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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A execução de bases e sub-bases compõe as obras de pavimentação de vias. Diversos processos construtivos podem ser utilizados, cada um deles com sua classificação e suas características principais. A respeito de bases e sub-bases empregadas na pavimentação de vias, julgue os itens que se seguem.
A estabilização com cimento é classificada como estabilização granulométrica.
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A execução de bases e sub-bases compõe as obras de pavimentação de vias. Diversos processos construtivos podem ser utilizados, cada um deles com sua classificação e suas características principais. A respeito de bases e sub-bases empregadas na pavimentação de vias, julgue os itens que se seguem.
Bases e sub-bases rígidas são aquelas constituídas de concreto com emprego de cimento.
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Para a drenagem de pavimentos, são empregadas técnicas que procuram evitar ou minimizar o dano causado pela infiltração direta da precipitação pluviométrica ou aquela proveniente de lençóis subterrâneos. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Camada drenante é uma camada de material granular colocada imediatamente abaixo do pavimento cuja função é drenar a água infiltrada para fora da pista de rolamento.
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Para a drenagem de pavimentos, são empregadas técnicas que procuram evitar ou minimizar o dano causado pela infiltração direta da precipitação pluviométrica ou aquela proveniente de lençóis subterrâneos. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Drenos transversais têm a função de recolher as águas que se infiltram na camada de base. Esses drenos são empregados na situação em que o material das camadas de base apresenta baixa permeabilidade.
Durante o recapeamento de uma rodovia, o tanque de óleo diesel de um dos caminhões rompe-se e espalha o líquido por uma área de 20 m2 na pista oposta ao serviço. Imediatamente, a equipe de manutenção joga serragem fina e grossa sobre o derramamento e sinaliza o local para o desvio do tráfego. Tal procedimento, muito comum em rodovias, deve-se ao fato de que
o líquido derramado passa a ser altamente explosivo quando entra em contato com o asfalto, com a adição de enxofre que existe no betume que o compõe, e que pode explodir com qualquer faísca elétrica ou mecânica.
o óleo diesel é altamente corrosivo dos pneus dos veículos, mesmo em contato superficial, facilitando o estouro repentino por conta da alta pressão interna causada pela fricção com o asfalto.
o óleo diesel é solvente do asfalto, tornando-o fraco para suportar o tráfego além de permitir a desagregação de partículas de pedra, que podem ser lançadas sobre os veículos em movimento.
os gases desprendidos do óleo diesel são ricos em enxofre e podem causar asfixia imediata quando inalados pelos motoristas, lançado pelos sistemas de ventilação dos veículos, causando acidentes iminentes.
o óleo diesel é um intenso contaminante do lençol freático e, como possui grande facilidade de se deslocar através do concreto asfáltico, pode chegar rapidamente às camadas aquíferas do solo subjacente ao pavimento.
Considere as afirmações abaixo sobre os materiais betuminosos.
I. São materiais hidrófugos, portanto, utilizados em processos de impermeabilização.
II. Possuem grande sensibilidade à temperatura; amolecem e diminuem a viscosidade com o aumento da temperatura e endurecem com a diminuição da mesma.
III. São materiais quimicamente inertes, portanto, indicados para a utilização sob a forma de revestimento e tintas de proteção.
IV. Ao contrário dos aglomerantes hidráulicos, são praticamente insensíveis às variações higrométricas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
São exemplos de defeitos comuns das pistas pavimentadas:
fendilhamento, exudação, tixotropia e formação de buracos ou panelas.
fendilhamento, imprimadura, exudação e tixotropia.
fendilhamento, imprimadura, formação de buracos ou panelas e oxidação.
oxidação, tixotropia, exudação e borrachudo.
fendilhamento da superfície, exudação, sulcamento e formação de buracos ou panelas.
A drenagem de pavimentos, em que o tubo é colocado no anterior da vala com os furos voltados para baixo, é utilizada
na presença de fibras naturais ou sintéticas.
sempre que há cortes em rochas com material de enchimento do dreno.
quando existe grande quantidade de água no corte.
quando o aspecto estético aumenta a área permeável do local.
em situações em que a argila é transportada em suspensão.
Na proteção vegetal, considerada a pavimentação de estradas, os procedimentos a serem adotados, entre outros, são:
retirada de arbustos e touceiras de capim cidreira, acomodação de grama em mantas e formação de covas de adubo vegetal.
aplicação de adubo animal com sementes e palhas, transplante de árvores e retirada de arbustos.
formação de canteiros de eucaliptos, aplicação de mantas de heras e plantio de erva-cidreira.
plantio de grama por mudas, enleivamento e hidrossemeadura.
fixação de leivas em encostas, hidrocomposição de mudas de leguminosas e aplicação de palha e adubos orgânicos em flocos.
Sobre as cores a serem aplicadas em faixas na sinalização rodoviária, é correto afirmar:
Branca − inscrever símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos para embarque/desembarque de portadores de deficiências físicas.
Amarela − destinada à regulamentação de fluxos de sentidos opostos, aos controles de estacionamentos e paradas e à demarcação de obstáculos transversais à pista (lombadas físicas).
Azul − usada para a regulamentação de fluxos de mesmo sentido, para a delimitação das pistas destinadas à circulação de veículos, para regular movimentos de pedestres e, em pinturas de setas, símbolos e legendas.
Preta − usada para demarcar ciclovias ou ciclo-faixas e para inscrever uma cruz como o símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos, para embarque/desembarque de pacientes.
Vermelha − usada apenas para propiciar contraste entre o pavimento, especialmente o de concreto, e a sinalização a ser aplicada.
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