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A Lei nº 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, deve ser de conhecimento do Engenheiro Ambiental. Essa Lei prevê que a(o)
água é um bem de domínio público que não pode ser dotada de valor econômico.
gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.
centralização da produção de dados e informações é princípio básico para o funcionamento do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.
extração de água de aquífero subterrâneo para insumo de processo produtivo não está sujeita a outorga pelo poder público.
uso prioritário dos recursos hídricos, em situação de escassez, deve estar voltado à geração de energia elétrica.
A Lei Federal nº 9.966/00 dispõe sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional. Segundo essa Lei,
para a prevenção da poluição causada por navios e por outros agentes poluidores, sua aplicação suplanta a Marpol 73/78.
a descarga de substâncias classificadas nas categorias B, C e D é permitida em águas sob jurisdição nacional, conforme o art. 4º dessa Lei, nos casos permitidos pela Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil em Danos Causados por Poluição por Óleo.
a responsabilidade pela consolidação dos planos de emergência individuais em um único plano de emergência para a área envolvida cabe à Agência Nacional do Petróleo (ANP) nos portos organizados, instalações portuárias e plataformas.
todo porto organizado, instalação portuária e plataforma, devem dispor, obrigatoriamente, de instalações ou meios adequados para o recebimento e tratamento de resíduos e para o combate da poluição, observadas as normas e critérios estabelecidos pelo órgão ambiental competente.
qualquer incidente ocorrido em navios, plataformas e suas instalações de apoio, que possa provocar poluição das águas sob jurisdição nacional, deverá ser imediatamente comunicado à administração do porto organizado mais próximo.
De acordo com a Resolução do Conama nº 237, de 19 de dezembro de 1997, sobre as competências no processo de licenciamento ambiental, é INCORRETO afirmar que
compete ao Ibama o licenciamento ambiental de empreendimentos com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional, cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do País.
compete aos órgãos ambientais estaduais o licenciamento ambiental de atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional, que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicações.
compete ao órgão ambiental estadual o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos em mais de um município.
o Ibama poderá delegar aos Estados o licenciamento de atividade com significativo impacto ambiental de âmbito regional, ressalvada sua competência supletiva.
os empreendimentos e atividades serão licenciados em um único nível de competência.
De acordo com a Resolução do Conama nº 010, de 06 de dezembro de 1990, na hipótese de dispensa do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a obtenção de licença prévia de atividade de extração mineral de jazida de emprego imediato na construção civil, o empreendedor deverá apresentar um
Relatório de Controle Ambiental.
Relatório Ambiental Preliminar.
Projeto Básico Ambiental.
Plano de Recuperação de Áreas Degradadas.
Plano de Controle Ambiental.
De acordo com a Resolução do Conama nº 237, de 19 de dezembro de 1997, poderá ser admitido um único processo de licenciamento ambiental para pequenos empreendimentos e atividades similares e vizinhos, desde que
haja um potencial pequeno de impacto ambiental apresentado pelo conjunto de empreendimentos.
seja exigida a realização do EIA/Rima para o conjunto de empreendimentos e atividades.
seja definida a responsabilidade legal pelo conjunto de empreendimentos ou atividades.
seja realizada audiência pública para cada um dos empreendimentos ou atividades.
sejam estabelecidos prazos de validade diferenciados para as licenças de cada empreendimento ou atividade.
Sobre o licenciamento ambiental de postos revendedores, postos de abastecimento, instalações de sistemas retalhistas e postos flutuantes de combustíveis, de acordo com a Resolução do Conama nº 273, de 29 de novembro de 2000, afirma-se que
a utilização de tanques recuperados é permitida nos estabelecimentos que utilizam o Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustível.
a caracterização hidrogeológica no raio de 50 m do empreendimento é um dos documentos exigidos pelo órgão ambiental competente para obtenção da licença de operação.
as licenças prévia e de instalação poderão ser expedidas concomitantemente, a critério do órgão ambiental competente.
as instalações subterrâneas com capacidade total de armazenagem de até 15 m3 estão dispensadas dos licenciamentos.
o Plano de Manutenção de Equipamentos e Sistemas e Procedimentos Operacionais é um dos documentos exigidos para emissão da licença de instalação.
A avaliação dos impactos ambientais é uma das atividades técnicas previstas para a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental, sendo realizada por distintos métodos. O método de avaliação dos impactos ambientais proposto por Sorensen, no início da década de 70, e bastante difundido, corresponde a um exemplo de
rede de interação.
listagem de controle.
matriz de ações e fatores.
modelo de simulação.
superposição de mapas.
I
II
III
IV
V
Os seres aquáticos podem ser divididos em três categorias principais, em função do seu modo de vida: plânctons, bentos e néctons. São exemplos de plâncton os(as)
golfinhos.
caranguejos.
peixes.
ovos de peixes.
baleias.
Amplificação biológica é o nome dado ao aumento da concentração de determinados elementos e compostos químicos, notadamente os poluentes da água, à medida que se avança na cadeia alimentar. Nesse contexto, analise os fatores a seguir.
I - Deve haver um grande número de elementos de nível trófico anterior para alimentar um posterior, pela segunda lei da termodinâmica.
II - O poluente deve ser biodegradável.
III - O poluente deve ser lipossolúvel.
IV - O poluente deve ser considerado recalcitrante.
Levam à ocorrência do fenômeno da amplificação biológica APENAS os fatores
I e II.
II e III.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
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