, Nitrobacter.
nitrificação, Thiobacillus, Bradyrhizobium japonicum.
eutroficação, Azospirillum, Bradyrhizobium.
denitrificação, Beijerinckia, nitrobactérias.
No plantio de espécies frutíferas, as operações de preparo do terreno são:
limpeza, calagem e aração gradagem.
limpeza, preparo da cova e rega.
aração, preparo da cova e limpeza.
escolha do terreno, limpeza e rega.
Objetivando a exportação de produtos agrícolas, a Produção Integrada de Frutos assume importância cada vez maior nos dias de hoje. Dentro desta filosofia, a racionalização do uso de agroquímicos é cada vez mais levada em consideração, especialmente o período de carência que é:
tempo de permanência do produto na planta.
intervalo de tempo entre aplicações de produtos químicos e a comercialização da produção
espaço de tempo, em dias, entre a última aplicação do fungicida e a colheita.
espaço de tempo, em dias, em que os resíduos do fungicida são tóxicos ao patógeno.
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) é emitido para atestar a qualidade fitossanitária na origem das cargas de produtos vegetais e é documento que se destina:
ao trânsito de produtos potenciais veiculadores de pragas quarentenárias A2 e das não quarentenárias regulamentadas e no atendimento de exigências específicas de certificação para o mercado interno e externo;
a assegurar a qualidade ambiental e nutricional das cargas agrícolas exportadas e/ou importadas pelo Brasil;
a substituir a emissão das Permissões de Trânsito ou dos demais tipos de Certificados Fitossanitários;
a garantir que o produto agrícola não foi submetido ao uso de agrotóxicos em nenhuma fase de sua produção, processamento e/ou armazenamento;
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...