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Pavimentos flexíveis podem empregar diversos tipos de revestimentos asfálticos. A seguir são apresentadas afirmações a respeito de várias categorias de revestimentos a base de material asfáltico. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.
I O CBUQ é um revestimento flexível resultante da mistura, a quente e em usina, de agregado mineral graduado, material de enchimento e material betuminoso, espalhado e comprimido à quente.
II O pavimento composto a partir de pré-misturado a frio é resultado da usinagem de agregados minerais, asfaltos diluídos (Ex.: CR-250 e CM-800) ou emulsões asfálticas (Ex.: RR ou RM), espalhado e comprimido a frio.
III Revestimentos à base de areia asfáltica podem ser usinados a frio ou à quente, sendo usado como elemento aglutinante o asfalto diluído ou emulsões asfálticas, no caso de mistura a frio, e CAP no caso da areia asfáltica usinada a quente.
IV Empregado para rejuvenescer o pavimento, o revestimento de lama asfáltica é composto por agregado miúdo e areia ou filier, tendo como aglutinante a emulsão asfáltica, não sendo necessária a adição de água.
V O revestimento à base de TST consiste na execução de três camadas de pinturas de asfalto e três camadas de agregado mineral, podendo ser executado por penetração direta ou invertida do material aglutinante.
Somente a II.
I, II, III e V.
I, II e III.
II e V.
III e IV.
O asfalto é largamente empregado na pavimentação rodoviária tendo em vista sua alta capacidade de promover a forte união dos agregados, promovendo impermeabilidade, durabilidade e resistência ao pavimento. Com base no exposto, assinale a alternativa correta a respeito de ligantes asfálticos.
CAP, ADP e EAP são exemplos de siglas empregadas para identificar categorias de ligantes asfálticos à base de petróleo.
O CAP 85-100 apresenta maior consistência que o CAP 30-45, sendo um ligante largamente empregado nas composições de pavimentos que empregam tratamentos superficiais.
Obtidos a partir da mistura adequada de asfalto e nafta, os asfaltos diluídos de petróleo, denominados RR e RL, são ligantes que apresentam ruptura rápida e lenta, respectivamente.
CR (cura rápida) e CM (cura média) são exemplos de emulsões asfálticas obtidas pela diluição do asfalto com solvente (gasolina ou nafta), o que permite aumentar a viscosidade do ligante, permitindo se uso à temperatura ambiente.
Enquanto o CAP é um tipo de ligante asfáltica usado para rejuvenescer pavimentos envelhecidos, a emulsão asfáltica LA consiste em uma categoria de um ligante empregada na construção de pavimento de concreto asfáltico.
Os pavimentos rígidos são estruturas compostas por revestimento rígido de placas de Concreto de Cimento Portland (CCP) superpostas às demais camadas de pavimentação. Diante desse contexto, são apresentadas as seguinte afirmações a respeito de pavimentos rígidos. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.
I O método PCA de dimensionamento de pavimentos rígidos considera a resistência a tração na flexão para o cálculo da espessura da placa de concreto.
II A seção transversal típica de um pavimento rígido é composta por: placa de concreto, sub-base e subleito.
III Nos pavimentos rígidos, as placas de concreto exercem conjuntamente as funções de revestimento e base, podendo ou não serem armadas com barras metálicas.
IV A construção de placas de concreto em pavimentos rígidos adota juntas longitudinais e transversais, unidas por barras metálicas de ligação e de transferência, de modo que o conjunto minimiza a fissuração do concreto e o controle da dilatação térmica das referidas placas.
V Produtos químicos como a resina não podem ser empregados para o processo de cura das placas de concreto em pavimentos rígidos, pois podem provocar a oxidação do concreto.
I e V.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
II, IV e V
III e IV.
Com o tempo e o uso, todo pavimento tende a se estragar, a se gastar, ou seja, apresentar defeitos. De acordo com o que segue, identifique os defeitos mais frequentes no revestimento e no subleito.
I Ruptura de borda; erosão lateral; deslizamento de encosta.
II Trincas; afundamentos; deformação plástica.
