Questões de Engenharia Civil do ano 2012

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Em uma via férrea, o sublastro tem como função:

  • A.

    impedir os deslocamentos dos dormentes nos sentidos longitudinal ou transversal;

  • B.

    distribuir, convenientemente sobre a plataforma, os esforços resultantes das cargas dos veículos;

  • C.

    formar um suporte até certo ponto elástico, atenuando as trepidações resultantes da passagem dos veículos;

  • D.

    suprimir as irregularidades da plataforma;

  • E.

    aumentar a capacidade de suporte da plataforma, permitindo elevar a taxa de trabalho no terreno.

É frequentemente necessária a passagem de um veículo ferroviário de uma linha para outra. Para tanto, são empregados aparelhos de mudança de via. Dentre esses aparelhos, aqueles destinados a promover a transferência de veículos entre linhas diversas, paralelas entre si e perpendiculares ao eixo do aparelho, são chamados:

  • A.

    agulhas;

  • B.

    carretões;

  • C.

    giradores;

  • D.

    contra-agulhas;

  • E.

    trelas.

  • A.

    sobra de 11,0m3 de material proveniente de corte;

  • B.

    falta de 12,0m3 de material para a realização de aterro;

  • C.

    sobra de 14,0m3 de material proveniente de corte;

  • D.

    falta de 17,0m3 de material para a realização de aterros;

  • E.

    sobra de 28,0m3 de material para a realização de aterro.

A pavimentação de uma via requer uma estrutura em diversas camadas, de forma que as cargas dos veículos sejam adequadamente resistidas. Concreto asfáltico, areia-asfalto, macadame asfáltico e tratamento superficial são alternativas para a construção da camada denominada de:

  • A.

    revestimento;

  • B.

    leito;

  • C.

    sub-leito;

  • D.

    base;

  • E.

    sub-base.

Os pavimentos das estradas podem ser classificados em flexíveis ou rígidos, de acordo com o tipo de revestimento empregado. Um exemplo de pavimento rígido é o que possui revestimento de:

  • A.

    pó-de-pedra;

  • B.

    argila;

  • C.

    asfalto;

  • D.

    brita mal graduada;

  • E.

    concreto.

Durante os estudos para o dimensionamento de um pavimento rígido para o projeto de uma estrada, realizouse um ensaio “in loco” aplicando uma força de 2tf sobre uma placa circular de diâmetro 20cm. Se o recalque verificado foi de 0,40cm, o coeficiente de recalque do solo, em (tf/m2)/cm, vale:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Sabendo-se que o raio R vale 80m, o desenvolvimento total D da curva, em metros, é de:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Se a curva acima correspondesse ao trecho central de uma curva de transição, os pontos referentes ao início e fim da curva circular seriam denominados, no projeto geométrico, respectivamente de:

  • A.

    TC e CT;

  • B.

    SC e CS;

  • C.

    CS e SC;

  • D.

    TS e ST;

  • E.

    ST e TS.

Para obter o licenciamento ambiental de uma obra é necessária a elaboração de diversos documentos, como por exemplo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). A principal diferença entre esses dois documentos é:

  • A.

    o EIA é realizado antes de se iniciar a obra, enquanto o RIMA é realizado desde o início de sua execução até o seu término;

  • B.

    o EIA é obrigatório em qualquer tipo de obra, enquanto o RIMA só é exigido para obras de pequeno porte e menor impacto ambiental;

  • C.

    o EIA compreende os impactos nas zonas rurais e industriais, enquanto o RIMA compreende os impactos nas zonas industriais;

  • D.

    o EIA é realizado pelo próprio empreendedor do projeto, enquanto o RIMA é elaborado pelas autoridades de fiscalização competentes;

  • E.

    o EIA é um estudo mais elaborado e complexo, enquanto o RIMA é mais conciso e destinado ao entendimento do público em geral.

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