Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no projeto de instalações de esgoto, a simbologia de ventilação é representada APENAS em
4.
2.
3.
4 e 3.
3, 4 e 5.
Considerando os critérios estabelecidos em normas técnicas e sabendo-se que o projeto deve atender o menor custo, associado ao desempenho adequado, as medidas, em mm, de D1, D2, D6 e D7 no projeto de instalações de esgoto apresentado são, respectivamente,
100, 75, 75 e 75.
100, 50, 75 e 50.
100, 100, 50 e 50.
150, 150, 75 e 50.
150, 150, 75 e 75.
A respeito das instalações de esgoto, considere:
I. Para a correta execução das ligações entre os tubos e conexões, é necessário o uso de anéis de vedação de borracha, instalados dentro das bolsas que existem nas peças que compõem os ramais sanitários.
II. Além do uso dos anéis de borracha, deve-se sempre fazer uso de solução limpadora e cola de PVC entre todas as partes plásticas e conexões, evitando o contado da cola com os anéis de borracha.
III. Em instalações prediais, especialmente nas bases das colunas de esgoto, devem ser utilizadas conexões de ferro fundido, com adaptadores bolsa-rosca, fazendo a transição entre o ferro e o PVC.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
Sobre tratamento de água é correto afirmar:
A água de chuva costuma ser armazenada em locais enterrados e escuros, o que permite a geração de musgos e larvas de insetos; uma solução simples de combate a esses bióticos seria armazenar a água de chuva em reservatórios elevados, sob ação da luz solar.
É possível fazer uso de água de chuva em instalações hidráulicas de uma edificação; para tanto, deve-se tratar a água de chuva com elementos químicos ácidos, básicos e desinfectantes, gerando a chamada água de reuso.
No tratamento de esgotos e efluentes, com finalidade de geração de água potável, a floculação é uma etapa presente em todo tipo de tratamento de água, por se tratar da fase de tratamento químico mais eficaz no combate a todos os tipos de bióticos.
A reoxigenação, a flotação cinética, a filtragem sob pressão e a escarificação biótica são tratamentos químico-físicos de esgotos e efluentes que, se aplicados em determinada sequência, eliminam os vetores nocivos da água, tornando-a potável.
A água é chamada de reuso quando sua acidez gira em torno de Ph 4 e 10 e seu índice de Hunter está abaixo de 9 ppm; a água é chamada de potável quando seu Ph gira em torno de 5 a 9 e seu índice de Hunter está abaixo de 5 ppm.
Em um edifício foi instalado um sistema de recalque de água com duas bombas centrífugas em paralelo, com capacidade de 20 litros por segundo e 55 m de altura manométrica. A altura manométrica resultante, em metros, e a vazão da água a ser recalcada, em litros por segundo, serão, respectivamente,
55 e 40
65 e 20
75 e 40
110 e 20
110 e 40
Em um projeto de esgoto sanitário de um edifício foi prevista a construção de duas caixas de inspeção distante 20 m uma da outra. A declividade máxima entre as caixas para possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade é, em metros,
0,4
0,6
0,8
1,0
1,2
Para o dimensionamento de condutores de águas pluviais horizontais de seção circular com diâmetro de interno de 100 mm deve-se prever o escoamento com altura da lâmina dágua de, em milímetros,
50,0
60,0
66,7
75,0
85,4
Sobre a instalação dos aquecedores de acumulação nas instalações prediais de água quente é correto afirmar:
O ramal de alimentação de água fria deve ser executado de modo a não permitir o esvaziamento do aquecedor pelo dreno.
É permitido o uso de tubulação de respiro coletivo.
É permitido o uso de válvula de retenção no ramal de alimentação de água fria do aquecedor, quando o ramal de alimentação de água por gravidade não for protegido por respiro.
A tubulação de alimentação da água fria deve ser feita com material resistente à temperatura ambiente.
A saída da tubulação de água quente deve ser provida de tubulação de respiro.
Sobre o projeto de instalação predial de água fria é correto afirmar:
Barrilete é a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.
Alimentador predial é a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto.
Ramal é a tubulação derivada da coluna de distribuição destinada a alimentar os sub-ramais.
Ramal predial é a tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais.
Coluna de distribuição é a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial.
Sobre a instalação de sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio é correto afirmar:
O dispositivo de recalque, instalado na fachada principal da edificação, deve ter sua introdução voltada para a rua e para baixo em um ângulo de 45°.
O alcance do jato compacto produzido por qualquer sistema de hidrantes não deve ser inferior a 6 m, medido da saída do esguicho ao ponto de queda do jato.
Os pontos de tomada de água devem ser posicionados nas proximidades das portas externas ou acessos à área a ser protegida, a não mais de 8 metros.
A altura dos pontos de tomada de água não deve ser inferior a 2 metros do piso.
A tubulação de incêndio deve ser fixada nos elementos estruturais da edificação através de suportes metálicos rígidos e espaçados em no mínimo 6 metros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...