Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um produtor de batata cultiva cerca de 1.000 hectares por ano, em região de clima ameno, utilizando as variedades bintje e chiquita, plantando sempre nos meses mais secos do ano. Ao expandir a área para 2.000 hectares, embora continuasse com as mesmas variedades, plantou metade das espécimes durante o período chuvoso do ano. Surgiram os problemas fitossanitários que se intensificaram para doenças como a mela, a pinta preta, a murchadeira, a sarna comum e algumas viroses, comprometendo substancialmente a produtividade e a qualidade da batata produzida, uma vez que cerca de 30% das plantas mostraram sintomas de doenças.
Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subsequentes.
O controle da pinta preta, que geralmente ocorre em condições de alta temperatura e umidade, deve ser realizado com a aplicação semanal de fungicidas de contato, como produtos à base de mancozeb, e sistêmicos, como produtos à base de tebuconazole.Um produtor de batata cultiva cerca de 1.000 hectares por ano, em região de clima ameno, utilizando as variedades bintje e chiquita, plantando sempre nos meses mais secos do ano. Ao expandir a área para 2.000 hectares, embora continuasse com as mesmas variedades, plantou metade das espécimes durante o período chuvoso do ano. Surgiram os problemas fitossanitários que se intensificaram para doenças como a mela, a pinta preta, a murchadeira, a sarna comum e algumas viroses, comprometendo substancialmente a produtividade e a qualidade da batata produzida, uma vez que cerca de 30% das plantas mostraram sintomas de doenças.
Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subsequentes.
A maior parte das viroses é evitável com a aplicação de inseticidas sistêmicos no sulco de plantio dos tubérculos de batata, além de aplicações semanais de inseticidas específicos para determinadas pragas.Um produtor de batata cultiva cerca de 1.000 hectares por ano, em região de clima ameno, utilizando as variedades bintje e chiquita, plantando sempre nos meses mais secos do ano. Ao expandir a área para 2.000 hectares, embora continuasse com as mesmas variedades, plantou metade das espécimes durante o período chuvoso do ano. Surgiram os problemas fitossanitários que se intensificaram para doenças como a mela, a pinta preta, a murchadeira, a sarna comum e algumas viroses, comprometendo substancialmente a produtividade e a qualidade da batata produzida, uma vez que cerca de 30% das plantas mostraram sintomas de doenças.
Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subsequentes.
A sarna comum é causada por determinado fungo que se desenvolve bem em solos com pH abaixo de 6,0, e apresenta controle biológico, devendo o produtor efetuar o manejo integrado para o controle de doenças.Um produtor de batata cultiva cerca de 1.000 hectares por ano, em região de clima ameno, utilizando as variedades bintje e chiquita, plantando sempre nos meses mais secos do ano. Ao expandir a área para 2.000 hectares, embora continuasse com as mesmas variedades, plantou metade das espécimes durante o período chuvoso do ano. Surgiram os problemas fitossanitários que se intensificaram para doenças como a mela, a pinta preta, a murchadeira, a sarna comum e algumas viroses, comprometendo substancialmente a produtividade e a qualidade da batata produzida, uma vez que cerca de 30% das plantas mostraram sintomas de doenças.
Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subsequentes.
A mela ou requeima, que usualmente ocorre em condições de alta umidade e temperatura elevada, deve ser controlada por meio da aplicação semanal de fungicidas protetores, como produtos cúpricos.Um produtor de batata cultiva cerca de 1.000 hectares por ano, em região de clima ameno, utilizando as variedades bintje e chiquita, plantando sempre nos meses mais secos do ano. Ao expandir a área para 2.000 hectares, embora continuasse com as mesmas variedades, plantou metade das espécimes durante o período chuvoso do ano. Surgiram os problemas fitossanitários que se intensificaram para doenças como a mela, a pinta preta, a murchadeira, a sarna comum e algumas viroses, comprometendo substancialmente a produtividade e a qualidade da batata produzida, uma vez que cerca de 30% das plantas mostraram sintomas de doenças.
Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subsequentes.
Safras realizadas no período da seca facilitam o manejo integrado para o controle de doenças e de pragas. Para isso, é comum utilizar o plantio de cultivares com menor resistência a determinadas doenças, como a cultivar ágata.Um dos fatores que mais contribuíram para o crescimento e desenvolvimento sustentável na Amazônia foi a consolidação do reflorestamento como técnica apropriada para exploração racional, equilibrada e econômica dos recursos florestais. Acerca do estudo e exploração de florestas naturais e do reflorestamento, julgue os itens a seguir. O reflorestamento ou plantio comercial de espécies arbóreas é uma das atividades agrícolas mais recomendadas por especialistas para a conservação do solo, proteção dos mananciais e a recuperação de áreas degradadas, especialmente em regiões de clima tropical, onde geralmente são mais graves os riscos de degradação do solo pela erosão e lixiviação.
Um dos fatores que mais contribuíram para o crescimento e desenvolvimento sustentável na Amazônia foi a consolidação do reflorestamento como técnica apropriada para exploração racional, equilibrada e econômica dos recursos florestais. Acerca do estudo e exploração de florestas naturais e do reflorestamento, julgue os itens a seguir. Uma desvantagem do manejo sustentável da floresta é a exigência de certificação da madeira para atingir o mercado internacional de forma efetiva pelo fato de as empresas que realizam manejo florestal terem mais dificuldade de acesso aos mercados, especialmente o europeu e o norteamericano.
Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. A qualidade inicial da semente, as condições climáticas durante a maturação, o grau de maturação e o grau de injúria mecânica no momento da colheita são alguns dos fatores que influenciam o comportamento do feijão durante o armazenamento e que, se não forem controlados, podem resultar na perda de alguns atributos de qualidade, inviabilizando o seu uso como estrutura de reprodução.
Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. Embora o armazenamento prolongado de feijão cause escurecimento dos grãos de cor clara, como o carioca, há grande aceitação comercial, uma vez que isso é um fator reversível.
Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. A colheita antecipada, seguida da secagem, é benéfica para a qualidade da semente do feijão, podendo ser utilizada a secagem tanto por meio da energia solar como por estufa. Para não haver perda da viabilidade das sementes, os tempos de secagem pela exposição à luz solar ou pelo uso da estufa não devem ultrapassar 2 dias e 24 horas, respectivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...