Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a cultura do eucalipto, é correto afirmar:
1. Um hectare de floresta plantada de eucalipto é capaz de produzir a mesma quantidade de madeira que trinta hectares de florestas nativas tropicais.
2. O consumo de água pelos plantios de eucalipto é semelhante ao da floresta nativa.
3. O uso da água pelo eucalipto concentra-se onde está a maior parte das raízes finas, ou seja, no primeiro 1,5 m de profundidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Sobre construções e instalações agrícolas, é correto afirmar:
1. Na construção e instalação de aviários de corte, entre o primeiro e o segundo aviário, deve-se respeitar a distância mínima equivalente a dez vezes a altura do primeiro.
2. Recomenda-se pé direito de 3,5 metros para instalações de suínos em fase de terminação.
3. Para criação de suínos em fase de terminação deve-se dispor de 1m2 para cada animal, caso estes sejam abatidos com peso final de 100 kg.
4. O lanternim é um recurso construído no telhado das instalações zootécnicas utilizado para auxiliar na exaustão de gases.
5. O sistema espinha de peixe é utilizado para distribuição de gaiolas para galinhas de postura.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Em 3 de outubro de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Miguel Rossetto lançaram o Programa de Agroindustrialização da Produção da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Esse programa resultou de longos debates da equipe responsável pela elaboração da proposta, que contou com o apoio do conjunto da equipe do MDA, com movimentos sociais, ONGs, governos estaduais, universidades, instituições de pesquisa, entre outros.
Esse programa teve como objetivo:
Implementar um conjunto de ações que visam isentar de encargos os produtos industrializados, oriundos da agricultura familiar rural, desde que obtidos por cooperativas e/ou associações de camponeses.
Implementar um conjunto de ações que visam vincular a agroindustrialização familiar rural ao projeto guarda chuva do Governo Federal, verticalizando a cadeia do agronegócio e tornando o agricultor familiar um empreendedor.
Implementar um conjunto de ações que visam oferecer aos agricultores familiares a possibilidade de agregar valor e gerar renda por meio da agroindustrialização e da comercialização da produção.
Implementar um conjunto de ações que visam fomentar a agroindustrialização agroecológica na propriedade rural, incentivando a produção de alimentos e derivados com teor reduzido de agroquímicos.
Implementar um conjunto de ações que concedam crédito a agricultores pluriativos, camponeses e agricultores em tempo parcial, que de alguma forma atuam no ramo do agronegócio.
Na avaliação de custos da produção rural, deve-se:
1. Considerar a depreciação das instalações como parte dos custos do processo produtivo.
2. Considerar os gastos com ração como custo variável.
3. Considerar a mão de obra familiar como parte dos custos de produção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Na comercialização de produtos agropecuários, nem sempre o produtor rural comercializa seu produto diretamente ao consumidor, necessitando do intermediário, que estabelece um preço de compra e um preço de venda do produto. Desta forma, a diferença entre o preço de venda e o preço de compra do produto agrícola, que demonstra quanto cada intermediário do sistema de comercialização acrescentou antes de repassá-lo ao próximo intermediário e/ou ao consumidor, denomina-se:
Lucro.
Custo fixo.
Custo marginal.
Custo de comercialização.
Mark-up de comercialização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...