Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura do ano 2011

Lista completa de Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para realização do método de interseção, devem ser medidos

  • A.

    os ângulos a partir de pontos de coordenadas conhecidas

  • B.

    os ângulos a partir do ponto a ser determinado

  • C.

    os ângulos e as distâncias a partir de coordenadas conhecidas

  • D.

    as distâncias a partir de pontos de coordenadas conhecidas

  • E.

    as distâncias a partir do ponto a ser determinado

A latitude geodésica de um ponto P qualquer, na superfície de um elipsoide, é o ângulo medido sobre o meridiano que passa por P, compreendido entre a(o)

  • A.

    vertical passante por P e o plano azimutal

  • B.

    vertical e o plano meridional, ambos passantes por P

  • C.

    normal passante por P e o plano equatorial

  • D.

    pequena normal passante por P e o plano meridional

  • E.

    plano meridional passante por P e o plano equatorial

Acerca do sistema UTM, analise as afirmativas a seguir.

I - Cada fuso pode ser prolongado até 30’ sobre os fusos adjacentes, criando-se assim uma área de superposição de 1º de largura.

II - A origem do sistema pode ser deslocada do centro do fuso para algum ponto que facilite o mapeamento de determinada região.

III - O sistema UTM é um sistema tridimensional, visto que fornece as coordenadas E, N e H de cada ponto.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    I e II

  • D.

    I e III

  • E.

    II e III

  • A.

    raio do elipsoide de referência do sistema

  • B.

    raio de curvatura de seção normal à longitude

  • C.

    raio de curvatura de seção transversal à latitude

  • D.

    grande normal

  • E.

    altitude elipsoidal do ponto

O datum é a origem de um sistema geodésico e pode ser horizontal, vertical ou ambos. Ele é definido por

  • A.

    latitude, achatamento e semieixo, variáveis; azimute de partida e longitude, constantes

  • B.

    latitude, longitude e azimute de partida, variáveis; achatamento e semieixo, constantes

  • C.

    longitude, azimute de partida e azimute de chegada, variáveis; semieixo e achatamento, constantes

  • D.

    altitude ortométrica, longitude e azimute de partida, variáveis; raio médio e semieixo, constantes

  • E.

    altura elipsoidal, azimute de partida e longitude, variáveis; distância focal e diâmetro, constantes

Nos levantamentos batimétricos, as profundidades são de extrema importância para que seja possível representar as

  • A.

    linhas isopóricas

  • B.

    linhas isogonais

  • C.

    linhas isobáricas

  • D.

    linhas isobáticas

  • E.

    verticais dos pontos levantados

O sistema europeu de posicionamento por satélites, GALILEO, vem sendo estruturado para se tornar uma alternativa ao usuário do GPS. O GALILEO irá oferecer alguns tipos de serviço à comunidade de usuários do sistema, entre os quais NÃO se inclui o Serviço

  • A.

    Público Regulamentado

  • B.

    com Segurança de Vida

  • C.

    de Acesso Aberto

  • D.

    de Acesso Comercial

  • E.

    de Posicionamento Padrão

De modo a minimizar as distâncias entre o geoide e o elipsoide de referência em uma determinada zona de interesse, é possivel definir um datum local que se encaixe melhor nesta porção da Terra. Embora não muito comuns no Brasil, que adota como datum planimétrico o SIRGAS 2000, há casos de data locais. Um exemplo é o datum definido pela Petrobras na Região Nordeste, denominado

  • A.

    Astro Chuá

  • B.

    Córrego Alegre

  • C.

    Guarani

  • D.

    Aratu

  • E.

    WGS-84

Em levantamentos batimétricos, as medições de profundidade podem ser realizadas de forma direta ou indireta. Nas medições diretas, empregam-se os seguintes equipamentos:

  • A.

    ecobatímetro multifeixe e máquina de sondar

  • B.

    ecobatímetro multifeixe e prumo de mão

  • C.

    máquina de sondar e sensor eletromagnético aerotransportado

  • D.

    máquina de sondar e prumo de mão

  • E.

    prumo de mão e sensor eletromagnético aerotransportado

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