Questões sobre Geral

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- O relevo está intimamente ligado ao fator tempo na gênese dos solos. É, portanto, de se esperar que na paisagem brasileira, onde os processos de pedogênese são bastante ativos, que o relevo tenha papel crítico como controlador do tempo de exposição aos agentes bioclimáticos. Assim, na maioria das vezes, em grandes e altas chapadas, ocorrem os solos mais velhos, e nas baixadas, solos mais novos. A alternativa que melhor apresenta a idade dos solos de forma crescente é:

  • A.

    latossolos, solos com B textural, cambissolos, aluviais;

  • B.

    aluviais, cambissolos, solos com B textural, latossolos;

  • C.

    cambissolos, solos com B textural, aluviais, latossolos;

  • D.

    solos com B textural, aluviais, cambissolos, latossolos;

  • E.

    aluviais, cambissolos, latossolos, solos com B textural.

O arejamento deficiente de um solo condiciona uma decomposição lenta da matéria orgânica, provocando seu acúmulo e um ambiente de redução, que transforma Ferro e Manganês em formas reduzidas, facilitando sua migração ou causando toxidez às plantas. Em particular, a presença de Ferro reduzido faz com que o solo tenha aspecto acinzentado, esverdeado ou azulado. Essas características definem uma classe de solo com características peculiares, que são os:

  • A.

    hidromórficos;

  • B.

    halomórficos;

  • C.

    aluviais;

  • D.

    latossolos;

  • E.

    cambissolos.

Quando um solo é submetido a inundação, alguns processos físico-químicos lhe são peculiares, entre eles:

 São corretas somente as modificações sumarizadas em:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I e III;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    III e IV.

As argilas, sendo as menores partículas do solo, apresentam um papel de máxima importância. Sabendo que nos solos os fenômenos físico-químicos são, em sua maioria, fenômenos de superfície, pode-se afirmar que quanto maior o teor de argila de um solo, maior a superfície específica, e:

I - menor a retenção de água;

II - maior a fixação de fósforo;

 III - maior a capacidade de troca;

 IV - menor a resistência à erosão.

 São corretos somente os itens:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I e III;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    III e IV.

O plantio direto é definido como o processo de semeadura em solo não revolvido, no qual a semente é colocada em sulcos ou covas, com largura e profundidade suficientes para a adequada cobertura e contato das sementes com a terra. É hoje também entendido como um sistema em que, necessariamente, há manutenção da cobertura morta pela não destruição dos resíduos culturais, que fornece proteção física ao solo. A tabela abaixo mostra o efeito de diferentes níveis de resíduos culturais na infiltração e perda de solo, em declividade de 5%.

Com base nas informações contidas na tabela, pode-se afirmar que:

  • A.

    a destruição dos resíduos culturais reduz a infiltração e as perdas de solo;

  • B.

    sistemas sob plantio direto tendem a apresentar maior infiltração de água e menores perdas de solo;

  • C.

    existe uma correlação linear positiva entre quantidade de resíduos e perda de solo;

  • D.

    em pequenas propriedades a não destruição dos resíduos culturais deve ser o principal objetivo, pois evita as perdas de solo, já que nas grandes propriedades isso não é relevante;

  • E.

    existe uma correlação linear negativa entre quantidade de resíduos e infiltração de água no solo.

Relacione as ordens de solo com seu conceito central:

1- LATOSSOLO

 2- ARGISSOLO

3- CAMBISSOLO

4- GLEISSOLO

 5- ESPODOSSOLO

 ( ) Solos em estágio intermediário de intemperismo e presença de horizonte Bi;

 ( ) Solos com presença de horizonte Bt e argila de atividade baixa ou com atividade igual ou superior a 20 cmolc/kg de argila conjugada com valores de alumínio extraível igual ou superior a 4 cmolc/kg de solo, saturação de alumínio superior a 50% e/ou/distrófico;

( ) Solos constituídos de horizonte mineral com horizonte B que apresenta acumulação iluvial de matéria orgânica e compostos de ferro e alumínio, sendo comum a presença de horizonte E albico de cor esbranquiçada;

( ) Solos constituídos de material mineral com horizonte B onde predominam os mecanismos de formação transformação (minerais primários ® minerais secundários) e perda (bases e sílica);

 ( ) Solos hidromórficos constituídos por material mineral com horizonte de cor neutra ou mais azul que 10Y.

