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A partir dessas informações, é INCORRETO afirmar:
não há correlação entre mortandade de peixes e a existência de estratificação térmica e anoxia.
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD abaixo de 4 mg/L em decorrência da quebra de estratificação da coluna dágua.
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD em decorrência da morte de algas provocada por uma sequência de dias frios e nublados.
esse corpo de água possui grande tendência à eutrofização.
há correlação entre estratificação térmica e anoxia nas camadas mais profundas.
O solo é um recurso natural cuja conservação cresce em importância na medida em que avança a ocupação do território e o uso da terra se torna mais intenso. Além de medidas de drenagem e manejo de águas pluviais, os solos nas áreas livres de um aeroporto podem ser melhor protegidos contra a erosão mediante
plantio de vegetação ciliar.
reflorestamento homogêneo.
cascalhamento e controle da rebrota da vegetação.
terraceamento e rotação de culturas.
plantio de grama, vegetação herbácea e arbustiva.
Após as obras de implantação do novo aeroporto internacional em uma grande cidade do país, a licença de operação do empreendimento somente foi emitida após a recuperação de áreas degradadas durante a etapa de construção, por meio da execução de medidas previstas em um PRAD. A degradação dessas áreas foi provavelmente originada por
estocagem temporária de solo orgânico e serrapilheira.
exploração de jazidas de solos e depósito de material excedente (bota-fora).
escavações para execução de fundações e obras subterrâneas.
remoção de solo mole para execução da pista.
poluição hídrica por esgotos domésticos.
A parcela correspondente a 20% das emissões do setor é proveniente do modal
rodoviário
ferroviário.
aeroviário.
hidroviário.
aeroviário e hidroviário somados.
Uma versão preliminar do Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa associadas ao Transporte Aéreo do Estado de São Paulo, 1990 a 2008 (versão para consulta pública, outubro, 2010) publicada pela CETESB, estima tais emissões em mais de 5,8 milhões de toneladas de CO2eq no ano de 2008. Desse total, as emissões de gás carbônico são da ordem de:
mais de 95%.
menos de 5%.
50%.
entre 70% e 80%.
entre 30% e 80%, pois é difícil estimar as emissões de gás carbônico isoladamente.
Conforme a Resolução CONAMA no 3 de 28/06/1990, considera-se poluente atmosférico qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade. Com relação a sua origem, os poluentes que se classificam como
primários são aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão, tais como gás carbônico e ozônio.
primários são aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão, tais como monóxido de carbono, hidrocarbonetos e material particulado.
secundários são aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes e/ou constituintes naturais na atmosfera, como o gás carbônico e ozônio.
secundários são aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes, na ocorrência do fenômeno de inversão térmica.
secundários são aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes, exceto ozônio.
A Lei no 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com base nessa norma legal, é INCORRETO afirmar:
O gerador de resíduos sólidos domiciliares tem cessada sua responsabilidade pelos resíduos com a disponibilização adequada para a coleta.
O ciclo de vida de um produto compreende a série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final.
Reciclagem e logística reversa compreendem ações de mesma natureza, portanto podem ser consideradas como sendo um mesmo instrumento da política de resíduos sólidos.
Resíduos sólidos urbanos são constituídos apenas por resíduos domiciliares e resíduos de limpeza urbana.
Reciclagem e reutilização são processos diferentes.
Da análise dos resultados, é correto inferir que:
Não é possível inferir nenhuma situação típica a partir desse gráfico, pois a faixa de variação entre as concentrações mínimas e máximas é pequena.
As maiores concentrações são observadas no verão, quando as temperaturas mais altas e maior intensidade de precipitações pluviométricas produzem condições desfavoráveis para a dispersão de poluentes.
As maiores concentrações são decorrentes unicamente do maior número de veículos em circulação, não havendo correlação entre as concentrações de poluentes e as condições atmosféricas.
Não é possível inferir nenhuma situação típica a partir desse gráfico, pois a quantidade de dados é insuficiente para caracterizar a qualidade do ar.
As maiores concentrações são observadas no inverno, período no qual ocorre menor precipitação pluviométrica e há maior frequência de inversões térmicas, ambas condições desfavoráveis para a dispersão de poluentes.
A Norma NBR-10004 classifica os resíduos sólidos em duas classes: Perigosos e Não Perigosos. Os resíduos Não Perigosos são ainda classificados em Inertes e Não Inertes. Com base nessa norma ambiental, é correto afirmar:
Os resíduos provenientes da construção civil são sempre classificados como resíduos Inertes.
A patogenicidade e a toxicidade são duas características que classificam um resíduo como Não Inerte.
Um resíduo biodegradável pode ser considerado um resíduo Inerte.
A patogenicidade e a toxicidade são duas características que classificam um resíduo como Perigoso.
A presença de matéria orgânica distingue os resíduos Não Inertes dos Inertes.
Uma equipe técnica foi contratada para avaliar os níveis de ruído atuais nas áreas lindeiras a uma rodovia que será duplicada. Para o planejamento adequado da execução dos levantamentos em campo
as informações imprescindíveis são os volumes diários futuros do tráfego de veículos leves e pesados.
as informações imprescindíveis são os volumes diários atuais do tráfego de veículos leves e pesados.
a informação imprescindível é a localização de receptores críticos na área de estudo.
a informação imprescindível é a localização de unidades de conservação da natureza.
a informação imprescindível é o zoneamento urbano da área de estudo.
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