Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instruções: Para responder às questões de números 35 a 38 considere as informações abaixo.
Considere a figura abaixo.
Para fixação, as placas de policarbonato do tipo alveolar devem ser
I. coladas umas às outras pelas bordas lisas, sem perfurá-las, utilizando cola apropriada tipo UV, além de colar encaixes apropriados que serão parafusados na estrutura de apoio.
II. encaixadas umas às outras deixando uma folga entre elas para a dilatação normal do material, sendo vedadas com borrachas ao longo de todas as juntas, sem perfurá-las.
III. parafusadas diretamente às estruturas de sustentação, perfurando-as para fixá-las e vedando os furos e as juntas entre as placas com silicone estrutural para evitar possíveis vazamentos.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
I e II.
III.
II.
I.
Instruções: Para responder às questões de números 35 a 38 considere as informações abaixo.
Em instalações de coberturas de policarbonato, algumas placas poderão ficar amarelas e opacas. Essas alterações ocorrem devido a
I. incidência de raios ultravioleta do sol diretamente sobre o plástico.
II. instalações invertidas, deixando exposta diretamente ao sol a face sem proteção ultravioleta.
III. não possuírem a mesma resistência ao sol que o acrílico possui, portanto não indicadas para coberturas.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
I e II.
III.
II.
I.
Instruções: Para responder às questões de números 39 e 40 considere as informações abaixo.
Com relação às características do edifício, a distância entre cada andar é de:
3,35 m
3,47 m
3,74 m
4,12 m
4,39 m
Instruções: Para responder às questões de números 39 e 40 considere as informações abaixo.
Considere a construção de um edifício semelhante, utilizando estrutura de concreto armado ao invés de estrutura de aço, em que a tensão resistente desse concreto é fck = 30 MPa e a forma do pilar de acordo com o desenho abaixo.
A área de cada um dos 200 pilares é igual a:
18 m2
50 m2
100 m2
5 000 m2
7 000 m2
Instruções: Para responder às questões de números 41 e 42 considere as informações abaixo.
Considere as afirmações abaixo:
I. Para isolar acusticamente o piso da residência, é necessário que seja instalado uma camada de, pelo menos, 5 cm de EPS, sobre o qual deve ser colocado um piso de cerâmica instalado com argamassa colante diretamente sobre o EPS.
II. O isolamento acústico dentro da edificação não é efetivamente eficaz, exigindo que se crie um forro de gesso acartonado dentro do bar, afastado 50 cm da laje superior, preenchendo o espaço criado com lã de rocha ou lã de vidro, para evitar vazamento de ruídos.
III. A melhor maneira de criar uma barreira acústica no piso é fazer uma camada de emboço de, pelo menos 5 cm de espessura, com argamassa de cimento e areia diretamente sobre o piso de cimento queimado previamente apicuado, revestindo o mesmo com piso cerâmico.
Em relação à qualidade acústica da edificação, é viável para o morador o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Instruções: Para responder às questões de números 41 e 42 considere as informações abaixo.
Considere as afirmações referentes à planta da residência representada abaixo.
I. O emboço das paredes já apresenta espessura adequada, portanto, o isolamento acústico deve ser completado com esquadrias anti-ruído no quarto e na sala cujas janelas têm maior área.
II. O isolamento acústico das paredes só será adequado com a aplicação de uma camada de espessura mínima de 1cm de massa acrílica, visto que se trata de material altamente isolante.
III. O isolamento acústico das paredes pode ser feito internamente, por meio da aplicação de revestimentos isolantes como papel de parede, cortiça colada ou mesmo EPS.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Ao analisar o conjunto arquitetônico da obra da biblioteca do TRT, especificamente com relação a execução da alvenaria, verificou-se que não foi previsto a construção de shaft, enchimentos ou mesmo a utilização da parte vazada dos blocos. A distribuição dos eletrodutos e da rede hidráulica será executada pelo corte dos blocos. Este procedimento provoca
defeitos na amarração das paredes; acúmulo de tensões nos cantos; desplacamento do revestimento das paredes e ocorrência de infiltração na parte inferior da estrutura.
diminuição da produtividade; aumento da incidência de perdas de material; aumento de horas de mãode- obra e possibilidade de ocorrência de defeitos no acabamento superficial.
ganho de tempo, uma vez que não será necessário selecionar os diferentes blocos da família; maior consumo de argamassa de assentamento e facilidade na composição do revestimento.
desnivelamento das fiadas; dificuldade no controle do prumo na parede de vedação e desalinhamento das juntas.
redução no número de horas de projeto; economia de blocos pelo uso de elementos de uma única medida e custo menor na manutenção pela fácil substituição dos elementos.
Em relação à aplicação de revestimento cerâmico e o uso das argamassas colante, tempo em aberto representa o tempo de
descanso da argamassa.
uso da argamassa após preparada.
cura da argamassa.
validade da argamassa.
aderência da argamassa após aplicada.
De acordo com as especificações, a espessura máxima recomendada para a camada de regularização em pisos é de
1 cm.
2 cm.
3 cm.
4 cm.
mais de 4 cm.
Em toda obra deve ser observado um sistema de ventilação que apresente boa performance. Sempre que possível, deve-se adotar sistema de ventilação natural, mecânico ou não, considerado mais simples e barato, além de possibilitar resultados altamente satisfatórios. Seguindo esta concepção de projeto de sistema de ventilação natural, o conjunto deve
ter sua eficiência gerenciada por planilha de controle, trabalhar em nível de ruído até 90 decibéis, mesmo em casos de comandos mecânicos e ser instalado em abrigos cobertos.
proporcionar renovação do ar com eficiência, ser instalado externamente ao ambiente construído e emitir ruído constante, desde que limitados a 90 decibéis.
permitir a renovação do ar frio através das ondas de percolação, permitir controle de ruído em alguns casos e ser instalado ao lado do elevador para manter um mesmo padrão de segurança.
permitir a renovação do ar de forma eficiente, trabalhar de forma silenciosa, no caso de ventilação mecânica, e ter instalação segura.
controlar a renovação do ar por meio de dispositivos mecânicos, manter nível de ruído até 10 decibéis, de acordo com NBR 10152/1987, e possuir elementos de controle para a segurança das instalações e dos usuários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...