Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em Fitopatologia, epidemia pode ser definida como a ocorrência de uma doença em determinada área geográfica, afetando simultaneamente inúmeras plantas e causando sérios prejuízos. O aumento da doença numa população de plantas em intensidade e/ou extensão, é influenciado por fatores do hospedeiro, do patógeno, do ambiente. Algumas condições que favorecem o desenvolvimento de epidemias de doenças de plantas são:
uniformidade genética do hospedeiro, produção do inóculo na superfície do hospedeiro, disseminação do inóculo pela chuva, patógenos policíclicos, elevada umidade relativa e monocultura.
desuniformidade genética do hospedeiro, produção do inóculo na superfície do hospedeiro, disseminação do inóculo pelo vento, patógenos policíclicos, elevada umidade relativa e policultivo.
uniformidade genética do hospedeiro, produção do inóculo na superfície do hospedeiro, disseminação do inóculo pelo vento, patógenos policíclicos, elevada umidade relativa e monocultura.
uniformidade genética do hospedeiro, produção do inóculo na superfície do hospedeiro, disseminação do inóculo pelo vento, patógenos monocíclicos, elevada umidade relativa e monocultura.
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Constituem-se em sério problema ambiental as embalagens de agrotóxicos, pois não devem ser reaproveitadas para outros fins, devido ao seu risco potencial. Assinale a alternativa CORRETA quanto à legislação que regulamenta o problema.
Os usuários de agrotóxicos deverão armazenar as embalagens vazias pelo período máximo de um ano, devolvendo-as ao órgão estadual competente.
Empresas produtoras de agrotóxicos, componentes ou afins, mediante aprovação dos órgãos federais intervenientes no processo de registro, poderão efetuar a reutilização de embalagens.
As embalagens vazias e suas respectivas tampas deverão atender recomendações técnicas relativas a processos de incineração, enterro e outros, visando ao seu descarte.
Os órgãos estaduais competentes deverão disponibilizar unidades de recebimento devidamente dimensionadas para armazenamento das embalagens devolvidas pelos usuários.
A quantificação de doenças de plantas é indispensável para o estudo de medidas de controle, caracterização da resistência varietal, construção de curvas de progresso da doença e estimativas dos danos provocados. Dentre os métodos de quantificação de doenças de plantas encontram-se as estimativas da incidência e da severidade. Marque a opção que indica as doenças que podem ser quantificadas através da incidência.
Viroses sistêmicas, murchas vasculares, carvões e podridões de frutos
Viroses sistêmicas, murchas vasculares, ferrugens e podridões de frutos.
Ferrugens, murchas vasculares, carvões e podridões de frutos.
Viroses sistêmicas, crestamentos, carvões e podridões de frutos
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Dentre as atribuições da Defesa Sanitária Vegetal Federal, destacam-se as campanhas fitossanitárias para situações emergenciais, quando culturas de importância econômica são afetadas por problemas relacionados com ocorrência de pragas de rápida propagação. Indique a alternativa correta em relação a Programas de Controle de Pragas já adotados no Brasil pelas campanhas fitossanitárias:
vassoura de bruxa, mosca branca e cancro da haste do maracujá;
moko da bananeira, ramulose do algodoeiro e mosca branca;
bicudo do algodoeiro, vassoura de bruxa e vespa da madeira;
mosca das frutas, antracnose do feijoeiro e nematóide do cisto da soja;
Espécies fúngicas são responsáveis pela maioria das doenças de plantas, ocasionando perdas expressivas à produção agrícola mundial, sobretudo nos países do terceiro mundo e em desenvolvimento. Com relação a algumas doenças de fruteiras tropicais de importância agroindustrial, marque a opção FALSA.
A Sigatoka-amarela, ocasionada pelo fungo Mycosphaerella musicola, uma das principais doenças da bananeira, tem seu desenvolvimento favorecido em plantios mal cuidados, com alta infestação de ervas daninhas, espaçamentos inadequados, uso excessivo de irrigação e falta de desbaste das folhas velhas infectadas e cujos sintomas em fase avançada de desenvolvimento se caracterizam por lesões que medem 12 a 15 mm de comprimento, de coloração cinza e deprimidas, circundadas por um halo clorótico que sob condições severas coalescem reduzindo a atividade fotossintética.
O maracujazeiro é uma cultura que tem desempenhado importante papel social nos Estados da Região Nordeste, garantindo um nível de emprego razoável no campo e na indústria. Apesar disso, é afetado por um grande número de doenças dentre as quais destaca-se a Podridão-fusariana, tida como a mais importante doença para a maioria do Estados nordestinos, sendo considerada de importância secundária no Estado do Ceará.
