Questões de Engenharia Civil do ano 2012

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Uma das ocorrências de materiais naturais de interesse para obras de pavimentação refere-se a jazidas de rochas (materiais pétreos), que são denominadas comumente por pedreiras e exploradas normalmente com auxílio contínuo de explosivos. Quanto ao estudo da ocorrência de materiais pétreos para a obtenção de agregados graúdos para emprego em misturas betuminosas, é correto afirmar que

  • A.

    materiais que possuem índice de forma superior a 0,5 são usualmente especificados como agregados graúdos adequados para misturas betuminosas.

  • B.

    a realização de ensaio de adesividade sobre materiais britados deverá conduzir a valores resultantes de 60% como mínimos admissíveis.

  • C.

    permite-se a utilização de material britado com origem pétrea, exceto o emprego de seixos rolados britados, devido à dificuldade de obtenção de adesividade satisfatória destes materiais ao material betuminoso empregado.

  • D.

    materiais que possuem valor para desgaste, após ensaio de abrasão Los Angeles superior a 50%, são usualmente indicados como adequados para utilização em misturas betuminosas.

No que tange ao controle tecnológico da execução de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), é correto afirmar que

  • A.

    o tempo de cura ideal da imprimação de uma base granular do CBUQ é de 8 horas e a taxa de ligante varia de 2 a 4 l/m2.

  • B.

    deverão ser realizados ensaios Marshall a cada 8 horas de jornada de trabalho, em três amostras, retiradas do misturador.

  • C.

    a temperatura do ligante varia de acordo com a penetração que se quer alcançar, não devendo ser inferior a 60ºC nem superior a 105ºC.

  • D.

    os agregados devem possuir temperatura de 10 a 15ºC abaixo da temperatura do ligante.

Os avanços nos estudos sobre pavimentos rígidos permitiram que se conhecesse melhor os efeitos produzidos pelas cargas sobre essa estrutura e serviram também para apontar novas técnicas de construção. Um dessas técnicas é a utilização de algumas ferragens para melhoria do desempenho desses pavimentos. Dentre essas ferragens, aquela que melhora o desempenho de pavimentos rígidos por ajudar as juntas transversais no combate aos efeitos da erosão da camada de suporte da placa de concreto é a

  • A.

    barra de transferência.

  • B.

    barra de ligação.

  • C.

    armadura de pele.

  • D.

    armadura de ancoragem.

  • A.

    o posicionamento das plataformas.

  • B.

    a elevada capacidade do sistema.

  • C.

    a alimentação por energia elétrica.

  • D.

    a segregação do sistema (via) em relação aos demais modos de transporte.

  • E.

    a elevada frequência e volume de tráfego.

Com relação ao ensaio de Califórnia Bearing Ratio (CBR), analise as afirmações abaixo:

I A pressão corrigida corresponde ao ajuste do ponto zero da curva a fim de corrigir os efeitos provenientes da irregularidade da superfície do corpo de prova;

II O material deve ser compactado em cinco camadas e cada camada deverá ser executada com 12 golpes de soquete no caso de materiais de subleito e 26 ou 56 golpes de soquete no caso de materiais de base e sub-base;

III Deve-se medir a expansão do solo ocorrida nos corpos de prova imersos em água por 48 horas, com medidas a cada 24 horas, com uma sobrecarga de 4,536 kg;

IV Corresponde ao maior valor da percentagem obtida na relação entre a pressão de penetração medida ou corrigida e a pressão de penetração padrão em um agregado graúdo.

Estão corretos os itens:

  • A.

    II, III e IV

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    I, II e III

  • E.

    I, II, III e IV

Os pavimentos rodoviários constituem estruturas construídas sobre a terraplenagem com o objetivo de resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos, melhorando as condições de rolamento, conforto e segurança dos condutores. Diante desse contexto, a seguir, são apresentadas uma série de afirmações sobre pavimentos rodoviários.

I As principais classes de pavimentos são: flexíveis (Ex.: TSS e CBUQ) e rígidos (Ex.: placas de concreto).

II A base é a camada destinada a resistir aos esforços verticais do tráfego veicular, distribuindoos as camadas inferiores, podendo ser complementada com a execução de uma sub-base.

III Para efeito de dimensionamento, assume-se que carga aplicada ao pavimento pelos pneus dos veículos tem superfície de contato elíptica e distribuição transversal parabólica assimétrica.

IV A carga de roda equivalente, usada no dimensionamento de pavimentos, consiste na carga sobre uma roda simples que produz o mesmo efeito de um conjunto de rodas a uma dada profundidade.

V As camadas de um pavimento típico compreende somente o revestimento, a sub-base e o sub-leito.

Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    I e IV.

