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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
De acordo com a lei federal 12379/2011, as ferrovias integrantes do Subsistema Ferroviário Federal são designadas pelos símbolos EF ou AF. Desse modo, a ferrovia EF 354 é uma ferrovia:
longitudinal;
transversal;
diagonal;
de ligação;
de acesso.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Com relação às cargas atuantes na alvenaria estrutural, é correto afirmar:
O número de camadas de vigas existentes dentro das alvenarias estruturais é de, no mínimo, duas e, no máximo, quatro em função direta das ações relacionadas às forças cortantes.
As lajes, em um projeto de alvenaria estrutural; devem ser completamente alto-portantes, capazes de absorver todas as cargas de flexão criadas nas ações de trabalho e/ou cargas acidentais.
As janelas, portas e vãos em geral, que precisem ser criados, devem ser os menores possíveis, pois devem permitir a passagem das barras de aço transversais que compõem um projeto de alvenaria estrutural.
A quantidade de pilares de um projeto de alvenaria estrutural aumenta do centro para fora, tendo a maior quantidade dessas peças na parede externa da edificação, garantindo a resistência às forças de flexão.
Um projeto de alvenaria estrutural é idealizado para que se evitem, ao máximo, mudanças de layout interno, evitando que paredes resistentes às cargas da estrutura sejam retiradas de suas posições iniciais.
No que concerne a organização de canteiro de obra, impermeabilização, pinturas, esquadrias e coberturas, julgue os itens que se seguem.
Para a pintura uniforme de uma parede, recomenda-se encharcar o rolo de tinta.
Acerca dos modos de transporte e de suas dimensões, assinale a opção correta.
Considerada a disponibilidade que representa o número de localidades onde o modo de transporte é utilizado , o modo de transporte mais adequado é o ferroviário.
Considerados os critérios de velocidade, consistência e disponibilidade, o modo de transporte mais adequado é o aquaviário.
Considerados os critérios de consistência, capacitação e frequência, o modo de transporte mais adequado é o aéreo.
Considerada a velocidade, o transporte aéreo é o mais adequado para percorrer pequenas distâncias, devido ao tempo de coleta e de entrega.
A capacitação relaciona-se à possibilidade de determinado modo de transporte carregar diferentes volumes e variedades de produtos, sendo o destaque o modo de transporte aquaviário que transporta quase todos os tipos de produtos.
Considere a NBR 9062:2006 (Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado) para responder às questões de nos 27 e 28.
Em um processo construtivo utilizando estruturas de concreto pré-moldadas, o engenheiro está precisando saber qual a diferença entre a medida nominal de dimensão de projeto reservada para a colocação de um determinado elemento e a medida nominal da dimensão correspondente do elemento.
Sendo assim, o engenheiro quer saber qual é o(a)
desvio
ajuste
colarinho
cálice
tolerância
Levando em conta a NR 17, que trata de ergonomia e visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, julgue os itens seguintes.
Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios e salas de desenvolvimento ou análise de projetos, é recomendado que a umidade relativa do ar não seja inferior a 40%.
Nos projetos de rede coletora de esgoto, o dispositivo não visitável que permite a inspeção e introdução de equipamentos de limpeza é denominado(a) de:
Poço de visita;
Tubo de inspeção e limpeza;
Terminal de limpeza;
Caixa de passagem;
Tubo de queda.
A compactação é realizada visando obter a máxima estabilidade dos solos, na qual são avaliados os valores de densidade seca máxima e do teor de umidade ótimo. Com relação a este processo de estabilização de solos, é correto afirmar que
o teor de umidade ótimo aumenta com o aumento da energia de compactação.
o grau de compactação é obtido a partir da relação entre o peso específi co máximo obtido em laboratório em relação ao peso específico máximo obtido em campo.
a umidade ótima representa o valor de umidade em que o solo encontra-se completamente saturado.
o ramo úmido coincide com teores de umidade em que o atrito entre as partículas encontra-se totalmente mobilizado.
o coeficiente de permeabilidade tende a decrescer com o aumento da energia de compactação.
O tratamento de fissuras é distinto no caso de fissuras ativas ou passivas. Para o caso de fissuras ativas deverá ser instalado um material que conviva com a patologia, porém, impedindo a sua progressão. Já para as fissuras passivas, o tratamento deve garantir que a fissura seja fechada. A injeção das fissuras é normalmente feita com a utilização de resinas, sendo que a seleção deve contemplar três aspectos: a viscosidade, o módulo de elasticidade e o coeficiente de polimerização do material. É característica da resina poliuretânica a
durabilidade média.
adição de solventes.
baixa aderência ao concreto sob fluxo dágua.
baixa viscosidade.
aplicação apenas em fissuras ativas.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2012
Para gerenciar um empreendimento de forma a serem atendidos os prazos, é CORRETO dizer que:
o caminho crítico é obtido computando-se os prazos mínimos permitidos para cada uma das atividades elencadas no planejamento.
deve-se dar total atenção ao caminho crítico que é uma sequência de atividades em que nenhuma pode atrasar, pois comprometerá o prazo final.
o caminho crítico é obtido computando-se os prazos máximos permitidos para cada uma das atividades elencadas no planejamento.
não há preocupações com as atividades que não façam parte do caminho crítico; mesmo que todas se atrasem, sempre é possível cumprir o prazo final.
em planejamento, no qual exista uma sequência de atividades em que cada uma só possa ser iniciada após o término da anterior, é impossível se determinar um caminho crítico.
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