A Mancha-anelar-do-mamoeiro, uma das mais destrutivas á cultura no mundo e já descrita em todas as regiões produtoras brasileiras, é causada pelo por duas estirpes de vírus (PRSV-P e PRSV-W) e tem como hospedeiras, além do gênero Carica, plantas das famílias das Cucurbitáceas e Quenopodiáceas. Transmitida por afídeos, atualmente a única forma eficaz de controle dessa doença é a proteção cruzada.
Dentre as doenças que afetam a mangueira, encontra-se a Mancha angular, causada por Xanthomonas campestris p. mangiferaeindica, bactéria da divisão Gracilicutes, encontrada exclusivamente neste hospedeiro e cujos sintomas se caracterizam pela manifestação de manchas angulares, de coloração parda-escura, circundadas por halo clorótico e delimitadas pelas nervuras.
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
As Pragas Quarentenárias A1, Pragas Quarentenárias A2 e Pragas não Quarentenárias Regulamentadas podem ser definidas, respectivamente, como sendo:
aquelas não presentes no País e que podem causar danos severos, se introduzidas; aquelas de importância econômica potencial, já presentes no País, porém com distribuição restrita e programa oficial de controle; pragas não quarentenárias cuja presença em plantas ou em partes de plantas usadas para plantio pode resultar em impactos econômicos inaceitáveis;
aquelas não presentes no País; aquelas já presentes no País, porém de importância secundária; pragas cuja presença está restrita a regiões sem tradição agrícola;
aquelas não presentes no País; pragas cuja presença está restrita a regiões sem tradição agrícola; aquelas já presentes no País, porém de importância secundária;
aquelas não presentes no País e que podem causar danos severos, se introduzidas; aquelas não presentes no País, porém de importância secundária; pragas quarentenárias cuja presença em plantas ou em partes de plantas usadas para plantio pode resultar em impactos econômicos inaceitáveis;
O ataque por microrganismos é, provavelmente, a causa mais séria de perdas pós-colheita de produtos perecíveis, reduzindo a qualidade dos mesmos. Tais perdas são importantes tanto do ponto de vista econômico como nutricional, constituindo um problema que a agricultura moderna, em que pese a tecnologia disponível, ainda não conseguiu eliminar. Os patógenos mais comumente associados a frutos em pós-colheita são:
Cercospora musae, Aspergillus flavus, Myrothecium roridum, Xanthomonas citri e Oidium anacardii.
Aspergillus spp., Rhizopus stolonifer, Penicillium spp, Erwinia amylovora e Fusarium oxysporum.
Aspergillus spp., Rhizopus stolonifer, Colletotrichum gloeosporioides, Peronospora destructor.
Aspergillus spp., Rhizopus stolonifer, Penicillium spp, Colletotrichum spp. e Fusarium spp
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A mosca branca é uma das pragas mais comuns no Brasil, podendo atacar diversas culturas agrícolas. A respeito dessa praga julgue os itens subseqüentes e escolha a alternativa correta:
Culturas como o algodoeiro, a soja e o feijoeiro são suscetíveis a essa praga, não sendo recomendáveis em esquemas de sucessão ou de rotação, em condições de alta pressão populacional da praga. Além disso, a praga apresenta várias hospedeiras alternativas entre as plantas daninhas, o que dificulta o seu controle.
A mosca branca causa sérios prejuízos à agricultura em função de seu hábito cortador e desfolhador, podendo ocasionar índices de desfolha de até 100% em condições de elevada infestação do inseto.
Sintomas causados por bactérias nas plantas são freqüentemente associados à ocorrência da mosca branca, uma vez que ela é um importante vetor para alguns tipos de bactérias que atacam plantas cultivadas.
A mosca branca é altamente resistente a inseticidas químicos, razão pela qual são recomendados, para o seu controle, os inseticidas de contato, da classe toxicológica I.
Considerando medidas de proteção complementares na estabilização de taludes, a revegetação é uma prática muito utilizada, que exige análises edáfica e pedológica dos solos do talude, a fim de verificar a eventual deficiência de nutrientes para recomendar as dosagens de adubação. Já na seleção das espécies vegetais para a consorciação de gramíneas e leguminosas deverá ser considerado, EXCETO:
Engenharia Agronômica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para determinar a concentração de fósforo assimilável, cálcio trocável, sódio trocável e sílica em solo, quais técnicas devem ser utilizadas, respectivamente, baseadas nas metodologias oficiais?
Gravimetria, espectrofotometria de absorção atômica, colorímetria, titulometria;
Colorímetria, titulometria,espectrofotometria de absorção atômica e gravimetria;
Titulometria, gravimetria,cromatografia liquida (HLPC), espectrofotometria de absorção atômica;
Cromatografia liquida (HLPC), espectrofotometria de absorção atômica e colorímetria e titulometria;
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...