As bases empregadas na construção da infraestrutura de um pavimento podem ser agrupadas em duas categorias. São elas: rígidas e flexíveis. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito dos tipos de bases rodoviárias:

  • A.

    A base de solo cimento consiste em uma base construída com agregados graúdos (ex.: brita), com vazios preenchidos por material granular mais fino.

  • B.

    A base de macadame hidráulico é uma camada composta por pedra britada e material de enchimento introduzido nos vazios, com auxílio de água.

  • C.

    A base de macadame betuminoso emprega o cimento portland como material aglutinante e de preenchimento de vazios.

  • D.

    O solo betume é um tipo de base estabilizado que emprega brita para a correção da granulométrica do solo, sem a adição de aglutinante.

  • E.

    A base de solo brita pode ser estabilizada de forma natural somente com a mistura granulométrica do solo, sem adição de material graúdo.

O dimensionamento de um pavimento consiste em determinar as camadas do pavimento com capacidade de resistir às cargas do tráfego urbano sem a ocorrência de rupturas, deformações e desgastes significantes. Diante desse contexto, assinale SOMENTE a alternativa que enumera somente as afirmações corretas a respeito do dimensionamento de rodovias.

I O método de índice de grupo efetua o dimensionamento de pavimentos com base na granulométrica do solo e em índices físicos (LL, IP), sendo recomendado para o dimensionamento de projetos de rodovias de grande intensidade de tráfego.

II O número N empregado no dimensionamento de pavimentos é determinado com base no período de vida útil do projeto, no volume diário médio de tráfego e em fatores de carga, de eixo e climáticos.

III O fator de carga é usado para transformar o volume de tráfego veicular no número de passagens de eixos equivalentes.

IV O método usado pelo DNIT para o dimensionamento de pavimentos flexíveis determina a espessura das camadas, considerando o índice de suporte do subleito rodoviário, o número N do tráfego projetado e o coeficiente de equivalência estrutural dos materiais empregados.

V O método PCA dimensiona pavimentos rígidos como função do consumo da resistência à fadiga de placas de concreto submetidas à ação repetida de carga de tráfego durante a vida útil do pavimento.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    I e IV.

A seguir são apresentadas afirmações a respeito do método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER (atual DNIT). Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta a respeito desse método de dimensionamento de pavimento.

  • A.

    Uma base de solo cimento com coeficiente de equivalência estrutural (k) igual a 1,5, indica que 10 cm dessa base tem comportamento estrutural similar a 15 cm de base composta por material granular (base padrão – k=1).

  • B.

    O dimensionamento do subleito rodoviário deve ter índice de suporte maior que 40 e CBR mínimo de 60, totalizando 100% de capacidade de suporte.

  • C.

    O número N é determinado somente como base no volume médio diário e os fatores de carga e eixo, sendo desnecessária a consideração de condições climáticas locais da obra rodoviária.

  • D.

    Hm e H20 compreendem, respectivamente, a espessura do pavimento acima da camada de base e a espessura total do pavimento, considerando um coeficiente de equivalência estrutural igual a 3.

  • E.

    O método do DNIT dispensa o uso de ábacos para o dimensionamento das camadas de pavimento, uma vez que usa combinações de inequações e coeficientes de equivalência estrutural para definir a espessura das camadas.

A seguir, são apresentadas afirmações a respeito da construção de pavimentos rodoviários. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.

I A camada de bloqueio é executada antes da camada de base, visando proteger essa camada contra a penetração de material fino oriundo da camada inferior, sendo indicada quando o subleito ou a sub-base é composto por solo arenoso com menos de 10 % de material retido na peneira nº 200 (0,074 mm).

II Em geral, a usinagem de materiais para a composição da base de solo estabilizado granulometricamente conduz à construção de uma camada mais homogênea, estável e resistente, quando comparada à execução da mistura de solo, agregados e aglutinantes diretamente sobre o leito rodoviário.

III O controle tecnológico usa ensaios de campo e laboratoriais (executados sobre amostras dos materiais e das camadas de pavimento) para avaliar o nível de conformidade entre as especificações técnicas previstas no projeto de pavimentação e as características físicas e de resistência dos materiais empregados e do pavimento executado.

IV A base de solo cimento compreende a mistura adequada de solo, cimento e água para composição de uma camada de pavimento, sendo que o solo deve ter menos de 20% de argila (no caso do uso de solos arenosos); o teor de cimento é expresso em volume ou peso, e a água não deve conter teores nocivos de sais a ácidos.

V A construção de bases de solo cal compreende a estabilização do solo pela adição de cal viva, a qual proporciona o efeito básico de aumento da plasticidade do solo.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    II, III e IV.

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