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- O relevo está intimamente ligado ao fator tempo na gênese dos solos. É, portanto, de se esperar que na paisagem brasileira, onde os processos de pedogênese são bastante ativos, que o relevo tenha papel crítico como controlador do tempo de exposição aos agentes bioclimáticos. Assim, na maioria das vezes, em grandes e altas chapadas, ocorrem os solos mais velhos, e nas baixadas, solos mais novos. A alternativa que melhor apresenta a idade dos solos de forma crescente é:
latossolos, solos com B textural, cambissolos, aluviais;
aluviais, cambissolos, solos com B textural, latossolos;
cambissolos, solos com B textural, aluviais, latossolos;
solos com B textural, aluviais, cambissolos, latossolos;
aluviais, cambissolos, latossolos, solos com B textural.
O arejamento deficiente de um solo condiciona uma decomposição lenta da matéria orgânica, provocando seu acúmulo e um ambiente de redução, que transforma Ferro e Manganês em formas reduzidas, facilitando sua migração ou causando toxidez às plantas. Em particular, a presença de Ferro reduzido faz com que o solo tenha aspecto acinzentado, esverdeado ou azulado. Essas características definem uma classe de solo com características peculiares, que são os:
hidromórficos;
halomórficos;
aluviais;
latossolos;
cambissolos.
Quando um solo é submetido a inundação, alguns processos físico-químicos lhe são peculiares, entre eles:
São corretas somente as modificações sumarizadas em:
I e II;
I e III;
I e IV;
II e III;
III e IV.
As argilas, sendo as menores partículas do solo, apresentam um papel de máxima importância. Sabendo que nos solos os fenômenos físico-químicos são, em sua maioria, fenômenos de superfície, pode-se afirmar que quanto maior o teor de argila de um solo, maior a superfície específica, e:
I - menor a retenção de água;
II - maior a fixação de fósforo;
III - maior a capacidade de troca;
IV - menor a resistência à erosão.
São corretos somente os itens:
I e II;
I e III;
I e IV;
II e III;
III e IV.
O plantio direto é definido como o processo de semeadura em solo não revolvido, no qual a semente é colocada em sulcos ou covas, com largura e profundidade suficientes para a adequada cobertura e contato das sementes com a terra. É hoje também entendido como um sistema em que, necessariamente, há manutenção da cobertura morta pela não destruição dos resíduos culturais, que fornece proteção física ao solo. A tabela abaixo mostra o efeito de diferentes níveis de resíduos culturais na infiltração e perda de solo, em declividade de 5%.
Com base nas informações contidas na tabela, pode-se afirmar que:
a destruição dos resíduos culturais reduz a infiltração e as perdas de solo;
sistemas sob plantio direto tendem a apresentar maior infiltração de água e menores perdas de solo;
existe uma correlação linear positiva entre quantidade de resíduos e perda de solo;
em pequenas propriedades a não destruição dos resíduos culturais deve ser o principal objetivo, pois evita as perdas de solo, já que nas grandes propriedades isso não é relevante;
existe uma correlação linear negativa entre quantidade de resíduos e infiltração de água no solo.
Relacione as ordens de solo com seu conceito central:
1- LATOSSOLO
2- ARGISSOLO
3- CAMBISSOLO
4- GLEISSOLO
5- ESPODOSSOLO
( ) Solos em estágio intermediário de intemperismo e presença de horizonte Bi;
( ) Solos com presença de horizonte Bt e argila de atividade baixa ou com atividade igual ou superior a 20 cmolc/kg de argila conjugada com valores de alumínio extraível igual ou superior a 4 cmolc/kg de solo, saturação de alumínio superior a 50% e/ou/distrófico;
( ) Solos constituídos de horizonte mineral com horizonte B que apresenta acumulação iluvial de matéria orgânica e compostos de ferro e alumínio, sendo comum a presença de horizonte E albico de cor esbranquiçada;
( ) Solos constituídos de material mineral com horizonte B onde predominam os mecanismos de formação transformação (minerais primários ® minerais secundários) e perda (bases e sílica);
( ) Solos hidromórficos constituídos por material mineral com horizonte de cor neutra ou mais azul que 10Y.
A seqüência correta é:
3, 2, 5, 1, 4;
3, 2, 5, 4, 1;
4, 5, 1, 2, 3;
5, 1, 4, 3, 2;
5, 2, 3, 4, 1.
Abaixo são apresentadas 5 (cinco) classes de solos. Considerando apenas a nomenclatura taxonômica, relacione essas classes às prováveis limitações encontradas. Como limitações considere os fatores utilizados no Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras (Método EMBRAPA).
I- ORGANOSSOLO TIOMÓRFICO;
II- ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico abrúptico
III- CAMBISSOLO HÁPLICO Tb Eutrófico gleico;
IV- LATOSSOLO VERMELHO acriférrico; V- LUVISSOLO CRÔMICO ÓRTICO;
( ) Solo com grau moderado de suscetibilidade à erosão e deficiência de fertilidade;
( ) Solo com grau forte de limitação por deficiência de água, grau nulo de deficiência de fertilidade e grau moderado de impedimento à mecanização;
( ) Solo com grau nulo/ligeiro de deficiência de fertilidade e grau ligeiro a moderado de limitação por excesso de água;
( ) Solo com grau forte de limitação por deficiência de nutrientes, sobretudo para o nível de manejo "A";
( ) Solo com excesso de água ou deficiência de oxigenação associado a grau muito forte de limitação por deficiência de fertilidade.
A seqüência correta é:
II, IV, III, V, I;
II, V, III, IV, I;
III, V, IV, I, II;
IV, I, V, III, II;
V, II, I, IV, III.
Na figura abaixo são apresentadas as curvas de retenção de água de três solos.
Com base nesse gráfico, analise as afirmativas a seguir:
I - O solo 1 provavelmente apresenta textura mais argilosa e maior água disponível total.
II - O solo 2 provavelmente apresenta textura média e maior água disponível total.
III - O solo 3 provavelmente apresenta textura arenosa e menor água disponível total.
IV - O solo 2 provavelmente apresenta textura média e água disponível total superior ao solo 3 e inferior ao solo 1.
V - O solo 3 apresenta a menor porosidade total.
São corretas somente as afirmativas:
I e V;
I, III e IV;
II e V;
II, III e V;
III, IV e V.
Em um mapa de aptidão agrícola de terras sob avaliação para instalação de um assentamento agrícola foi encontrada uma unidade de mapeamento com a seguinte simbologia :
Essa simbologia representa:
terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os três níveis de manejo, ocorrendo, em menor proporção, terras com aptidão inferior à representada no mapa;
terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os níveis de manejo A e B e inapta para C. Ocorrência de terras, em menor proporção, com aptidão inferior à representada no mapa;
terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os níveis de manejo A e B e inapta para C. Ocorrência de terras, em menor proporção, com aptidão superior à representada no mapa;
terras com aptidão regular para os três níveis de manejo, ocorrendo em menor proporção terras com aptidão superior à representada pelo mapa;
terras com aptidão regular para os níveis de manejo A e B e inapta para C, ocorrendo terras, em menor proporção, com aptidão inferior à representada no mapa.
De acordo com o Sistema de Capacidade de Uso das Terras, uma terra com a representação IIIe,s pode ser interpretada como:
terras não agricultáveis com limitações por erosão e solo;
terras agricultáveis com limitações por erosão e seca prolongada;
terras agricultáveis com limitações por erosão e solo;
terras não agricultáveis com limitações por excesso de carbonatos e seca prolongada;
terras agricultáveis com limitações por excesso de água e sais.
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