Questões de Engenharia Ambiental do ano 2011

Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre ciclo hidrológico, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Detenção é a parte da precipitação que fica retida na vegetação, em depressões do terreno e em construções.

  • B.

    Escoamento superficial é constituído por parte da água infiltrada na camada superior do solo, sendo bem mais lento que o escoamento subterrâneo.

  • C.

    A maior parte da evaporação se dá a partir dos oceanos, e não a partir dos lagos e rios.

  • D.

    Percolação é o processo pelo qual a água entra no solo e nas formações rochosas até o lençol freático.

  • E.

    Evapotranspiração é a parte da água existente no solo que é utilizada pela vegetação e é eliminada pelas folhas na forma de vapor.

Quanto aos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, analise as proposições a seguir.

1) Os Planos de Recursos Hídricos deverão conter as propostas para a criação de áreas sujeitas à restrição de uso, com vistas à proteção dos recursos hídricos.

2) O uso de recursos hídricos mesmo que seja para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural, não estará dispensado da obrigatoriedade de outorga pelo Poder Público.

3) No caso de necessidade premente de água para atender a situações de calamidade, inclusive as decorrentes de condições climáticas adversas, poderá ensejar na suspensão parcial ou total, em definitivo ou por prazo determinado da outorga de direito de uso dos recursos hídricos.

4) É objetivo do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos reunir, dar consistência e divulgar exclusivamente os dados e informações sobre a situação quantitativa dos recursos hídricos no Brasil, cabendo ao Sistema Nacional de Meio Ambiente a divulgação dos dados de qualidade.

Estão corretas:

  • A.

    1 e 3, apenas.

  • B.

    1 e 2, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    3 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Quanto à infraestrutura de recursos hídricos existente no Brasil, é incorreto afirmar que:

  • A.

    das principais bacias hidrográficas do continente sul-americano, a bacia amazônica e a bacia do Prata são de fundamental importância para o Brasil.

  • B.

    no contexto ecológico e econômico, os pequenos rios e riachos que fluem na Floresta Amazônica e no cerrado são importantes por serem coletores de material alóctone, que é transportado para outros sistemas de maior porte.

  • C.

    do ponto de vista quantitativo, o uso de sistemas hídricos próximo à costa é considerado relevante, o que ocasiona muitos impactos e eutrofização nas águas costeiras.

  • D.

    o Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre o Brasil (840.000Km²), Paraguai (58.500Km²) e o Uruguai (58.500Km²).

  • E.

    a Amazônia e o Pantanal mato-grossense são de fundamental importância do ponto de vista de reserva de água e como sistemas ecológicos únicos no planeta, em função de suas altas biodiversidades e diversidades de habitat, além do enorme potencial de usos múltiplos de suas águas.

Quanto à distribuição de água no Planeta Terra, é correto afirmar que:

  • A.

    a água doce é distribuída de maneira heterogênea no espaço e homogênea no tempo, o que pode ser evidenciado pela presença de desertos, caracterizados por baixa umidade e florestas tropicais com alta umidade.

  • B.

    a água, na sua forma líquida, é encontrada em vários pontos do universo, na terra, nos espaços interestelares, nos satélites, nos cometas, planetas e na atmosfera de algumas estrelas.

  • C.

    os ambientes de água doce no planeta podem ser classificados em dois grupos: os lênticos, como os rios, nascentes e as corredeiras; e os lóticos, como os lagos e os pântanos.

  • D.

    o uso do solo é fator de importância na ocorrência de água natural, uma vez que o desmatamento diminui a evapotranspiração e aumenta a sua capacidade de infiltração.

  • E.

    A presença de reservatórios de água doce construídos pelo homem altera a ocorrência de vapor atmosférico que podem modificar o ciclo hidrológico.

A água é uma das substâncias que possui propriedades anômalas quando comparada com outras substâncias químicas. À luz dessa especificidade, analise as proposições.

1) Em geral, a massa específica das substâncias aumenta com a diminuição da temperatura, com exceção da água, que apresenta a maior massa específica a aproximadamente 4°C e, a partir dessa temperatura, a massa específica diminui tanto para temperaturas mais altas quanto para mais baixas.

2) O baixo calor específico da água faz com que a mesma absorva o calor que vem do sol e de outras fontes, evitando extremos de temperatura em regiões e organismos.

3) A água possui ponto de ebulição exageradamente alto em comparação com outras substâncias, devido à presença das ligações de pontes de hidrogênio.

4) Na superfície (interface líquido-ar), as interações da molécula da água não são compensadas pelo ar e, como consequência, interliga-se mais fortemente com as moléculas vizinhas da superfície, criando o fenômeno da tensão superficial.

5) O fato de a água ter baixo calor de vaporização é importante para o meio ambiente, pois aproximadamente um terço da energia solar que chega à superfície do planeta terra é dissipado na evaporação da água de rios, lagos e oceanos.

Estão corretas.

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 5.

  • B.

    2, 4 e 5, apenas.

  • C.

    1, 2 e 4, apenas.

  • D.

    2, 3 e 5, apenas.

  • E.

    1, 3 e 4, apenas.

Quanto aos requisitos de qualidade e usos prioritários para águas doces, salobras e salgadas estabelecidos na legislação ambiental brasileira pertinente, é incorreto afirmar que:

  • A.

