Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No plantio de espécies nativas, um passo importante para a implantação da floresta é a utilização de métodos adequados de produção de mudas em viveiros e um dos primeiros passos é o estabelecimento das condições ideais de germinação da semente. Em virtude disso, foi desenvolvido um trabalho sobre germinação de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke, utilizando parâmetros como temperaturas e quantidades de água no substrato. A tabela a seguir apresenta parte dos resultados obtidos do trabalho sobre o percentual de germinação de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke obtidas em três temperaturas e diferentes quantidades de água no substrato.
Julgue os itens a seguir, com base nas informações acima.
A interação entre os fatores estudados indicou que a germinação das sementes submetidas às quantidades de água de 2,0, 2,5 e 3,0 vezes a massa do substrato foi fortemente influenciada pelas temperaturas testadas.No plantio de espécies nativas, um passo importante para a implantação da floresta é a utilização de métodos adequados de produção de mudas em viveiros e um dos primeiros passos é o estabelecimento das condições ideais de germinação da semente. Em virtude disso, foi desenvolvido um trabalho sobre germinação de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke, utilizando parâmetros como temperaturas e quantidades de água no substrato. A tabela a seguir apresenta parte dos resultados obtidos do trabalho sobre o percentual de germinação de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke obtidas em três temperaturas e diferentes quantidades de água no substrato.
Julgue os itens a seguir, com base nas informações acima.
A quantidade de água igual a 1,5 vez a massa do papel foi prejudicial para a germinação, independentemente das temperaturas, principalmente para 35 ºC, fato que pode estar relacionado com o processo de evaporação da água contida no substrato.No plantio de espécies nativas, um passo importante para a implantação da floresta é a utilização de métodos adequados de produção de mudas em viveiros e um dos primeiros passos é o estabelecimento das condições ideais de germinação da semente. Em virtude disso, foi desenvolvido um trabalho sobre germinação de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke, utilizando parâmetros como temperaturas e quantidades de água no substrato. A tabela a seguir apresenta parte dos resultados obtidos do trabalho sobre o percentual de germinação de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke obtidas em três temperaturas e diferentes quantidades de água no substrato.
Julgue os itens a seguir, com base nas informações acima.
Os dados observados mostram que o potencial máximo de germinação ocorreu à temperatura de 20 ºC.No plantio de espécies nativas, um passo importante para a implantação da floresta é a utilização de métodos adequados de produção de mudas em viveiros e um dos primeiros passos é o estabelecimento das condições ideais de germinação da semente. Em virtude disso, foi desenvolvido um trabalho sobre germinação de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke, utilizando parâmetros como temperaturas e quantidades de água no substrato. A tabela a seguir apresenta parte dos resultados obtidos do trabalho sobre o percentual de germinação de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke obtidas em três temperaturas e diferentes quantidades de água no substrato.
Julgue os itens a seguir, com base nas informações acima.
A 30 ºC, a melhor condição para a germinação dessas sementes ocorre quando a quantidade de água é igual a 3,0 vezes a massa do substrato (papel).A política e a legislação agrária no Brasil, desde a época da colonização, sempre foram uma questão polêmica. Uma análise da realidade agrária brasileira hoje mostra a presença dos conflitos de terra pela falta de uma política clara que resolva o problema. A modernização conservadora ampliou suas áreas de ação, no entanto, os movimentos sociais aumentaram a pressão social sobre o Estado na luta pela terra. A propósito desse tema, julgue os próximos itens, relativos aos gráficos acima.
Observam-se três picos na evolução dos conflitos no campo, entre 1987 e 1999. O primeiro pico ocorreu no segundo qüinqüênio da década de 80, quando os conflitos estavam generalizados por todo o país, mas, ao final desse qüinqüênio, o número de conflitos diminuiu; o segundo ocorreu no primeiro qüinqüênio da década de 90, quando o número de conflitos ficou reduzido a um número um pouco maior que a metade do período anterior; e o terceiro ocorreu no segundo qüinqüênio da década de 90, quando houve novo crescimento dos conflitos.A política e a legislação agrária no Brasil, desde a época da colonização, sempre foram uma questão polêmica. Uma análise da realidade agrária brasileira hoje mostra a presença dos conflitos de terra pela falta de uma política clara que resolva o problema. A modernização conservadora ampliou suas áreas de ação, no entanto, os movimentos sociais aumentaram a pressão social sobre o Estado na luta pela terra. A propósito desse tema, julgue os próximos itens, relativos aos gráficos acima.
O número de conflitos na Amazônia, entre 1987 e 1999, manteve-se em torno de 200 conflitos anuais; portanto, não houve alteração do índice que reflete o número de conflitos na Amazônia em relação ao número total de conflitos nesse período.A política e a legislação agrária no Brasil, desde a época da colonização, sempre foram uma questão polêmica. Uma análise da realidade agrária brasileira hoje mostra a presença dos conflitos de terra pela falta de uma política clara que resolva o problema. A modernização conservadora ampliou suas áreas de ação, no entanto, os movimentos sociais aumentaram a pressão social sobre o Estado na luta pela terra. A propósito desse tema, julgue os próximos itens, relativos aos gráficos acima.
No período de 1995 a 2000, houve um aumento de mais de 500% no número total de assentamentos no Brasil e de mais de 200% na Amazônia, em relação ao período anterior.A política e a legislação agrária no Brasil, desde a época da colonização, sempre foram uma questão polêmica. Uma análise da realidade agrária brasileira hoje mostra a presença dos conflitos de terra pela falta de uma política clara que resolva o problema. A modernização conservadora ampliou suas áreas de ação, no entanto, os movimentos sociais aumentaram a pressão social sobre o Estado na luta pela terra. A propósito desse tema, julgue os próximos itens, relativos aos gráficos acima.
O número de assentamentos foi sempre superior na região amazônica devido à alta densidade demográfica da região.A Amazônia brasileira ou Amazônia Legal — região geopolítica que inclui os estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, o oeste do Maranhão e os estados de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins — hoje é ocupada por particulares e conta com terras devolutas e áreas protegidas por unidades de conservação ou terras indígenas.
As decisões quanto à melhor maneira de manejar a floresta amazônica deverão ser tomadas com rapidez, uma vez que em 1970 a Amazônia Legal possuía 76% de formações florestais do tipo pantanal e chegou a 2005 com uma cobertura de apenas 30%.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...