Questões de Engenharia Civil do ano 2006

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Na implantação dos sistemas de coleta e transporte de esgotos, os maiores custos estão associados

  • a.

    ao levantamento cadastral e topográfico.

  • b.

    à sinalização de isolamento no local das obras.

  • c.

    ao fornecimento e ao assentamento das tubulações.

  • d.

    à remoção e à recolocação dos pavimentos.

  • e. à escavação e ao escoramento de valas.

Um sistema de tratamento de esgotos é constituído basicamente de processos

  • a.

    físico-químicos associados à filtração e à decantação.

  • b.

    biológicos associados à concentração e à remoção de sólidos.

  • c.

    físico-químicos aeróbios associados à coagulação.

  • d.

    biológicos anaeróbios associados à filtração.

  • e. biológicos aeróbios associados à desinfecção com cloro.

O lodo resultante de um processo de tratamento de esgotos deve ser tratado de forma a permitir sua disposição definitiva ou reutilização. Este tratamento deve ser constituído de

  • a.

    estabilização bioquímica através de processo de digestão e desidratação.

  • b.

    desidratação através de centrifugação e redução de sólidos através da queima controlada.

  • c.

    estabilização físico-química e desinfecção com processos biológicos de coagulação.

  • d.

    desidratação em leitos de secagem e lançamento no corpo receptor para diluição.

  • e.

    estabilização química através da adição de cal virgem e cloro.

São dispositivos de medição que podem ser empregados nos sistemas sanitários para caracterização do escoamento em condutos livres:

  • a.

    vertedor retangular, calha parshal e medidor venturi.

  • b.

    calha triangular, calha parshall e placa de orifício delgado.

  • c. medidor venturi, medidor dopller e vertedor triangular.
  • d.

    vertedor triangular, vertedor de soleira espessa e calha parshall.

  • e.

    calha parshall, vertedor retangular e placa de orifício delgado.

Na operação dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, o prestador de serviços poderá lançar efluentes em corpo receptor natural

  • a. quando não for classificado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente nem sujeito a outorga.
  • b.

    quando, apesar de padrões acima dos limites permitidos, aumentar a dose de desinfetante nas estações de tratamento de esgotos.

  • c.

    quando não afetar os usos antrópicos predominantes e não ultrapassar os padrões de sua classificação.

  • d.

    independentemente de sua classificação, quando não afetar a estética local nem favorecer a proliferação de insetos.

  • e.

    quando desenvolver estudos para condições favoráveis de vazão e capacidade de autodepuração.

Na fiscalização dos serviços de saneamento, a verificação das condições de preservação e proteção do manancial deve ser feita considerando-se

  • a.

    as condições de acesso, o isolamento, a sinalização e o cercamento do perímetro do manancial.

  • b.

    a quantidade de água, a presença de mosquitos e larvas e a vegetação aquática.

  • c.

    a distância ao centro consumidor, os indícios de eutrofização, o odor e o sabor da água.

  • d.

    a sinalização dos acessos, as variações de vazão, o odor e o sabor.

  • e. as condições de isolamento, a quantidade de água e a presença de sedimentos.

A prestação de servidos de saneamento deverá seguir princípios de qualidade, conforme estabelece a Resolução ARCE Nº 26, incluindo, entre outros a

  • a.

    informação, a segurança e a rentabilidade.

  • b.

    discrição, a eficiência e a rentabilidade.

  • c.

    regularidade, a continuidade e a disponibilidade.

  • d.

    discrição, a regularidade e a rentabilidade.

  • e.

    regularidade, a eficiência e a segurança.

Para obtenção das curvas isócronas, utilizadas no planejamento de trânsito e transporte de uma determinada região, deve-se realizar pesquisa de

  • a.

    velocidade e retardamento.

  • b.

    fluxos de tráfego.

  • c. origem e destino (O/D), por entrevista domiciliar.
  • d.

    ocupação de veículos.

  • e.

    estacionamento rotativo.

O lastro é um dos componentes da via permanente ferroviária. Uma das suas principais funções é

  • a.

    dar suporte adequado e seguro para os trilhos.

  • b.

    evitar o fenômeno do bombeamento de finos do subleito.

  • c.

    distribuir esforços do dormente.

  • d.

    garantir as estabilidades vertical, horizontal e longitudinal da via.

  • e.

    atuar na emenda mecânica dos trilhos, garantindo o traçado da via.

Com relação ao aspecto estrutural, pavimentos são estruturas construídas após a terraplenagem e que tem como função principal resistir aos esforços solicitados pelo tráfego e transmiti-los ao subleito, dentro de níveis adequados de tensões. Para desempenhar tal tarefa podem ser utilizados diferentes tipos de estrutura de pavimento, sendo os mais comuns o pavimento flexível, o semi-rígido e o rígido. No caso do pavimento com mecânica do tipo flexível, além da tensão vertical no topo do subleito, no dimensionamento da estrutura, deve ser analisada a tensão

  • a.

    vertical de cisalhamento no centro da camada de base.

  • b. vertical de compressão na superfície da camada de rolamento.
  • c.

    horizontal de compressão na face inferior da camada de concreto asfáltico.

  • d.

    horizontal de cisalhamento na superfície da camada de rolamento.

  • e.

    horizontal de tração na face inferior da camada de concreto asfáltico.

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