Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da nutrição, do manejo e da fisiologia de ruminantes, assinale a opção correta.
Dois processos básicos, homeostase e homeorese, regulam todas as funções do animal. A homeostase é o mecanismo fundamental, que estabelece a regulação e a coordenação de novas prioridades para a função animal, enquanto a homeorese permite uma estabilidade de regulação das funções fisiológicas, em prioridades estabelecidas.
Os requerimentos para a manutenção do animal aumentam, com o passar do tempo, durante o crescimento, tanto em relação ao aumento de peso, idade e gordura, quanto ao acréscimo na fração de tecidos metabolicamente muito ativos.
Um programa nutricional adequado, durante a fase de crescimento até o desmame de bezerros, deve fornecer as demandas nutricionais para o máximo das exigências energéticas do animal.
As fontes de nitrogênio utilizadas pelos microrganismos ruminais para a síntese protéica consistem em proteína da dieta e nitrogênio não-protéico, assim como nitrogênio reciclado para o rúmen (reutilização).
Em animais grandes, assim como em animais pequenos, o crescimento diário em proteína aumenta em uma taxa maior com o acréscimo na taxa de crescimento.
O fotoperíodo influencia a fisiologia de várias plantas hortícolas e varia com a
latitude e as estações do ano.
presença ou ausência de nuvens.
intensidade luminosa e a hora do dia.
temperatura e a umidade relativa do ar.
temperatura e a luminosidade.
Os atributos químicos e a granulometria dos solos estão associados com sua capacidade de fornecimento de nutrientes e de retenção de água, com as atividades microbiológicas e, conseqüentemente, com a produtividade das culturas. Portanto, o conhecimento desses atributos é de fundamental importância para a adoção de práticas de manejo da fertilidade e da irrigação e drenagem, com o intuito da obtenção de aumento da produtividade. A respeito dos atributos químicos e da granulometria dos solos, julgue os itens seguintes.
Os solos orgânicos, segundo o sistema brasileiro de classificação dos solos, são hidromórficos escuros, com apreciáveis quantidades de matéria orgânica, total ou parcialmente decomposta, formando camadas turfosas. Esses solos são ácidos e apresentam baixa fertilidade natural.
Existem vários processos que podem ser utilizados para melhoria da qualidade do meio e a recuperação de áreas degradadas. Relacione os processos da coluna da esquerda com a respectiva melhoria da coluna da direita.
I-Q, II-S, III-P, IV-R
I-R, II-Q, III- P, IV-S
I-Q, II-P, III-R, IV-S
I-Q, II-P, III-S, IV-R
I-R, II-S, III-P, IV-Q
A ciclagem de nutrientes em florestas nativas é um processo de vital importância para o equilíbrio ecológico de florestas naturais e das plantações florestais de espécies nativas. Acerca da ciclagem de nutrientes em florestas nativas, assinale a opção correta.
Nas savanas, o maior estoque de nutrientes localiza-se nas grandes árvores e no sistema radicular, que é bastante desenvolvido e profundo, podendo funcionar como um reservatório útil, principalmente durante o período da seca.
A ciclagem de nutrientes em florestas pode ser corretamente analisada por meio de compartimentalização da biomassa acumulada nos diferentes estratos, de quantificação das taxas de nutrientes que se movimentam entre seus compartimentos e por meio da produção de serapilheira, de sua decomposição, lixiviação, entre outros fatores.
O ciclo geoquímico refere-se às trocas químicas entre o solo e as plantas (reciclagem), enquanto o ciclo biogeoquímico caracteriza-se pelas trocas de elementos minerais entre determinado ecossistema e seus componentes externos.
O desmatamento provoca a degradação da vegetação e do solo e causa sérias alterações no microclima das florestas, interferindo na fixação, lixiviação e volatilização do nitrogênio e do potássio. A abertura de clareiras nas matas provoca o aumento da temperatura do solo, facilitando a propagação do fogo durante os períodos mais secos.
Principais tipos de enxertia:
"T" normal, "T" invertido e "T" duplo.
borbulhia, garfagem e encostia.
estaquia, mergulhia e alporquia.
simples, de ponta e de serpentina.
reta, inclinada e invertida.
Os atributos químicos e a granulometria dos solos estão associados com sua capacidade de fornecimento de nutrientes e de retenção de água, com as atividades microbiológicas e, conseqüentemente, com a produtividade das culturas. Portanto, o conhecimento desses atributos é de fundamental importância para a adoção de práticas de manejo da fertilidade e da irrigação e drenagem, com o intuito da obtenção de aumento da produtividade. A respeito dos atributos químicos e da granulometria dos solos, julgue os itens seguintes.
Ainda com base no sistema brasileiro de classificação dos solos, os atributos físicos e químicos dos solos aluviais são dependentes da textura e da mineralogia, de modo que os solos de textura argilosa geralmente são de baixa fertilidade natural, enquanto os de textura média a arenosa são de maior fertilidade natural.
A Lei Federal N° 7754, de 14 de abril de 1989, trata da proteção às florestas existentes nas nascentes de rios. Sobre a referida lei pode-se afirmar que:
I- Na hipótese de haver derrubada de árvores e desmatamento na área integrada no Paralelograma de Cobertura Florestal, deverá ser imediatamente efetuado o reflorestamento, com espécies vegetais exóticas.
II- Por ser órgão executor do Ministério dos Transportes, o DNIT não está sujeito à referida lei.
III- São considerados de preservação permanente, na forma da Lei Nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, as florestas e demais formas de vegetação natural existentes nas nascentes dos rios.
IV- Será constituída, nas nascentes dos rios, uma área em forma de paralelograma, denominada Paralelograma de Cobertura Florestal, na qual são vedadas as derrubadas de árvores e qualquer forma de desmatamento.
São corretas apenas as alternativas:
I e II
I e III
I e IV
II e IV
III e IV
A produção de mudas florestais, em quantidade e qualidade, é uma das fases mais importantes para o sucesso de um povoamento florestal com espécies nativas. Várias pesquisas científicas e avanços técnicos têm sido realizados com o objetivo de melhoria da qualidade de mudas, assegurando-se boa adaptação e um perfeito desenvolvimento após o plantio. Acerca da propagação de espécies florestais, assinale a opção correta.
A terra de subsolo, utilizada como substrato para a produção de mudas em sacos plásticos, geralmente apresenta microporosidade baixa, relativamente aos substratos orgânicos.
O incremento do uso de tubetes de polipropileno, como recipiente para a formação de mudas de espécies nativas das matas brasileiras, tem elevado o grau de mecanização dos viveiros florestais, reduzido custos e tempo de produção e melhorando o padrão de qualidade das mudas produzidas.
Um substrato adequado deve retardar o processo de iniciação radicular de estacas, a fim de que haja maior sincronização no desenvolvimento das raízes.
São raras as espécies florestais que formam micorrizas asbusculares, entretanto a maioria das espécies florestais tropicais, de diferentes famílias, formam ectomicorrizas.
Com a propagação vegetativa, em relação à propagação sexuada, não se espera
diminuir a vida útil da planta.
clonar a planta utilizada.
aumentar a variabilidade genética.
modificar o sistema radicular da espécie.
tornar mais precoce a produção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...