Questões de Engenharia Ambiental da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A parcela correspondente a 20% das emissões do setor é proveniente do modal

  • A.

    rodoviário

  • B.

    ferroviário.

  • C.

    aeroviário.

  • D.

    hidroviário.

  • E.

    aeroviário e hidroviário somados.

Uma versão preliminar do Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa associadas ao Transporte Aéreo do Estado de São Paulo, 1990 a 2008 (versão para consulta pública, outubro, 2010) publicada pela CETESB, estima tais emissões em mais de 5,8 milhões de toneladas de CO2eq no ano de 2008. Desse total, as emissões de gás carbônico são da ordem de:

  • A.

    mais de 95%.

  • B.

    menos de 5%.

  • C.

    50%.

  • D.

    entre 70% e 80%.

  • E.

    entre 30% e 80%, pois é difícil estimar as emissões de gás carbônico isoladamente.

Conforme a Resolução CONAMA no 3 de 28/06/1990, considera-se poluente atmosférico “qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade”. Com relação a sua origem, os poluentes que se classificam como

  • A.

    primários são aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão, tais como gás carbônico e ozônio.

  • B.

    primários são aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão, tais como monóxido de carbono, hidrocarbonetos e material particulado.

  • C.

    secundários são aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes e/ou constituintes naturais na atmosfera, como o gás carbônico e ozônio.

  • D.

    secundários são aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes, na ocorrência do fenômeno de inversão térmica.

  • E.

    secundários são aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes, exceto ozônio.

A Lei no 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com base nessa norma legal, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O gerador de resíduos sólidos domiciliares tem cessada sua responsabilidade pelos resíduos com a disponibilização adequada para a coleta.

  • B.

    O ciclo de vida de um produto compreende a série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final.

  • C.

    Reciclagem e logística reversa compreendem ações de mesma natureza, portanto podem ser consideradas como sendo um mesmo instrumento da política de resíduos sólidos.

  • D.

    Resíduos sólidos urbanos são constituídos apenas por resíduos domiciliares e resíduos de limpeza urbana.

  • E.

    Reciclagem e reutilização são processos diferentes.

Da análise dos resultados, é correto inferir que:

  • A.

    Não é possível inferir nenhuma situação típica a partir desse gráfico, pois a faixa de variação entre as concentrações mínimas e máximas é pequena.

  • B.

    As maiores concentrações são observadas no verão, quando as temperaturas mais altas e maior intensidade de precipitações pluviométricas produzem condições desfavoráveis para a dispersão de poluentes.

  • C.

    As maiores concentrações são decorrentes unicamente do maior número de veículos em circulação, não havendo correlação entre as concentrações de poluentes e as condições atmosféricas.

  • D.

    Não é possível inferir nenhuma situação típica a partir desse gráfico, pois a quantidade de dados é insuficiente para caracterizar a qualidade do ar.

  • E.

    As maiores concentrações são observadas no inverno, período no qual ocorre menor precipitação pluviométrica e há maior frequência de inversões térmicas, ambas condições desfavoráveis para a dispersão de poluentes.

A Norma NBR-10004 classifica os resíduos sólidos em duas classes: Perigosos e Não Perigosos. Os resíduos Não Perigosos são ainda classificados em Inertes e Não Inertes. Com base nessa norma ambiental, é correto afirmar:

  • A.

    Os resíduos provenientes da construção civil são sempre classificados como resíduos Inertes.

  • B.

    A patogenicidade e a toxicidade são duas características que classificam um resíduo como Não Inerte.

  • C.

    Um resíduo biodegradável pode ser considerado um resíduo Inerte.

  • D.

    A patogenicidade e a toxicidade são duas características que classificam um resíduo como Perigoso.

  • E.

    A presença de matéria orgânica distingue os resíduos Não Inertes dos Inertes.

Uma equipe técnica foi contratada para avaliar os níveis de ruído atuais nas áreas lindeiras a uma rodovia que será duplicada. Para o planejamento adequado da execução dos levantamentos em campo

  • A.

    as informações imprescindíveis são os volumes diários futuros do tráfego de veículos leves e pesados.

  • B.

    as informações imprescindíveis são os volumes diários atuais do tráfego de veículos leves e pesados.

  • C.

    a informação imprescindível é a localização de receptores críticos na área de estudo.

  • D.

    a informação imprescindível é a localização de unidades de conservação da natureza.

  • E.

    a informação imprescindível é o zoneamento urbano da área de estudo.

A Política Nacional de Meio Ambiente foi estabelecida originalmente pela Lei no 6.938/1981 e vem sendo modificada por outras leis federais. Dentre os Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente estabelecidos por essa lei, estão incluídos

  • A.

    o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o Código Florestal.

  • B.

    o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), a avaliação de impacto ambiental e o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais.

  • C.

    a avaliação de impacto ambiental, o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

  • D.

    a avaliação de impacto ambiental, o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental e as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.

  • E.

    a avaliação de impacto ambiental, o licenciamento ambiental e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) contempla diferentes categorias de unidades de conservação, divididas em dois grupos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. As unidades de conservação que se enquadram no grupo de Unidades de Uso Sustentável são, dentre outras:

  • A.

    Refúgio da Vida Silvestre e Reserva Biológica.

  • B.

    Floresta Nacional e Reserva de Fauna.

  • C.

    Parque Nacional e Monumento Natural.

  • D.

    Estação Ecológica e Reserva Biológica.

  • E.

    Monumento Nacional e Reserva Biológica.

De acordo com a Lei no 9.985, de 18 de Julho de 2000, que trata do SNUC, as Unidades de Conservação deverão dispor de Plano de Manejo. É correto afirmar que o Plano de Manejo é um

  • A.

    documento técnico necessário ao licenciamento ambiental das atividades de implantação da unidade de conservação.

  • B.

    documento técnico necessário à criação da unidade de conservação, no qual se definem os objetivos gerais de preservação da área.

  • C.

    processo de discussão técnica conduzido pelo Conselho Consultivo da unidade de conservação para garantir a eficácia dos instrumentos de gestão no alcance dos objetivos de preservação da área.

  • D.

    processo de discussão técnica conduzido pelo órgão ambiental competente para estabelecer as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

  • E.

    documento técnico que estabelece o zoneamento territorial da unidade de conservação e da sua zona de amortecimento, de modo a alcançar os objetivos de preservação.

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