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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Uma das ocorrências de materiais naturais de interesse para obras de pavimentação refere-se a jazidas de rochas (materiais pétreos), que são denominadas comumente por pedreiras e exploradas normalmente com auxílio contínuo de explosivos. Quanto ao estudo da ocorrência de materiais pétreos para a obtenção de agregados graúdos para emprego em misturas betuminosas, é correto afirmar que
materiais que possuem índice de forma superior a 0,5 são usualmente especificados como agregados graúdos adequados para misturas betuminosas.
a realização de ensaio de adesividade sobre materiais britados deverá conduzir a valores resultantes de 60% como mínimos admissíveis.
permite-se a utilização de material britado com origem pétrea, exceto o emprego de seixos rolados britados, devido à dificuldade de obtenção de adesividade satisfatória destes materiais ao material betuminoso empregado.
materiais que possuem valor para desgaste, após ensaio de abrasão Los Angeles superior a 50%, são usualmente indicados como adequados para utilização em misturas betuminosas.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
No que tange ao controle tecnológico da execução de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), é correto afirmar que
o tempo de cura ideal da imprimação de uma base granular do CBUQ é de 8 horas e a taxa de ligante varia de 2 a 4 l/m2.
deverão ser realizados ensaios Marshall a cada 8 horas de jornada de trabalho, em três amostras, retiradas do misturador.
a temperatura do ligante varia de acordo com a penetração que se quer alcançar, não devendo ser inferior a 60ºC nem superior a 105ºC.
os agregados devem possuir temperatura de 10 a 15ºC abaixo da temperatura do ligante.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Os avanços nos estudos sobre pavimentos rígidos permitiram que se conhecesse melhor os efeitos produzidos pelas cargas sobre essa estrutura e serviram também para apontar novas técnicas de construção. Um dessas técnicas é a utilização de algumas ferragens para melhoria do desempenho desses pavimentos. Dentre essas ferragens, aquela que melhora o desempenho de pavimentos rígidos por ajudar as juntas transversais no combate aos efeitos da erosão da camada de suporte da placa de concreto é a
barra de transferência.
barra de ligação.
armadura de pele.
armadura de ancoragem.
o posicionamento das plataformas.
a elevada capacidade do sistema.
a alimentação por energia elétrica.
a segregação do sistema (via) em relação aos demais modos de transporte.
a elevada frequência e volume de tráfego.
Com relação ao ensaio de Califórnia Bearing Ratio (CBR), analise as afirmações abaixo:
I A pressão corrigida corresponde ao ajuste do ponto zero da curva a fim de corrigir os efeitos provenientes da irregularidade da superfície do corpo de prova;
II O material deve ser compactado em cinco camadas e cada camada deverá ser executada com 12 golpes de soquete no caso de materiais de subleito e 26 ou 56 golpes de soquete no caso de materiais de base e sub-base;
III Deve-se medir a expansão do solo ocorrida nos corpos de prova imersos em água por 48 horas, com medidas a cada 24 horas, com uma sobrecarga de 4,536 kg;
IV Corresponde ao maior valor da percentagem obtida na relação entre a pressão de penetração medida ou corrigida e a pressão de penetração padrão em um agregado graúdo.
Estão corretos os itens:
II, III e IV
I, II e IV
I, III e IV
I, II e III
I, II, III e IV
Os pavimentos rodoviários constituem estruturas construídas sobre a terraplenagem com o objetivo de resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos, melhorando as condições de rolamento, conforto e segurança dos condutores. Diante desse contexto, a seguir, são apresentadas uma série de afirmações sobre pavimentos rodoviários.
I As principais classes de pavimentos são: flexíveis (Ex.: TSS e CBUQ) e rígidos (Ex.: placas de concreto).
II A base é a camada destinada a resistir aos esforços verticais do tráfego veicular, distribuindoos as camadas inferiores, podendo ser complementada com a execução de uma sub-base.
III Para efeito de dimensionamento, assume-se que carga aplicada ao pavimento pelos pneus dos veículos tem superfície de contato elíptica e distribuição transversal parabólica assimétrica.
IV A carga de roda equivalente, usada no dimensionamento de pavimentos, consiste na carga sobre uma roda simples que produz o mesmo efeito de um conjunto de rodas a uma dada profundidade.
V As camadas de um pavimento típico compreende somente o revestimento, a sub-base e o sub-leito.
Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas:
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, IV e V.
I e IV.
