Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a opção verdadeira referente a "EUREPGAP".
EUREPGAP é um sistema de gestão da qualidade, com a finalidade de melhorar os padrões de produção no campo. Originou-se como uma iniciativa dos produtores holandeses em 1991, na Holanda (Euro Retailer Produce Working Group Eurep).
Atualmente, tornou-se obrigatório por parte dos comerciantes varejistas, exportadores e supermercados norte-americanos e europeus.
EUREPGAP é um sistema de gestão da qualidade, com a finalidade de melhorar os padrões dos produtos da indústria alimentícia. Originou-se como uma iniciativa dos comerciantes varejistas e supermercados europeus em 1997, na Alemanha (Euro Retailer Produce Working Group Eurep).
EUREPGAP é um programa de certificação obrigatório baseado em critérios subjetivos, os quais podem ser resumidos nas seguintes exigências: gestão ambiental, uso adequado de agrotóxicos, crédito subsidiado, saúde do trabalhador e segurança alimentar.
Com relação às exportações do Estado do Ceará pode-se afirmar, corretamente
Em 2005 houve um incremento do valor da participação das exportações do Ceará em relação às exportações brasileiras de 2004.
Em 2005 o Ceará teve a liderança na pauta de exportações do segmento de calçados, seguido da castanha de caju, setor têxtil, couros e peles e camarão.
Em 2005 o Ceará foi o quarto maior exportador do Nordeste.
Em 2005 o Ceará manteve o décimo quinto lugar no Brasil e o segundo no Nordeste.
A área de produção de melão do Estado do Ceará, foi reconhecida pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento como área-livre de Anastrepha grandis. Marque a opção verdadeira para o nome comum da espécie em questão.
Mosca Sulamericana das hortaliças.
Mosca Sulamericana do melão.
Mosca Sulamericana das Cucurbitáceas.
Mosca Sulamericana das frutas
Dois Engenheiros Agrônomos estão discutindo problemas relacionados com as suas atividades na extensão rural. Marque a afirmativa ERRADA de um deles.
No Manejo Integrado de Pragas do algodoeiro onde a praga chave é o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis) a amostragem de botões florais para tomada de decisão para o controle é de fundamental importância.
A mosca das frutas da espécie Ceratitis capitata é um inseto holometabólico, isto é, antes de atingir a fase adulta, passa pelas fases de ovo, larva e pupa
As armadilhas do tipo McPhail usadas no monitoramento, tendo como atraentes a proteína hidrolisada ou similar, capturam várias espécies de moscas das frutas
A mosca minadora da folha do meloeiro (Liriomyza trifolii) é uma praga que só ocorre na fase final do ciclo da cultura, mas causa severos danos econômicos.
As definições abaixo são particularizadas para os artrópodes em geral e suas relações com as plantas e o meio ambiente. A respeito disso, marque a opção verdadeira.
Sinecologia – É a ciência dos costumes. É o estudo dos modos de vida, dos costumes e dos movimentos dos insetos. Pode ser encarada nos estudos dos hábitos e atitudes dos insetos.
Etologia - Estuda as populações, suas associações biológicas e distribuição geográfica, tendo com base o potencial biótico das espécies e a resistência do ambiente.
Antibiose – Considera-se esse tipo de resistência quando o inseto se alimenta normalmente da planta e esta exerce um efeito favorável sobre a biologia do inseto. Entre outros efeitos podem ser citados: redução de mortalidade das formas jovens; aumento de peso e tamanho dos indivíduos; e aumento da fecundidade.
Área de Baixa Prevalência – Área submetida à vigilância efetiva e/ou à medida de controle, no qual a presença de uma praga está abaixo dos níveis de dano.
Os artrópodes apresentam diferenciais quanto ao tipo de reprodução. Marque a opção que contém a associação correta.
Viviparidade – Homóptera, Díptera e Neuróptera.
Ovoviviparidade – Sarcophagidae, Orthoptera e Dermáptera.
Oviparidade – Lepidóptero, Coleóptero e Neuróptera.
Partenogênese – Díptera, Homóptera e Dermáptera.
Com relação às interações inseto, planta e meio ambiente, marque a opção verdadeira.
Alopatria - É quando ocorre coincidência geográfica entre indivíduos, populações ou espécies distintas.
Alomônio – É uma substância, ou mistura química de substâncias, usadas em comunicação (infoquímicos) no meio de indivíduos que pertence a espécies diferentes. Evoca uma resposta que é adaptativa favorável para o emissor, mas não para o receptor.
Altruísmo - É o comportamento autodestrutivo, ou potencialmente autodestrutivo, que é executado para o benefício de si próprio.
Parasitóide - É o inseto parasito cujos ovos são colocados em um hospedeiro morto, no qual a larva se desenvolve, consumindo-o.
Nos procedimentos clássicos para a detecção e identificação de patógenos fúngicos, em geral, são observados os sintomas de doença apresentados pelas plantas (p.ex.: manchas foliares, podridões, murchas e galhas, entre outros) e a presença de sinais nas áreas lesionadas (p.ex.: estruturas vegetativas e reprodutivas). Quando a comparação entre a planta doente e a descrição dos sintomas e dos sinais encontrados na literatura não são suficientes para o diagnóstico da doença, torna-se necessária a aplicação dos Postulados de Koch, que obedecem à seqüência:
associação constante entre o patógeno e o hospedeiro; isolamento do patógeno em cultura pura; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; reisolamento do patógeno.
isolamento do patógeno em cultura pura; associação constante entre o patógeno e o hospedeiro; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; reisolamento do patógeno.
isolamento do patógeno em cultura pura; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; associação constante entre o patógeno e o hospedeiro; reisolamento do patógeno.
associação constante entre o patógeno e o hospedeiro; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; isolamento do patógeno em cultura pura; reisolamento do patógeno.
Doenças de plantas são diagnosticadas, em sua maioria, pelos sintomas que provocam e pelos sinais do patógeno presentes no hospedeiro. De acordo com a morfologia os sintomas podem ser classificados como plesionecróticos, holonecróticos, hipoplásticos e hiperplásticos. Os sintomas hiperplásticos caracterizam-se normalmente por hipertrofia (aumento do volume das células) e/ou hiperplasia (multiplicação exagerada das células), sendo os mais freqüentes:
galha, estiolamento, bolhosidade, crestamento, enfezamento.
verrugose, bolhosidade, epinastia, bronzeamento, fasciação
galha, superbrotamento, calo cicatricial, bolhosidade, verrugose.
crestamento, verrugose, encarquilhamento, epinastia, roseta
Os altos custos ambientais e econômicos derivados do uso de agroquímicos para o controle de doenças de plantas, têm levado cada vez mais pesquisadores a dedicarem-se ao estudo de métodos alternativos que apresentem menor risco à saúde humana e menor impacto ambiental. Dentre estes, destacam-se os microrganismos antagonistas cujos mecanismos de ação podem ser classificados em:
competição, parasitismo, hipovirulência, simbiose, predação e indução de resistência.
hipovirulência, compensação, parasitismo, simbiose e indução de suscetibilidade.
anidrobiose, competição, parasitismo, predação, indução de resistência e avirulência.
antibiose, competição, hipovirulência, indução de resistência, predação e parasitismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...