Questões de Engenharia Civil

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Na aplicação das técnicas de execução de lajes de concreto do tipo ALVEOLARES, CONVENCIONAIS, PROTENDIDAS, STEEL DECK e NERVURADAS, é correto afirmar:

  • A.

    Uma laje alveolar é uma laje moldada in loco que, através da incorporação de vazios ou de elementos de massa reduzida e de volumes padronizados, retira carga excessiva de peso próprio da laje, aumentando sua resistência final.

  • B.

    Dentre as muitas vantagens para a construção, as lajes nervuradas destacam-se pela alta qualidade do acabamento da laje, dispensa o escoramento, aumenta a rapidez da construção, é fácil de instalar e executar.

  • C.

    A laje convencional é uma laje do tipo mista, pois depende, para sua construção, de elementos de escoramento, que são considerados como uma segunda estrutura, mesmo que auxiliar e provisória.

  • D.

    As lajes protendidas são soluções importantes para permitir que vãos maiores sejam construídos sem auxílio de pontos intermediários de apoio, visto que, após a protensão, as cargas de momento fletor são contrapostas às cargas da protensão.

  • E.

    O steel deck é uma laje composta por uma telha de aço galvanizada e uma camada de concreto. O aço serve como forma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço.

No que concerne a organização de canteiro de obra, impermeabilização, pinturas, esquadrias e coberturas, julgue os itens que se seguem.

Recomenda-se o uso de subcoberturas — mantas instaladas sob as telhas — para aumentar a vida útil do telhado, pois assim se evita o acúmulo de água na estrutura, o que impede o seu apodrecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para o estudo do controle térmico de uma edificação, está sendo utilizada a NBR 15220-1:2005 (Desempenho térmico de edificações – Parte 1: Definições, símbolos e unidades).

De acordo com essa norma, para a avaliação do atraso térmico em determinado componente, a unidade a ser considerada é

  • A.

    W

  • B.

    h

  • C.

    W/m2

  • D.

    (m2.K)/W

  • E.

    m2/s

Pode-se definir higiene do trabalho como sendo um conjunto de normas e procedimentos que buscam a proteção da integridade física e mental do trabalhador, afastando-o dos riscos de saúde intrínseco às atividades do cargo e ao ambiente físico onde estas são executadas. A partir desses conceitos, e levando em conta as condições e o meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil (NR-18), julgue os itens que se seguem.

Com o objetivo de proteger o trabalhador de possível queda, é imperativo que, em todo o perímetro da construção de edifícios com mais de cinco pavimentos ou altura equivalente, haja a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje que esteja, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao Método de Sondagem SPT (Standard Penetration Test), é incorreto afirmar que

  • A.

    o ensaio SPT constitui-se em uma medida de resistência dinâmica conjugada a uma sondagem de simples reconhecimento.

  • B.

    a perfuração é obtida por tradagem e circulação de água, utilizando-se um trépano de lavagem como ferramenta de escavação.

  • C.

    amostras de solo são coletadas a cada metro de profundidade por meio de um amostrador padrão.

  • D.

    o procedimento de ensaio consiste na cravação de um amostrador, usando a queda de um peso, normalmente um bloco de aço, de 75 kg, caindo a uma altura de 65 centímetros.

  • E.

    os índices de resistências à cravação do amostrador permitem avaliar a compacidade e/ou consistência do solo ao longo da perfuração.

Sobre as causas da segregação do concreto, considere:

I. A movimentação das formas permite a fuga da nata de cimento por juntas mal vedadas ou fendas.

II. O lançamento do concreto de altura inferior a 1 m causa a separação dos agregados da pasta de cimento.

III. Adensamentos excessivos do concreto causam a migração da pasta de cimento para a superfície, deixando vazios entre os agregados.

IV. Baixa densidade das armaduras em alguns pontos causa o peneiramento do concreto, separando a pasta do agregado.

Está correto o que consta em

  • A.

    II e IV, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Para garantir condições de trabalho que proporcionem o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente aos trabalhadores, os assentos utilizados nos postos de trabalho devem possuir

  • A.

    altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida.

  • B.

    características de muita conformação na base do assento.

  • C.

    borda frontal com cantos vivos.

  • D.

    encosto com forma reta e plana para proteção da região lombar.

  • E.

    revestimento rígido com leve ondulação côncava central, sem braços laterais, para adequado ajuste dos quadris.

Na elaboração de projetos com o uso de softwares de AutoCAD, os comandos que viabilizam a realização de cópias ordenadas de entidades no sentido retangular ou polar e que possibilitam alterar a posição, isto é, as coordenadas de localização de elementos do projeto são, respectivamente,

  • A.

    pan e regen.

  • B.

    move e copy.

  • C.

    copy e mirror.

  • D.

    array e move.

  • E.

    offset e rotate.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Na etapa de alocação de viagens, na modelagem clássica de atribuição de viagens, busca-se definir

  • A.

    as rotas utilizadas entre os pares de zonas de tráfego, para cada modo, e obter os carregamentos.

  • B.

    a divisão modal, na qual as viagens são realizadas entre cada par de zonas.

  • C.

    as quantidades de viagens produzidas e atraídas em cada zona de tráfego.

  • D.

    as relações entre as características das viagens e de uso do solo.

  • E.

    os fluxos interzonais e a relação causal associada às viagens.

Nas ferrovias, existe uma força de resistência que exerce bastante influência no movimento dos veículos, mas que tem pouco impacto no caso de veículos rodoviários. Esse tipo de força é a resistência:

  • A.

    das curvas;

  • B.

    do ar;

  • C.

    da temperatura;

  • D.

    da pressão;

  • E.

    da gravidade.

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