Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. Os métodos tradicionais para evitar a presença de insetos no armazenamento do feijão, como o uso de cinzas, inseticidas ou outra barreira física, têm sido pouco eficientes, pois os grãos são infestados por insetos ainda no campo, mantendo-os no ambiente de armazenamento. A busca de soluções para diminuir o ataque de pragas como zabrotes pode estar no melhoramento genético do feijoeiro, por meio do cruzamento de materiais genéticos selvagens que possuem na sua composição a proteína arcelina, que não é digerível pelo inseto.
Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. Pesquisas evidenciam que a massa dos grãos de feijão se apresenta como um material de baixa condutibilidade térmica, ou seja, grãos armazenados em sacos empilhados ou silos não trocam calor com o ambiente de armazenamento com muita facilidade. Essa característica, embora possa ser danosa se os grãos estiverem com umidade elevada, pode ser uma aliada na conservação do produto armazenado corretamente.
A industrialização de alimentos teve grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de conservação e análises microbiológicas, bromatológicas, toxicológicas e sensoriais, bem como no treinamento e tratamento de resíduos e nas pesquisas de viabilidade econômica, nutricional e medicinal de produtos alimentícios de origem vegetal e animal. No que concerne à tecnologia de alimentos, julgue os próximos itens. A deterioração do palmito de pupunha está normalmente relacionada com o crescimento de microrganismos, pois a superfície ocasionada pelo corte dos toletes facilita a entrada e ação de microrganismos e as reações enzimáticas, além de exsudar a seiva para o ambiente da embalagem. Como medida alternativa para a conservação do palmito fresco, redução do metabolismo e da proliferação de microrganismos, deve-se fazer uso da refrigeração associada à atmosfera modificada.
A industrialização de alimentos teve grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de conservação e análises microbiológicas, bromatológicas, toxicológicas e sensoriais, bem como no treinamento e tratamento de resíduos e nas pesquisas de viabilidade econômica, nutricional e medicinal de produtos alimentícios de origem vegetal e animal. No que concerne à tecnologia de alimentos, julgue os próximos itens. O calor reduz o valor nutricional dos alimentos, pois promove a alteração da estrutura dos ácidos nucleicos, seguida da complexação dos sais minerais, o que diminui sua disponibilidade e a perda de vitaminas importantes como a tiamina e o ácido ascórbico.
A industrialização de alimentos teve grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de conservação e análises microbiológicas, bromatológicas, toxicológicas e sensoriais, bem como no treinamento e tratamento de resíduos e nas pesquisas de viabilidade econômica, nutricional e medicinal de produtos alimentícios de origem vegetal e animal. No que concerne à tecnologia de alimentos, julgue os próximos itens. Produtos como o metilciclopropeno (1-MCP) têm sido úteis no manejo pós-colheita de muitas frutas, pois retardam o amadurecimento das que apresentam comportamento climatérico. Manga e banana, por exemplo, são exemplos dessas frutas, e os efeitos são, principalmente, a retenção da firmeza e da cor, e a redução e(ou) atraso da atividade respiratória e da produção de etileno.
A industrialização de alimentos teve grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de conservação e análises microbiológicas, bromatológicas, toxicológicas e sensoriais, bem como no treinamento e tratamento de resíduos e nas pesquisas de viabilidade econômica, nutricional e medicinal de produtos alimentícios de origem vegetal e animal. No que concerne à tecnologia de alimentos, julgue os próximos itens. A possibilidade de aplicação comercial de tratamentos com baixas concentrações de CO 2 ou com O 2 representa uma alternativa ao uso das cartelas de metabissulfito de sódio nas caixas de uva. Além dessas técnicas, a exposição à luz ultravioleta, aplicações de soluções de etanol, tratamentos com vapor quente e a utilização de agentes biológicos para o controle de doenças pós-colheita surgem como alternativas de manejo pós-colheita da uva e de outras fruteiras.
As doenças das plantas são um dos principais fatores de limitação do rendimento das lavouras, sendo a sua importância econômica variável de ano para ano e de uma região para outra. Os recursos financeiros gastos e a busca contínua do conhecimento acerca das doenças das plantas também contribuem para a sua importância. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
O mofo-branco ou podridão branca da haste é uma doença da soja e do feijão que tem causado prejuízos à lavoura. A alta intensidade da podridão branca da haste nas lavouras dos cerrados é atribuída à maior precipitação e às altas temperaturas dessa região. Também são responsáveis pela maior incidência da doença fatores como o excesso de população de plantas, cultivo sucessivo com feijão ou soja, redução do espaçamento nas entrelinhas, uso de sementes infectadas, infestação e dano por percevejo e deficiências nutricionais, principalmente de potássio. Como prática de manejo, recomenda-se a rotação com o milho ou trigo, aumento do espaçamento nas entrelinhas, redução do estande e uso de sementes certificadas.
As doenças das plantas são um dos principais fatores de limitação do rendimento das lavouras, sendo a sua importância econômica variável de ano para ano e de uma região para outra. Os recursos financeiros gastos e a busca contínua do conhecimento acerca das doenças das plantas também contribuem para a sua importância. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Antracnose, causada pelo Colletotrichum truncatum, é uma das principais doenças da soja nas regiões dos cerrados. Sob condições de altas precipitações, causa apodrecimento e queda das vagens, abertura das vagens imaturas e germinação dos grãos em formação. Geralmente, está associada à ocorrência de diferentes espécies de Phomopsis, que causam a seca da vagem e da haste. Além das vagens, o C. truncatum infecta a haste e outras partes da planta, causando o sintoma conhecido como folha-carijó. A redução da incidência de antracnose, nas condições dos cerrados, é possível por meio de rotação de culturas e pulverização de alguns fungicidas do grupo dos benzimidazóis, isoladamente ou em mistura com triazóis, registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A proteção de plantas por meio da quarentena vegetal é um programa de governo que visa prevenir a entrada e o estabelecimento de organismos exógenos hospedeiros de pragas em área indenes. A esse respeito, julgue os itens de 63 a 65.
Organismos com características de serem potenciais causadores de danos econômicos são classificados como pragas quarentenárias A1 ou A2, segundo a sua ausência ou ocorrência restrita no país. Para esses organismos, são extremamente importantes cuidados quarentenários, bem como para a introdução de inimigos naturais contra pragas existentes no país. A introdução de agentes de controle biológico no Brasil é realizada pelo Laboratório de Quarentena Costa Lima, da EMBRAPA Meio Ambiente, situado em Jaguariúna SP, conforme determinado em portaria do MAPA.
A proteção de plantas por meio da quarentena vegetal é um programa de governo que visa prevenir a entrada e o estabelecimento de organismos exógenos hospedeiros de pragas em área indenes. A esse respeito, julgue os itens de 63 a 65.
Nos acordos de cooperação nas áreas da proteção de plantas e da quarentena vegetal com os objetivos de acelerar o transporte de plantas e de produtos vegetais e de reduzir o risco de ocorrência de pragas quarentenárias, a autoridade competente de uma parte contratante poderá, quando apropriado, e por acordo entre as partes contratantes, realizar a inspeção fitossanitária no território do Estado da outra parte contratante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...