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Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na aplicação das técnicas de execução de lajes de concreto do tipo ALVEOLARES, CONVENCIONAIS, PROTENDIDAS, STEEL DECK e NERVURADAS, é correto afirmar:
Uma laje alveolar é uma laje moldada in loco que, através da incorporação de vazios ou de elementos de massa reduzida e de volumes padronizados, retira carga excessiva de peso próprio da laje, aumentando sua resistência final.
Dentre as muitas vantagens para a construção, as lajes nervuradas destacam-se pela alta qualidade do acabamento da laje, dispensa o escoramento, aumenta a rapidez da construção, é fácil de instalar e executar.
A laje convencional é uma laje do tipo mista, pois depende, para sua construção, de elementos de escoramento, que são considerados como uma segunda estrutura, mesmo que auxiliar e provisória.
As lajes protendidas são soluções importantes para permitir que vãos maiores sejam construídos sem auxílio de pontos intermediários de apoio, visto que, após a protensão, as cargas de momento fletor são contrapostas às cargas da protensão.
O steel deck é uma laje composta por uma telha de aço galvanizada e uma camada de concreto. O aço serve como forma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que concerne a organização de canteiro de obra, impermeabilização, pinturas, esquadrias e coberturas, julgue os itens que se seguem.
Recomenda-se o uso de subcoberturas mantas instaladas sob as telhas para aumentar a vida útil do telhado, pois assim se evita o acúmulo de água na estrutura, o que impede o seu apodrecimento.
Para o estudo do controle térmico de uma edificação, está sendo utilizada a NBR 15220-1:2005 (Desempenho térmico de edificações Parte 1: Definições, símbolos e unidades).
De acordo com essa norma, para a avaliação do atraso térmico em determinado componente, a unidade a ser considerada éW
h
W/m2
(m2.K)/W
m2/s
Pode-se definir higiene do trabalho como sendo um conjunto de normas e procedimentos que buscam a proteção da integridade física e mental do trabalhador, afastando-o dos riscos de saúde intrínseco às atividades do cargo e ao ambiente físico onde estas são executadas. A partir desses conceitos, e levando em conta as condições e o meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil (NR-18), julgue os itens que se seguem.
Com o objetivo de proteger o trabalhador de possível queda, é imperativo que, em todo o perímetro da construção de edifícios com mais de cinco pavimentos ou altura equivalente, haja a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje que esteja, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno.
Com relação ao Método de Sondagem SPT (Standard Penetration Test), é incorreto afirmar que
o ensaio SPT constitui-se em uma medida de resistência dinâmica conjugada a uma sondagem de simples reconhecimento.
a perfuração é obtida por tradagem e circulação de água, utilizando-se um trépano de lavagem como ferramenta de escavação.
amostras de solo são coletadas a cada metro de profundidade por meio de um amostrador padrão.
o procedimento de ensaio consiste na cravação de um amostrador, usando a queda de um peso, normalmente um bloco de aço, de 75 kg, caindo a uma altura de 65 centímetros.
os índices de resistências à cravação do amostrador permitem avaliar a compacidade e/ou consistência do solo ao longo da perfuração.
Sobre as causas da segregação do concreto, considere:
I. A movimentação das formas permite a fuga da nata de cimento por juntas mal vedadas ou fendas.
II. O lançamento do concreto de altura inferior a 1 m causa a separação dos agregados da pasta de cimento.
III. Adensamentos excessivos do concreto causam a migração da pasta de cimento para a superfície, deixando vazios entre os agregados.
IV. Baixa densidade das armaduras em alguns pontos causa o peneiramento do concreto, separando a pasta do agregado.
Está correto o que consta em
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
Para garantir condições de trabalho que proporcionem o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente aos trabalhadores, os assentos utilizados nos postos de trabalho devem possuir
altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida.
características de muita conformação na base do assento.
borda frontal com cantos vivos.
encosto com forma reta e plana para proteção da região lombar.
revestimento rígido com leve ondulação côncava central, sem braços laterais, para adequado ajuste dos quadris.
Na elaboração de projetos com o uso de softwares de AutoCAD, os comandos que viabilizam a realização de cópias ordenadas de entidades no sentido retangular ou polar e que possibilitam alterar a posição, isto é, as coordenadas de localização de elementos do projeto são, respectivamente,
pan e regen.
move e copy.
copy e mirror.
array e move.
offset e rotate.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Na etapa de alocação de viagens, na modelagem clássica de atribuição de viagens, busca-se definir
as rotas utilizadas entre os pares de zonas de tráfego, para cada modo, e obter os carregamentos.
a divisão modal, na qual as viagens são realizadas entre cada par de zonas.
as quantidades de viagens produzidas e atraídas em cada zona de tráfego.
as relações entre as características das viagens e de uso do solo.
os fluxos interzonais e a relação causal associada às viagens.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nas ferrovias, existe uma força de resistência que exerce bastante influência no movimento dos veículos, mas que tem pouco impacto no caso de veículos rodoviários. Esse tipo de força é a resistência:
das curvas;
do ar;
da temperatura;
da pressão;
da gravidade.
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