III Desgaste; desagregação; exsudação e trincas.
IV Deformação; buracos; desagregação e exudação.
V Queda de barreira; deformação plástica; trincas e exudação.
IV e II
III e IV
I e V
V e II
I e III
Para a execução de um aterro em um segmento de uma rodovia, os solos deverão ser preferencialmente utilizados atendendo a qualidade e a destinação prévia indicada no projeto. De acordo com as afirmações abaixo, assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.
I A camada final do aterro deverá ter espessura máxima de 0,70m, e os materiais indicados têm que possuir capacidade suporte ISC menor que 2% e expansão maior que 5%.
II Os materiais classificados como de 3ª categoria podem ser usados na execução dos aterros, pois não há necessidade de compactação das camadas lançadas.
III Na execução do corpo dos aterros não será permitido o uso de solos de baixa capacidade de suporte ISC, menor que 2% e expansão maior do que 4%.
IV Os solos para a execução dos aterros deverão ser isentos de matéria orgânica, micaceas e diatomáceas. Turfas e argilas orgânicas não devem ser empregadas.
V Em aterros com altura superior a 3,0m, para a execução das primeiras camadas, pode-se utilizar qualquer tipo de solos.
III e V
II e III
III e IV
I e IV
IV e V
Na execução da camada de base estabilizada granulometricamente sem mistura, há necessidade de seguir algumas recomendações técnicas. De acordo com o que segue, escolha as alternativas que você considera corretas.
I Quando o material for submetido aos ensaios, a fração que passa na peneira nº 40, deverá apresentar limite de liquidez inferior ou igual a 25% e índice de plasticidade inferior ou igual a 6%. Em caso contrario, o equivalente de areia deverá ser maior que 30%.
II Os materiais utilizados na camada de base podem ser os classificados de 1ª, 2ª e 3ª categoria, desde que sua compactação seja de 100% do proctor normal.
III Se o material possuir alto teor de plasticidade, sua correção deverá ser executada adicionando 10% de solos argilosos.
IV O Índice de Suporte de Califórnia (CBR), deverá ser superior a 60% e a expansão máxima será de 0,5%.
V O Índice de Suporte de Califórnia (CBR) poderá ser inferior a 60% desde que o índice de plasticidade seja igual ou menor que 20%.
IV e III
I e III
II e V
I e IV
III e IV
Em relação às atividades realizadas anteriormente ao início das obras, é correto afirmar:
A realização de um relatório de vistoria da vizinhança objetiva unicamente prover a empresa construtora de documentações comprobatórias da situação das edificações existentes, evitando responsabilizar-se por reclamações infundadas.
O levantamento topográfico é obrigatório somente em terrenos com declividade a fim de demarcar as cotas dos elementos de fundação.
O canteiro de obras deve ser iniciado no momento de início das atividades de construção e deverá ser constituído de sala para engenheiros e mestres, almoxarifado e áreas para estoque.
Na fase de ante projetos, é necessário a realização de levantamento topográfico a fim de desenvolver os projetos de acordo com a real situação do terreno.
Para o início da construção, é necessário que estejam disponíveis na obra apenas os projetos de terraplenagem, drenagem e de instalações externas (água, energia e esgoto) e o alvará de construção.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
No estudo de pavimentação, como é denominada a camada compreendida entre a superfície da plataforma de terraplenagem e a superfície paralela, situada no limite inferior da zona de influência das pressões aplicadas à superfície do pavimento?
Base
Binder
Revestimento
Subleito
Capa
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Nos projetos de pavimentação rodoviária, o lençol dágua subterrâneo deve estar rebaixado, em relação ao greide da terraplenagem acabada, pelo menos:
1,0 m.
1,5 m.
2,0 m.
2,5 m.
3,0 m.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de infraestrutura viária, terminais modais e multimodais e sistemas e métodos viários, julgue os itens seguintes.
As baias dos tipos linear e dente de serra, empregadas em terminais de ônibus, são menos seguras na operação do que as baias dos tipos ilha e em ângulo, com avanço da plataforma.
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