Questões de Engenharia Civil

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  • A.

    Peças sujeitas à flexão devem ter a madeira posicionada de forma que o eixo X ou Y fiquem paralelos ao eixo das cargas de tração.

  • B.

    Em peças estruturais sujeitas exclusivamente à compressão, como pilares, a peça de madeira deve, preferencialmente, ter seu eixo Z paralelo ao eixo das cargas.

  • C.

    Os furos necessários à passagem de parafusos de fixação devem estar, preferencialmente, paralelos ao eixo Z, evitando, assim, o corte desnecessário das fibras da madeira.

  • D.

    Para se criar peças de madeira reforçada, deve-se cortar chapas paralelas ao plano XY, que, então, serão coladas entre si, tomando o cuidado de girar os eixos X e Y a cada camada, a fim de "cruzar" as resistências.

  • E.

    Peças de madeira sujeitas à imersão completa dentro da água estão sujeitas ao dobro do coeficiente de segurança, a fim de garantir que a decomposição pela umidade tenha dificuldade em atingir o cerne da madeira.

No que concerne a organização de canteiro de obra, impermeabilização, pinturas, esquadrias e coberturas, julgue os itens que se seguem.

O leiaute do canteiro de obras influencia diretamente o aumento de produtividade e a redução de perdas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à logística, assinale a opção correta.

  • A.

    Considerada a consistência — que representa a capacidade de cumprir o tempo de deslocamento previsto —, o modo de transporte mais adequado é o aéreo, em virtude de ser o mais veloz.

  • B.

    Considerada a frequência — que representa o número de vezes que determinado modo de transporte pode ser utilizado em dado período de tempo —, o modo de transporte mais adequado é o ferroviário.

  • C.

    O transporte aéreo, cujos custos são mais altos do que os dos outros modos de transporte, não é utilizado no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

  • D.

    A melhoria dos serviços e da infraestrutura do modo de transporte aéreo é fundamental para o desenvolvimento da produção de alta tecnologia.

  • E.

    Define-se transporte segmentado como o transporte de uma unidade de carga realizado por meio de duas ou mais modalidades de transporte e sob a assinatura de um único contrato.

Em determinado edifício de escritórios, dentre as 90 vagas no estacionamento, uma está reservada para veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas deficientes.

De acordo com o mínimo estabelecido na NBR 9050:2004 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), essa quantidade

  • A.

    está correta.

  • B.

    deveria ser de 2 vagas.

  • C.

    deveria ser de 3 vagas.

  • D.

    deveria ser de 4 vagas.

  • E.

    deveria ser de 5 vagas.

Com relação a proteção e combate a incêndios e explosões, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a norma, que trata de proteção contra incêndios, os locais de trabalho deverão dispor de saídas em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandonar o recinto com rapidez e segurança em caso de emergência. As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho, não se percorra distância maior que quinze metros em situações de risco grande e trinta metros em situações de risco médio ou pequeno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Esta prática é, sem dúvida, a técnica que melhor satisfaz aos fi ns de prospecção, pois não só permite uma observação in loco das diferentes camadas, como também a extração de boas amostras. O seu emprego, no entanto, encontra-se, na prática, limitado pelo seu elevado custo, o qual o torna, às vezes, economicamente proibitivo, exigindo onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamentos de água, quando a prospecção desce abaixo do nível freático. Essa prática de prospecção é chamada de

  • A.

    penetração do barrilete.

  • B.

    sondagem de reconhecimento.

  • C.

    execução de sondagem.

  • D.

    sondagem com retirada de amostras indeformadas.

  • E.

    abertura de poços de exploração.

A durabilidade de um revestimento em argamassa em uma estrutura de concreto é resultante das propriedades da argamassa no estado endurecido e reflete o desempenho da estrutura ao longo do tempo. Dentre os fatores que prejudicam a durabilidade do revestimento, NÃO se pode citar a

  • A.

    espessura do revestimento.

  • B.

    fissuração da estrutura.

  • C.

    resistência do concreto.

  • D.

    proliferação de microrganismos.

  • E.

    falta de manutenção.

Na elaboração de desenhos utilizando o programa AutoCAD, o comando que copia objetos em sequência, formando composições de linhas e colunas no sentido retangular ou polar, é

  • A.

    MIRROR.

  • B.

    ARRAY.

  • C.

    FIT.

  • D.

    OFFSET.

  • E.

    TRIM.

No projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade, área de aproximação é o espaço

  • A.

    sem obstáculos para que a pessoa que utiliza cadeira de rodas possa manobrar, deslocar-se, aproximar-se e utilizar o mobiliário ou o elemento com autonomia e segurança.

  • B.

    com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro.

  • C.

    necessário para que uma pessoa utilizando cadeira de rodas possa se posicionar próximo ao mobiliário para o qual necessita transferir-se.

  • D.

    coberto ou descoberto, situado fora dos limites de uma edificação, destinado à circulação de pedestres.

  • E.

    interno ou externo que acomoda grupo de pessoas reunidas para atividade de lazer, cultural, política, social, educacional, religiosa ou para consumo de alimentos e bebidas.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Quando se realiza um estudo de planejamento de transportes em uma grande área urbana, tradicionalmente, na modelagem clássica, os técnicos utilizam etapas sequenciais. Após a fase inicial de inventários dos sistemas de transporte coletivo, sistemas viários e uso do solo, pesquisa domiciliar de O/D (origem/destino), estão, ainda, nesta ordem:

  • A.

    expansão da amostra, geração, alocação, distribuição das viagens e divisão modal.

  • B.

    geração, expansão da amostra, divisão modal, alocação e distribuição das viagens.

  • C.

    expansão da amostra, geração, distribuição das viagens, divisão modal e alocação.

  • D.

    expansão da amostra, geração, distribuição das viagens, alocação e divisão modal.

  • E.

    geração, expansão da amostra, distribuição das viagens, divisão modal e alocação.

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