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Nas plantas, a capacidade de absorção de nutrientes minerais do solo está relacionada, entre outros fatores, ao desenvolvimento do sistema radicular. A absorção pode ser definida como o processo pelo qual o nutriente passa do substrato — solo ou solução nutritiva — para uma parte qualquer da célula (parede celular, citoplasma, vacúolo). Entre os elementos químicos presentes na biosfera e detectados nos tecidos vegetais, apenas alguns são considerados essenciais. Na ausência de um elemento essencial, a planta mostra sintomas de deficiência e pode morrer sem completar o seu ciclo de vida. Acerca da absorção de nutrientes pelas plantas, julgue os itens de 84 a 87.
A grande maioria das plantas abre seus estômatos na presença de luz e os fecha no escuro, com exceção das plantas que apresentam o metabolismo ácido das crassuláceas (CAM), que ocorre em diversas famílias de angiospermas que habitam ambientes áridos e quentes.
Nas plantas, a capacidade de absorção de nutrientes minerais do solo está relacionada, entre outros fatores, ao desenvolvimento do sistema radicular. A absorção pode ser definida como o processo pelo qual o nutriente passa do substrato — solo ou solução nutritiva — para uma parte qualquer da célula (parede celular, citoplasma, vacúolo). Entre os elementos químicos presentes na biosfera e detectados nos tecidos vegetais, apenas alguns são considerados essenciais. Na ausência de um elemento essencial, a planta mostra sintomas de deficiência e pode morrer sem completar o seu ciclo de vida. Acerca da absorção de nutrientes pelas plantas, julgue os itens de 84 a 87.
O acúmulo de antocianina em folhas de vegetais superiores decorre, via de regra, da deficiência de nitrogênio nos tecidos vegetais.
O controle de doenças de plantas visa eliminar ou diminuir os danos provocados por enfermidades nas plantas, por meio do uso de uma ou mais técnicas de combate ao(s) patógeno(s). Um princípio de controle pode ser definido como um conjunto de técnicas ou métodos que atuam sobre a planta hospedeira, o fitopatógeno ou o ambiente edafoclimático. Considerando os princípios e os métodos de controle de doenças de plantas, julgue os itens subseqüentes.
A escolha de área geográfica ou local com ambiente desfavorável à doença, o uso de material vegetal sadio ou desinfetado — sementes, mudas, tubérculos, bulbos etc. — e o armazenamento dos produtos agrícolas em temperatura, umidade e concentração de gases modificadas e controladas são alguns dos métodos ou medidas de controle que, direta ou indiretamente, manipulam o ambiente e que exemplificam o princípio de evasão ou regulação.
O controle de doenças de plantas visa eliminar ou diminuir os danos provocados por enfermidades nas plantas, por meio do uso de uma ou mais técnicas de combate ao(s) patógeno(s). Um princípio de controle pode ser definido como um conjunto de técnicas ou métodos que atuam sobre a planta hospedeira, o fitopatógeno ou o ambiente edafoclimático. Considerando os princípios e os métodos de controle de doenças de plantas, julgue os itens subseqüentes.
A fiscalização fitossanitária interestadual e internacional de fronteira, a quarentena de produtos vegetais exóticos e importados (interestaduais e internacionais) e a prevenção - por meio da quarentena e da fiscalização - da entrada de insetos vetores, como pulgões, tripes, cigarrinhas etc., e de fitopatógenos, como vírus, bactérias, fungos e nematóides, são alguns dos métodos de controle que se enquadram no princípio de exclusão.
O controle de doenças de plantas visa eliminar ou diminuir os danos provocados por enfermidades nas plantas, por meio do uso de uma ou mais técnicas de combate ao(s) patógeno(s). Um princípio de controle pode ser definido como um conjunto de técnicas ou métodos que atuam sobre a planta hospedeira, o fitopatógeno ou o ambiente edafoclimático. Considerando os princípios e os métodos de controle de doenças de plantas, julgue os itens subseqüentes.
A eliminação de plantas ou parte de plantas doentes; o tratamento químico, físico ou biológico do solo, das plantas, das sementes ou dos implementos agrícolas; a eliminação de insetos vetores de patógenos, por métodos químicos, físicos ou biológicos e o uso de quebra-vento como barreira física são alguns dos métodos de controle, com base no princípio de erradicação, que visam diminuir ou eliminar a quantidade de inóculo do patógeno.
O controle de doenças de plantas visa eliminar ou diminuir os danos provocados por enfermidades nas plantas, por meio do uso de uma ou mais técnicas de combate ao(s) patógeno(s). Um princípio de controle pode ser definido como um conjunto de técnicas ou métodos que atuam sobre a planta hospedeira, o fitopatógeno ou o ambiente edafoclimático. Considerando os princípios e os métodos de controle de doenças de plantas, julgue os itens subseqüentes.
O uso de fungicidas e de métodos biológicos, como o da proteção cruzada e antagonismo, com a mesma finalidade — proteção de sementes, por exemplo —; a indução de resistência em plantas por meio de métodos físicos, químicos ou biológicos, favorecendo a produção de enzimas e fitoalexinas pela planta que atuará contra o patógeno, e a manutenção das plantas sem ferimentos e corretamente adubadas são alguns dos métodos de controle de doenças decorrentes do princípio de proteção.
Os solos representam o substrato de desenvolvimento da vida, desenvolvendo-se na superfície terrestre sob as mais diversas condições pedogenéticas. Assim, as classes de solos apresentam propriedades variadas, que influenciam o seu potencial de uso e ocupação, sendo necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
O conhecimento do material de origem permite inferir atributos morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos dos solos formados, particularmente em solos jovens. Os minerais do solo, resultantes de transformação dos minerais primários, constituem o reservatório de nutrientes para a nutrição mineral das plantas.
Os solos representam o substrato de desenvolvimento da vida, desenvolvendo-se na superfície terrestre sob as mais diversas condições pedogenéticas. Assim, as classes de solos apresentam propriedades variadas, que influenciam o seu potencial de uso e ocupação, sendo necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, os solos devem ser classificados conforme o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos, constituído por seis níveis categóricos na seguinte ordem de hierarquização: ordens, grandes grupos, subordens, subgrupos, famílias e séries.
Os solos representam o substrato de desenvolvimento da vida, desenvolvendo-se na superfície terrestre sob as mais diversas condições pedogenéticas. Assim, as classes de solos apresentam propriedades variadas, que influenciam o seu potencial de uso e ocupação, sendo necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
Os chernossolos argilúvicos e os luvissolos são solos que apresentam fertilidade natural mais alta em relação aos demais solos do mesmo estágio de evolução, apresentando argilominerais 2:1 de atividade alta, tais como vermiculita, esmectita e haloisita.
Os solos representam o substrato de desenvolvimento da vida, desenvolvendo-se na superfície terrestre sob as mais diversas condições pedogenéticas. Assim, as classes de solos apresentam propriedades variadas, que influenciam o seu potencial de uso e ocupação, sendo necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
Na seqüência evolutiva dos solos - dos neossolos aos latossolos -, ocorre incremento de argilominerais 1:1 e sesquióxidos de Fe e AL, o que provoca aumento na capacidade de troca catiônica e na concentração relativa de H + AL 3 , porém, a fertilidade natural dos solos diminui.
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