Questões de Engenharia Civil do ano 2010

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Considerando a fase de imprimação da pavimentação asfáltica, é correto afirmar:

  • A.

    É uma pintura de material betuminoso que visa atender às especificações da norma, objetivando,entre outras condições, promover a regularização do sub-leito entre a base e o revestimento.

  • B.

    Taxa Nominal de Retenção Unitária é a taxa máxima que pode ser absorvida pela base em 24 horas, devendo ser determinada experimentalmente no canteiro da obra.

  • C.

    A taxa de aplicação deve, necessariamente, variar de 0,2 a 0,6 L/m2, conforme a temperatura e a permeabilidade da camada da base escolhida.

  • D.

    O equipamento a ser utilizado nesta fase deve dispor de tacômetro, calibradores e termômetros, em locais de fácil observação, e ainda de espargidor manual para tratamento de pequenas superfícies e correções localizadas.

  • E.

    As barras de compactação, deverão ser do tipo de circulação plena, devendo ter obrigatoriamente sensor ótico de indicação que permita, além de ajustamentos verticais e angulares, larguras variáveis de espalhamento pelo menos de 2,5 metros.

Dois pavimentos rígidos, de concreto, foram executados em diferentes locais com duas técnicas distintas. O primeiro foi feito com o lançamento de concreto em uma área de 20 m de comprimento por 5 m de largura e, após certo período de cura, foi cortado com disco diamantado em faixas de 4 m, ao longo do comprimento com profundidade de metade da espessura. O segundo, de mesmas dimensões, foi construído com o concreto sendo lançado em faixas alternadas de 4 m, com juntas tratadas com placas de EPS de 5 mm. Ambos os pavimentos possuem as mesmas bases e foram calculados para o mesmo tipo e intensidade de tráfego. Sobre os dois pavimentos descritos, é correto afirmar:

  • A.

    Apenas o pavimento tratado com EPS garantirá estanqueidade absoluta, enquanto o pavimento cortado sofrerá infiltração.

  • B.

    Do ponto de vista das juntas de dilatação, as duas técnicas trabalharão da mesma maneira em função do tráfego.

  • C.

    As duas técnicas não serão eficazes, pois nenhum dos pavimentos conta com armação interna ao concreto.

  • D.

    Apenas o pavimento cortado com disco diamantado ficará exposto a tensões homogêneas nas fases das juntas.

  • E.

    O corte do pavimento de concreto ao longo de metade da profundidade permitirá o surgimento de fissuras transversais ao corte.

Após um grave acidente de trânsito, envolvendo dois caminhões que ficaram destruídos, todo o diesel que cada veículo carregava em seus tanques de combustível foi derramado na pista construída com pavimento flexível, em uma pequena área concentrada de 5 m2, formada pelo ponto mais baixo de uma curva vertical. Por conta dos destroços e dos processos de perícia, as equipes de manutenção só puderam iniciar seus trabalhos após 72 horas do momento do acidente. Analise:

I. O diesel, por ser um solvente do asfalto, compo- nente básico dos pavimentos flexíveis, danifica a composição das camadas superiores da via, onde ocorre o contato entre a roda e a superfície de rolamento.

II. Como a área afetada é concentrada, deve-se executar reforma dessa superfície, substituindo a porção asfáltica de rolamento, e, se necessário, parte do concreto asfáltico inferior.

III. Apesar da capacidade solvente do diesel em rela- ção ao asfalto, o combustível evaporará totalmente em até 24 horas, reduzindo ao mínimo possível os danos ao pavimento.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II.

  • B.

    I.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III.

  • E.

    I e III.

Para a execução de um pavimento asfáltico, foi feita a aplicação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície de uma base concluída, objetivando aumentar a coesão da superfície da base pela penetração do material betuminoso empregado, impermeabilizar a base e promover condições de aderência entre a base e o revestimento. Logo, foi realizada uma

  • A.

    calcinação

  • B.

    compactação

  • C.

    extrusão

  • D.

    imprimação

  • E.

    regularização

Considere as imagens sobre patologias em pavimentos flexíveis:

As imagens identificadas por I, II, III e IV, referemse, respectivamente, às patologias

  • A.

    exsudação, agregado polido, trinca de borda e deformação plástica.

  • B.

    panela, afundamento lateral, fissuramento e trinca em blocos.

  • C.

    corrugação, afundamento de trilha de roda, afundamento plástico e trincas interligadas.

  • D.

    afundamento localizado, corrugação, trincas por fadiga e deterioração superficial.

  • E.

    deformação plástica, desgaste de trilha de roda, trincas transversais e trincas propagadas.

As características dos agregados que devem ser levadas em conta nos serviços de pavimentação são:

  • A.

    Granulometria, forma, absorção de água, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

  • B.

    Granulometria, forma, absorção de água, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limite de contração, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

  • C.

    Granulometria, forma, limite de liquidez, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

  • D.

    Granulometria, forma, índice de plasticidade, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

As etapas que compreendem os estudos geotécnicos para o projeto de pavimentação são:

  • A.

    Estudos do subleito e estudos de tráfego.

  • B.

    Estudos de tráfegos e estudos de impacto ambiental.

  • C.

    Estudos do subleito e estudos de ocorrência de materiais para pavimentação.

  • D.

    Estudos de impacto ambiental e estudos do subleito.

Os critérios adotados na classificação das emulsões asfálticas são:

  • A.

    A velocidade de ruptura (tempo de evaporação da água), o tempo de cura e o percentual de gasolina nela contido.

  • B.

    A velocidade de ruptura (tempo de evaporação da água), o índice de penetração e o tempo de cura.

  • C.

    O índice de penetração, o tempo e cura e a carga elétrica das partículas.

  • D.

    A velocidade de ruptura (tempo de evaporação da água), a carga elétrica das partículas e o teor de asfalto nela contido.

Qual das alternativas abaixo apresenta os ligantes betuminosos adotados na imprimação?

  • A.

    Alcatrões.

  • B.

    Asfaltos diluídos de baixa viscosidade.

  • C.

    Emulsões asfálticas de cura lenta.

  • D.

    Emulsão asfálticas de cura rápida.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), os materiais do subleito para serem utilizáveis em pavimentação devem apresentar que valores quanto ao CBR (ISC) e a expansão?

  • A.

    CBR 2% e expansão 2%

  • B.

    CBR 2% e expansão 3%

  • C.

    CBR 7% e expansão 2,5%

  • D.

    CBR  7% e expansão 3,0%

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