A seqüência correta é:

  • A.

    3, 2, 5, 1, 4;

  • B.

    3, 2, 5, 4, 1;

  • C.

    4, 5, 1, 2, 3;

  • D.

    5, 1, 4, 3, 2;

  • E.

    5, 2, 3, 4, 1.

Abaixo são apresentadas 5 (cinco) classes de solos. Considerando apenas a nomenclatura taxonômica, relacione essas classes às prováveis limitações encontradas. Como limitações considere os fatores utilizados no Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras (Método EMBRAPA).

I- ORGANOSSOLO TIOMÓRFICO;

II- ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico abrúptico

III- CAMBISSOLO HÁPLICO Tb Eutrófico gleico;

 IV- LATOSSOLO VERMELHO acriférrico; V- LUVISSOLO CRÔMICO ÓRTICO;

( ) Solo com grau moderado de suscetibilidade à erosão e deficiência de fertilidade;

( ) Solo com grau forte de limitação por deficiência de água, grau nulo de deficiência de fertilidade e grau moderado de impedimento à mecanização;

( ) Solo com grau nulo/ligeiro de deficiência de fertilidade e grau ligeiro a moderado de limitação por excesso de água;

 ( ) Solo com grau forte de limitação por deficiência de nutrientes, sobretudo para o nível de manejo "A";

( ) Solo com excesso de água ou deficiência de oxigenação associado a grau muito forte de limitação por deficiência de fertilidade.

 A seqüência correta é:

  • A.

    II, IV, III, V, I;

  • B.

    II, V, III, IV, I;

  • C.

    III, V, IV, I, II;

  • D.

    IV, I, V, III, II;

  • E.

    V, II, I, IV, III.

Na figura abaixo são apresentadas as curvas de retenção de água de três solos.

Com base nesse gráfico, analise as afirmativas a seguir:

I - O solo 1 provavelmente apresenta textura mais argilosa e maior água disponível total.

 II - O solo 2 provavelmente apresenta textura média e maior água disponível total.

III - O solo 3 provavelmente apresenta textura arenosa e menor água disponível total.

IV - O solo 2 provavelmente apresenta textura média e água disponível total superior ao solo 3 e inferior ao solo 1.

V - O solo 3 apresenta a menor porosidade total.

São corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e V;

  • B.

    I, III e IV;

  • C.

    II e V;

  • D.

    II, III e V;

  • E.

    III, IV e V.

Em um mapa de aptidão agrícola de terras sob avaliação para instalação de um assentamento agrícola foi encontrada uma unidade de mapeamento com a seguinte simbologia :

 Essa simbologia representa:

  • A.

    terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os três níveis de manejo, ocorrendo, em menor proporção, terras com aptidão inferior à representada no mapa;

  • B.

    terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os níveis de manejo A e B e inapta para C. Ocorrência de terras, em menor proporção, com aptidão inferior à representada no mapa;

  • C.

    terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os níveis de manejo A e B e inapta para C. Ocorrência de terras, em menor proporção, com aptidão superior à representada no mapa;

  • D.

    terras com aptidão regular para os três níveis de manejo, ocorrendo em menor proporção terras com aptidão superior à representada pelo mapa;

  • E.

    terras com aptidão regular para os níveis de manejo A e B e inapta para C, ocorrendo terras, em menor proporção, com aptidão inferior à representada no mapa.

De acordo com o Sistema de Capacidade de Uso das Terras, uma terra com a representação IIIe,s pode ser interpretada como:

  • A.

    terras não agricultáveis com limitações por erosão e solo;

  • B.

    terras agricultáveis com limitações por erosão e seca prolongada;

  • C.

    terras agricultáveis com limitações por erosão e solo;

  • D.

    terras não agricultáveis com limitações por excesso de carbonatos e seca prolongada;

  • E.

    terras agricultáveis com limitações por excesso de água e sais.

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