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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em uma via férrea, o sublastro tem como função:
impedir os deslocamentos dos dormentes nos sentidos longitudinal ou transversal;
distribuir, convenientemente sobre a plataforma, os esforços resultantes das cargas dos veículos;
formar um suporte até certo ponto elástico, atenuando as trepidações resultantes da passagem dos veículos;
suprimir as irregularidades da plataforma;
aumentar a capacidade de suporte da plataforma, permitindo elevar a taxa de trabalho no terreno.
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É frequentemente necessária a passagem de um veículo ferroviário de uma linha para outra. Para tanto, são empregados aparelhos de mudança de via. Dentre esses aparelhos, aqueles destinados a promover a transferência de veículos entre linhas diversas, paralelas entre si e perpendiculares ao eixo do aparelho, são chamados:
agulhas;
carretões;
giradores;
contra-agulhas;
trelas.
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I e V;
II e IV;
III e V;
IV e II;
V e I.
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sobra de 11,0m3 de material proveniente de corte;
falta de 12,0m3 de material para a realização de aterro;
sobra de 14,0m3 de material proveniente de corte;
falta de 17,0m3 de material para a realização de aterros;
sobra de 28,0m3 de material para a realização de aterro.
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A pavimentação de uma via requer uma estrutura em diversas camadas, de forma que as cargas dos veículos sejam adequadamente resistidas. Concreto asfáltico, areia-asfalto, macadame asfáltico e tratamento superficial são alternativas para a construção da camada denominada de:
revestimento;
leito;
sub-leito;
base;
sub-base.
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Os pavimentos das estradas podem ser classificados em flexíveis ou rígidos, de acordo com o tipo de revestimento empregado. Um exemplo de pavimento rígido é o que possui revestimento de:
pó-de-pedra;
argila;
asfalto;
brita mal graduada;
concreto.
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Durante os estudos para o dimensionamento de um pavimento rígido para o projeto de uma estrada, realizouse um ensaio in loco aplicando uma força de 2tf sobre uma placa circular de diâmetro 20cm. Se o recalque verificado foi de 0,40cm, o coeficiente de recalque do solo, em (tf/m2)/cm, vale:
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Sabendo-se que o raio R vale 80m, o desenvolvimento total D da curva, em metros, é de:
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Se a curva acima correspondesse ao trecho central de uma curva de transição, os pontos referentes ao início e fim da curva circular seriam denominados, no projeto geométrico, respectivamente de:
TC e CT;
SC e CS;
CS e SC;
TS e ST;
ST e TS.
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Para obter o licenciamento ambiental de uma obra é necessária a elaboração de diversos documentos, como por exemplo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). A principal diferença entre esses dois documentos é:
o EIA é realizado antes de se iniciar a obra, enquanto o RIMA é realizado desde o início de sua execução até o seu término;
o EIA é obrigatório em qualquer tipo de obra, enquanto o RIMA só é exigido para obras de pequeno porte e menor impacto ambiental;
o EIA compreende os impactos nas zonas rurais e industriais, enquanto o RIMA compreende os impactos nas zonas industriais;
o EIA é realizado pelo próprio empreendedor do projeto, enquanto o RIMA é elaborado pelas autoridades de fiscalização competentes;
o EIA é um estudo mais elaborado e complexo, enquanto o RIMA é mais conciso e destinado ao entendimento do público em geral.
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