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Considerando a fase de imprimação da pavimentação asfáltica, é correto afirmar:
É uma pintura de material betuminoso que visa atender às especificações da norma, objetivando,entre outras condições, promover a regularização do sub-leito entre a base e o revestimento.
Taxa Nominal de Retenção Unitária é a taxa máxima que pode ser absorvida pela base em 24 horas, devendo ser determinada experimentalmente no canteiro da obra.
A taxa de aplicação deve, necessariamente, variar de 0,2 a 0,6 L/m2, conforme a temperatura e a permeabilidade da camada da base escolhida.
O equipamento a ser utilizado nesta fase deve dispor de tacômetro, calibradores e termômetros, em locais de fácil observação, e ainda de espargidor manual para tratamento de pequenas superfícies e correções localizadas.
As barras de compactação, deverão ser do tipo de circulação plena, devendo ter obrigatoriamente sensor ótico de indicação que permita, além de ajustamentos verticais e angulares, larguras variáveis de espalhamento pelo menos de 2,5 metros.
Dois pavimentos rígidos, de concreto, foram executados em diferentes locais com duas técnicas distintas. O primeiro foi feito com o lançamento de concreto em uma área de 20 m de comprimento por 5 m de largura e, após certo período de cura, foi cortado com disco diamantado em faixas de 4 m, ao longo do comprimento com profundidade de metade da espessura. O segundo, de mesmas dimensões, foi construído com o concreto sendo lançado em faixas alternadas de 4 m, com juntas tratadas com placas de EPS de 5 mm. Ambos os pavimentos possuem as mesmas bases e foram calculados para o mesmo tipo e intensidade de tráfego. Sobre os dois pavimentos descritos, é correto afirmar:
Apenas o pavimento tratado com EPS garantirá estanqueidade absoluta, enquanto o pavimento cortado sofrerá infiltração.
Do ponto de vista das juntas de dilatação, as duas técnicas trabalharão da mesma maneira em função do tráfego.
As duas técnicas não serão eficazes, pois nenhum dos pavimentos conta com armação interna ao concreto.
Apenas o pavimento cortado com disco diamantado ficará exposto a tensões homogêneas nas fases das juntas.
O corte do pavimento de concreto ao longo de metade da profundidade permitirá o surgimento de fissuras transversais ao corte.
Após um grave acidente de trânsito, envolvendo dois caminhões que ficaram destruídos, todo o diesel que cada veículo carregava em seus tanques de combustível foi derramado na pista construída com pavimento flexível, em uma pequena área concentrada de 5 m2, formada pelo ponto mais baixo de uma curva vertical. Por conta dos destroços e dos processos de perícia, as equipes de manutenção só puderam iniciar seus trabalhos após 72 horas do momento do acidente. Analise:
I. O diesel, por ser um solvente do asfalto, compo- nente básico dos pavimentos flexíveis, danifica a composição das camadas superiores da via, onde ocorre o contato entre a roda e a superfície de rolamento.
II. Como a área afetada é concentrada, deve-se executar reforma dessa superfície, substituindo a porção asfáltica de rolamento, e, se necessário, parte do concreto asfáltico inferior.
III. Apesar da capacidade solvente do diesel em rela- ção ao asfalto, o combustível evaporará totalmente em até 24 horas, reduzindo ao mínimo possível os danos ao pavimento.
É correto o que consta APENAS em
II.
I.
I e II.
III.
I e III.
Para a execução de um pavimento asfáltico, foi feita a aplicação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície de uma base concluída, objetivando aumentar a coesão da superfície da base pela penetração do material betuminoso empregado, impermeabilizar a base e promover condições de aderência entre a base e o revestimento. Logo, foi realizada uma
calcinação
compactação
extrusão
imprimação
regularização
Considere as imagens sobre patologias em pavimentos flexíveis:
As imagens identificadas por I, II, III e IV, referemse, respectivamente, às patologias
exsudação, agregado polido, trinca de borda e deformação plástica.
panela, afundamento lateral, fissuramento e trinca em blocos.
corrugação, afundamento de trilha de roda, afundamento plástico e trincas interligadas.
afundamento localizado, corrugação, trincas por fadiga e deterioração superficial.
deformação plástica, desgaste de trilha de roda, trincas transversais e trincas propagadas.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
As características dos agregados que devem ser levadas em conta nos serviços de pavimentação são:
Granulometria, forma, absorção de água, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.
Granulometria, forma, absorção de água, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limite de contração, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.
Granulometria, forma, limite de liquidez, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.
Granulometria, forma, índice de plasticidade, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
As etapas que compreendem os estudos geotécnicos para o projeto de pavimentação são:
Estudos do subleito e estudos de tráfego.
Estudos de tráfegos e estudos de impacto ambiental.
Estudos do subleito e estudos de ocorrência de materiais para pavimentação.
Estudos de impacto ambiental e estudos do subleito.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Os critérios adotados na classificação das emulsões asfálticas são:
A velocidade de ruptura (tempo de evaporação da água), o tempo de cura e o percentual de gasolina nela contido.
A velocidade de ruptura (tempo de evaporação da água), o índice de penetração e o tempo de cura.
O índice de penetração, o tempo e cura e a carga elétrica das partículas.
A velocidade de ruptura (tempo de evaporação da água), a carga elétrica das partículas e o teor de asfalto nela contido.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Qual das alternativas abaixo apresenta os ligantes betuminosos adotados na imprimação?
Alcatrões.
Asfaltos diluídos de baixa viscosidade.
Emulsões asfálticas de cura lenta.
Emulsão asfálticas de cura rápida.
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Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), os materiais do subleito para serem utilizáveis em pavimentação devem apresentar que valores quanto ao CBR (ISC) e a expansão?
CBR 2% e expansão 2%
CBR 2% e expansão 3%
CBR 7% e expansão 2,5%
CBR 7% e expansão 3,0%
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