As bases empregadas na construção da infraestrutura de um pavimento podem ser agrupadas em duas categorias. São elas: rígidas e flexíveis. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito dos tipos de bases rodoviárias:
A base de solo cimento consiste em uma base construída com agregados graúdos (ex.: brita), com vazios preenchidos por material granular mais fino.
A base de macadame hidráulico é uma camada composta por pedra britada e material de enchimento introduzido nos vazios, com auxílio de água.
A base de macadame betuminoso emprega o cimento portland como material aglutinante e de preenchimento de vazios.
O solo betume é um tipo de base estabilizado que emprega brita para a correção da granulométrica do solo, sem a adição de aglutinante.
A base de solo brita pode ser estabilizada de forma natural somente com a mistura granulométrica do solo, sem adição de material graúdo.
O dimensionamento de um pavimento consiste em determinar as camadas do pavimento com capacidade de resistir às cargas do tráfego urbano sem a ocorrência de rupturas, deformações e desgastes significantes. Diante desse contexto, assinale SOMENTE a alternativa que enumera somente as afirmações corretas a respeito do dimensionamento de rodovias.
I O método de índice de grupo efetua o dimensionamento de pavimentos com base na granulométrica do solo e em índices físicos (LL, IP), sendo recomendado para o dimensionamento de projetos de rodovias de grande intensidade de tráfego.
II O número N empregado no dimensionamento de pavimentos é determinado com base no período de vida útil do projeto, no volume diário médio de tráfego e em fatores de carga, de eixo e climáticos.
III O fator de carga é usado para transformar o volume de tráfego veicular no número de passagens de eixos equivalentes.
IV O método usado pelo DNIT para o dimensionamento de pavimentos flexíveis determina a espessura das camadas, considerando o índice de suporte do subleito rodoviário, o número N do tráfego projetado e o coeficiente de equivalência estrutural dos materiais empregados.
V O método PCA dimensiona pavimentos rígidos como função do consumo da resistência à fadiga de placas de concreto submetidas à ação repetida de carga de tráfego durante a vida útil do pavimento.
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, IV e V.
I e IV.
A seguir são apresentadas afirmações a respeito do método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER (atual DNIT). Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta a respeito desse método de dimensionamento de pavimento.
Uma base de solo cimento com coeficiente de equivalência estrutural (k) igual a 1,5, indica que 10 cm dessa base tem comportamento estrutural similar a 15 cm de base composta por material granular (base padrão k=1).
O dimensionamento do subleito rodoviário deve ter índice de suporte maior que 40 e CBR mínimo de 60, totalizando 100% de capacidade de suporte.
O número N é determinado somente como base no volume médio diário e os fatores de carga e eixo, sendo desnecessária a consideração de condições climáticas locais da obra rodoviária.
Hm e H20 compreendem, respectivamente, a espessura do pavimento acima da camada de base e a espessura total do pavimento, considerando um coeficiente de equivalência estrutural igual a 3.
O método do DNIT dispensa o uso de ábacos para o dimensionamento das camadas de pavimento, uma vez que usa combinações de inequações e coeficientes de equivalência estrutural para definir a espessura das camadas.
A seguir, são apresentadas afirmações a respeito da construção de pavimentos rodoviários. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.
I A camada de bloqueio é executada antes da camada de base, visando proteger essa camada contra a penetração de material fino oriundo da camada inferior, sendo indicada quando o subleito ou a sub-base é composto por solo arenoso com menos de 10 % de material retido na peneira nº 200 (0,074 mm).
II Em geral, a usinagem de materiais para a composição da base de solo estabilizado granulometricamente conduz à construção de uma camada mais homogênea, estável e resistente, quando comparada à execução da mistura de solo, agregados e aglutinantes diretamente sobre o leito rodoviário.
III O controle tecnológico usa ensaios de campo e laboratoriais (executados sobre amostras dos materiais e das camadas de pavimento) para avaliar o nível de conformidade entre as especificações técnicas previstas no projeto de pavimentação e as características físicas e de resistência dos materiais empregados e do pavimento executado.
IV A base de solo cimento compreende a mistura adequada de solo, cimento e água para composição de uma camada de pavimento, sendo que o solo deve ter menos de 20% de argila (no caso do uso de solos arenosos); o teor de cimento é expresso em volume ou peso, e a água não deve conter teores nocivos de sais a ácidos.
V A construção de bases de solo cal compreende a estabilização do solo pela adição de cal viva, a qual proporciona o efeito básico de aumento da plasticidade do solo.
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, IV e V.
II, III e IV.
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