    Quanto aos requisitos de qualidade e usos prioritários para águas doces, salobras e salgadas estabelecidos na legislação ambiental brasileira pertinente, é incorreto afirmar que:

  • B.

    a água usada na indústria, em seu processo produtivo, como solvente em lavagens e em processos de resfriamento, não possui requisito de qualidade genérico para todas as indústrias.

  • C.

    a irrigação representa o uso mais intenso dos recursos hídricos, sendo responsável pelo maior consumo de água doce do mundo.

  • D.

    as águas doces classificadas como “classe especial”, segundo a Resolução CONAMA 357/2005, são destinadas à proteção das comunidades aquáticas em terras indígenas.

  • E.

    as águas destinadas à recreação de contato primário possuem padrões específicos de qualidade definidos em norma ambiental vigente.

Quanto aos padrões de qualidade de água, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O CONAMA estabeleceu as classes e padrões de qualidade de água bruta doces, salobras e salinas para o Brasil, deixando a fixação dos padrões de lançamento de águas residuárias pelos Órgãos Ambientais Estaduais (OEMAS).

  • B.

    Os padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde são utilizados no Brasil para determinação das classes de qualidade de água bruta subterrânea, quando estas forem ser utilizadas para abastecimento público.

  • C.

    Os padrões de lançamento de efluentes são geralmente muito mais rígidos em termos de valores do que os de qualidade, em função de ser levada em consideração no primeiro a vazão do efluente, bem como a capacidade de autodepuração do corpo receptor.

  • D.

    Em amostras individuais procedentes de poços para abastecimento sem distribuição canalizada, a norma de qualidade de água potável do Ministério da Saúde tolera a presença de coliformes totais, na ausência de Escherichia coli, devendo nesta situação ser investigada a origem da ocorrência, tomadas as providências imediatas de caráter corretivo e preventivo e realizada nova análise de coliformes.

  • E.

    O CONAMA estabeleceu as classes e padrões de qualidade de água bruta doces, salobras e salinas para o Brasil, deixando a fixação dos padrões de potabilidade de águas superficiais pelos Órgãos Ambientais Estaduais (OEMAS).

O processo de autodepuração num corpo hídrico receptor se desenvolve ao longo tempo. Considerando a dimensão do corpo hídrico como predominantemente longitudinal, podem-se associar os estágios de sucessão ecológica a zonas fisicamente identificáveis no corpo hídrico. Assinale a alternativa que apresenta a sucessão ecológica correta.

  • A.

    na de águas limpas – zona de decomposição passiva – zona de degradação – zona de recuperação – zona de águas limpas.

  • B.

    Zona de águas limpas – zona de degradação – zona de decomposição ativa – zona de recuperação – zona de águas limpas.

  • C.

    Zona de águas limpas – zona de degradação ativa – zona de decomposição anaeróbica – zona de recuperação – zona de águas limpas.

  • D.

    Zona de águas limpas – zona de decomposição ativa – zona de degradação – zona de recuperação – zona de águas limpas.

  • E.

    Zona de águas limpas – zona de degradação – zona de recuperação – zona de águas limpas.

Quanto aos parâmetros de qualidade das águas, analise as proposições abaixo.

1) A cor verdadeira é determinada a partir da remoção da parcela de turbidez da cor aparente e se constitui num dos padrões de lançamento de efluentes definido na Resolução CONAMA 357/2005.

2) A dureza da água é um parâmetro de qualidade classificada como dureza carbonato e dureza não carbonato, dependendo do ânion a que esteja associada. A dureza carbonato é correspondente à alcalinidade, enquanto as demais formas são caracterizadas como dureza não carbonato.

3) O aumento da temperatura aumenta a solubilidade (concentração de saturação) do oxigênio dissolvido, portanto em dias mais quentes observamos maior disponibilidade de oxigênio em corpos hídricos, favorecendo a vida aquática.

4) A determinação da forma predominante de nitrogênio pode oferecer subsídios na identificação do estágio de poluição, ou seja, o nitrogênio na forma de amônia indica poluição recente, já o nitrogênio na forma de nitratos indica poluição mais antiga.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    2, 3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

  • E.

    1 e 2.

Quanto às fontes de poluição das águas, analise as proposições abaixo.

1) Um dos tipos de poluição mais frequente nas grandes cidades é a poluição difusa, a qual tem como principal exemplo a descarga em um rio de um emissário transportando os esgotos de uma comunidade.

2) O processo de contaminação ambiental referese à transmissão de substâncias ou microorganismos nocivos à saúde pela água, não ocorrendo necessariamente desequilíbrio ecológico. De maneira análoga, o processo de poluição ambiental não implica necessariamente riscos à saúde de todos os organismos que fazem uso dos recursos hídricos afetados.

3) A presença de matéria orgânica proveniente do despejo de esgoto doméstico no meio aquático pode causar destruição da fauna ictiológica e de outras espécies aeróbicas, em razão de consumo do oxigênio dissolvido pelos organismos decompositores, e não pela presença de substâncias tóxicas nesses despejos.

4) Os detergentes sintéticos têm causado danos maiores em águas interiores do que em águas oceânicas, sendo em geral mais tóxicos para os peixes do que para o homem. Entre os principais efeitos danosos impostos ao meio ambiente estão a formação de uma película superficial que dificulta as trocas gasosas entre o ar e a água, vedação dos estômatos das plantas e órgãos respiratórios dos animais.

 Estão corretas, apenas:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    1 e 2.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

  • E.

    1 e 3.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...