Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a tecnologia de remediação de solos conhecida como landfarming, afirma-se que
é predominantemente físico seu processo.
é utilizada sempre in situ.
é um dos processos de fitorremediação existentes.
pode ser usada para o tratamento de hidrocarbonetos.
necessita de áreas reduzidas para sua utilização.
Sobre os parâmetros que influenciam no processo de compostagem para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, sabe-se que
a principal fonte de energia usada pelos micro-organismos é o nitrogênio.
a aeração permite controlar a temperatura e retardar a atividade microbiana.
a digestão anaeróbia e a aeróbia proporcionam a diminuição da temperatura.
o composto, para ser aplicado no solo, deverá ter uma relação C/N (carbono/nitrogênio) superior a 35:1.
os baixos teores de umidade inibem a atividade dos micro-organismos.
A tecnologia para remediação de solos e águas subterrâneas que injeta ar na zona saturada do solo, com o objetivo de promover a passagem do contaminante da fase líquida para a fase gasosa, é denominada
Air Sparging.
Air Stripping.
Pump and Treat.
Soil Flushing.
Soil Venting.
I e II.
II e IV.
I, II e V.
I, III e IV.
III, IV e V.
As substâncias que alteram de forma nociva a composição do ar são denominadas poluentes atmosféricos, a respeito dos quais é sabido que
o dióxido de carbono (CO2) é o principal composto resultante da combustão completa de combustíveis fósseis e de outros combustíveis que contenham carbono.
o material particulado, oriundo dos processos de combustão de combustíveis fósseis, não é prejudicial à saúde humana, mas sim à flora.
os poluentes primários são os formados na atmosfera por reações químicas, a partir dos poluentes secundários.
os hidrocarbonetos são resultantes da queima completa dos combustíveis que contenham enxofre e nitrogênio.
as erupções vulcânicas são responsáveis pela emissão de grandes quantidades de metano (CH4) para a atmosfera.
Nos últimos anos, o tema mudanças climáticas ocupa lugar de destaque nos debates da comunidade científica internacional. Os efeitos catastróficos previstos para a ecosfera exigem medidas urgentes para a preservação do planeta. Nessa ampla discussão, é consenso afirmar que a(o)
emissão dos chamados gases de efeito estufa diminui a quantidade de energia que é mantida na atmosfera, devido à reflexão do calor emitido pela superfície do planeta, provocando a elevação da temperatura da superfície.
chuva ácida, formada pela reação de amônia e dióxido de carbono com vapor dágua, apresenta pH superior a 5,6 e é um dos principais problemas que atinge a ecosfera.
maior fonte brasileira de emissão de gases de efeito estufa é a queima de combustíveis fósseis, representando 50% do total, e o desmatamento é a segunda maior fonte com 30% do total.
smog fotoquímico é um problema de poluição do ar típico de cidades frias de clima úmido, sendo que o principal agente poluidor, nesse caso, são os veículos.
dióxido de carbono (CO2) é o principal gás de efeito estufa, embora o metano (CH4) e os hidrofluorcarbonos (HFC) também estejam entre os que contribuem para esse efeito.
Diversos são os meios para o controle e abatimento das emissões de poluentes para a atmosfera, sabendo-se que
a queima do carvão sólido é mais eficiente no controle da emissão de material particulado que a queima de carvão liquefeito ou gaseificado.
a adsorção em carvão ativado ou em géis especiais é eficiente no controle de emissão de partículas, mas sua aplicação é contraindicada no controle da emissão de gases.
o separador ciclônico é o equipamento mais eficiente para a separação e remoção de gases, como, por exemplo, o dióxido de enxofre (SO2).
os precipitadores eletrostáticos são equipamentos eficientes para a remoção de material particulado, limitado, porém, à remoção das partículas finas, menores que 1 μm.
os catalisadores veiculares são usados, principalmente, para a remoção de compostos de carbono e óxido de nitrogênio (NOx) oriundos da combustão nos motores.
Os padrões de qualidade do ar têm como base estudos científicos dos efeitos produzidos por determinados poluentes. Tais padrões são fixados em níveis que possam propiciar uma margem de segurança adequada para a proteção da saúde e do meio ambiente. Os padrões nacionais foram estabelecidos por meio da Resolução Conama nº 003/90, que determina que
uma das condições para se declarar Nível de Atenção é que a concentração de dióxido de enxofre (SO2), média de 24 horas, tenha atingido 2.100 μg/m3.
o monitoramento da qualidade do ar é atribuição do governo federal, sendo coordenado atualmente pelo Ibama.
o método do Infravermelho Não Dispersivo é definido como o adequado para a análise de fumaça.
os Padrões de Qualidade do Ar sejam verificados pelos seguintes parâmetros: partículas totais em suspensão; fumaça; partículas inaláveis; dióxido de enxofre; monóxido de carbono; ozônio e dióxido de nitrogênio.
os Padrões Primários de Qualidade do Ar sejam as concentrações de poluentes, abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população.
Um dos elementos que constituem o Protocolo de Quioto é a possibilidade de utilização de mecanismos de mercado para que os países desenvolvidos possam cumprir os compromissos quantificados de redução e limitação de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). No caso do Brasil, a participação nesse mercado ocorre por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), por ser o único mecanismo do Protocolo que admite a participação voluntária de países em desenvolvimento. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto implica, para o Engenheiro Ambiental, reconhecer que
a Autoridade Nacional Designada junto à Convenção- -Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC), representando o Brasil, é o Presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
o Protocolo estabeleceu três Mecanismos Adicionais de Implementação, compreendendo o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, o Mecanismo de Depósito Subterrâneo e o Mecanismo de Redução de Energia.
o organismo de revisão da produção científica relativa à mudança global do clima e com atividade relacionada à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
os GEE listados no Anexo A do Protocolo de Quioto são: dióxido de carbono (CO2); metano (CH4); monóxido de carbono (CO); hexafluoreto de enxofre (SF6); dióxido de enxofre (SO2); e óxido de nitrogênio (NOx).
os projetos no âmbito do MDL devem reduzir as emissões de GEE, ou promover a remoção de CO2, de forma adicional ao que ocorreria na ausência da atividade de projeto registrada como MDL.
A Lei nº 6.938/81 e suas alterações dispõem sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação. Não consta(m) nessa Lei, como sendo um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente,
a avaliação de impactos ambientais.
a conta de consumo de combustíveis fósseis (CCC).
o zoneamento ambiental, embora o recomende.
o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente.
os instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental e seguro ambiental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...